Falha na Coleta e Perda de Material para Exame de Catecolaminas - Múltiplos Erros e Necessidade de Nova Coleta

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Fortaleza - CE

06/01/2026 às 11:49

ID: 236779037

IRRESPONSABILIDADE TOTAL - No dia 11/11/25, foi ao laboratório acima mencionado para fazer diversos exames de sangue e de urina, dentre eles o de CATECOLAMINAS. Havia seguido todas as instruções para coleta do material, dentre elas: ficar dois dias sem tomar café, beber chá, comer chocolate ou beber refrigerante. Cheguei ao local do exame e fui encaminhado para uma sala, onde deveria permanecer por 30 minutos em completo repouso para a coleta do sangue. Todo o procedimento exigido foi feito e a coleta realizada, com previsão de entrega para 9/12/25. Entretanto, antes do dia marcado para receber o resultado dos demais exames, e fui informado que o material relativo à CATECOLAMINAS não havia sido colhido. Rechacei a informação e deixei bem claro que havia cumprido com todas as exigências para o exame, inclusive havia ficado 30 minutos em uma sala descansando como pedido. Deram-me mil desculpas e deixe registrado, no próprio laboratório, reclamação. Depois da reclamação registrada, recebi uma ligação no 4/12/25, às 7h22 min dizendo o seguine:" Bom dia. Somos do Emílio Ribas e estamos tentando contato." Como estava na academia, respondi que poderia ligar às nove horas. As nove e vinte e quatro do mesmo dia veio outra mensagem: "O nome da minha coordenadora é *****, ela entrará em contato com o senhor." E veio os dados do telefone da senhora *****. No mesmo dia, às 10h27 encaminhei para *****, o recibo de pagamento que fiz à médica que pedira o exame, e disse que havia data para eu retorna, do contrário eu teria que pagar nova consulta por erro do laboratório. A ***** enviou-me uma mensagem de voz dizendo que a ***** entraria em contato comigo para amenizar o meu problema e não ter prejuízo. Logo depois, às 11h07, a ***** voltou a mandar uma mensagem para mim, perguntando se eu já havia começado a realizar o preparo para novo exame. Disse que domingo, dia 7/12/25, estaria no laboratório para fazer o exame. No mesmo dia 4/12, a ***** enviou-me mensagem de voz, instruindo-me a pegar uma senha AC; quando atendido, pedisse para chamar a enfermeira *****, para me atender. No dia 7/12/25, fui ao laboratório, peguei a senha AC1, às 7h00min52 seg. Quando atendido disse à recepcionista que ***** estava me esperando; chamaram a senhora *****, que aparentemente não sabia detalhes do assunto, pois disse laconicamente que a ***** havia falado com ela e mandou eu aguardar que ia providenciar meu atendimento. Fui chamado no painel para colheita e outra pessoa veio me atender - ***** - que desconhecia totalmente assunto e também do tipo de exame, pois segundo ela era de outra unidade e nunca havei feito aquele tipo de coleta; acrescentando: "parece que na primeira vez o material coletado não foi suficiente. Entrei na sala de descanso às 7h16 e a coleta ocorreu às 7h48min.
No dia 16/12/25, ligaram para mim dizendo que a deveria ir ao laboratório coletar o material que estava pendente. Disse que já havia feito a coleta no dia 7 e a previsão de entrega era para 31/12/25.
Ontem, 05/01/26, às 7h47min48 seg, senha R7, fui buscar o resultado. Falei com um recepcionista que me informou está a coleta pendente. Disse que não e queria falar com a responsável, fui encaminhado para a senhora ***** - a mesma que eu fiz a primeira reclamação ainda no laboratório, antes de falar com a *****. Ela veio me dar explicações, de imediato rebati e disse que havia feito a coleta da maneira como fora instruído. Ela chamou a *****, que veio logo me perguntando: "o senhor veio fazer a coleta." Não, respondi. Eu já fiz e quero o resultado. E veio as explicações esfarrapadas.
Acredito que todo exame pedido por médicos sejam importantes e necessários para diagnosticar alguma doença e estabelecer o tratamento necessário. E o laboratório tem inteira responsabilidade pela tratamento a ser dado ao material coletado e enviado para análise. No meu caso, a falta de responsabilidade do laboratório, a negligencia é patente, pois como se perde material coleta de um paciente? Qual a segurança que uma pessoa que se utilizada dos serviços desse laboratório vai ter? Qual a certeza que se tem que o resultado do exame apresentado a um paciente e decorrente do próprio sangue dele? Errar uma vez pode acontecer, mas várias vezes com o mesmo paciente e no mesmo exame. Será que ele têm condições de fazer este tipo de exame ou estão colhendo o sangue e mandando se fazer o trabalho por terceiros? Digo isso porque a IRRESPONSABILIDADE DO LABORATÓRIO é grande. Esse mesmo exame feito no sangue, é feito pela urina - CATECOLAMINAS - FRAÇÕES (pla), e para tanto são necessários se entregar no laboratório dois baldes de urina em dias alternados. Passa-se um dia todo colhendo urina, anota-se a hora da primeira urina e da última no dia seguinte. Entrega-se o material no laboratório e inicia-se a coleta do segundo balde. Quando fui entregar o segundo balde, disseram que era o primeiro. Eu disse que não, no dia anterior já tinha entregue um balde com urina. Disseram que se confundiram e pediram desculpa. Será? Ou inventaram um resultado?

Compartilhe