Aguardo o direito de Saque do Fundo Empirica Lotus

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Florianópolis - SC

03/10/2024 às 16:35

ID: 198152947

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Prezados representantes da Rico, que já têm ciência do detalhamento abaixo, Sra Gabrila Lauer e Sr Guilherme que não identificou seu sobrenome e encaminhou mensagens privadas que assim que tiver novidades te informo. Contudo nada de resposta.


Desde o dia 08.09.23 venho trocando mensagens com a instituição Rico sobre o fechamento do fundo Empiricus LotusGs, e a minha solicitação de resgate do fundo que fiz por meio do assessor de conta,


Tomei as providencias necessárias e orientadas pelas instituições Rico/XP Investimentos e Banco BTG para poder fazer a adesão ao meu interesse de saque desse fundo.


Com muito atraso ambas as instituições informaram a situação de péssima gestão do fundo, levando a uma situação inédita, de ser impedido de sacar meus recursos e não ter a mínima clareza sobre a situação do fundo.


No questionamento que fiz via reclamação BACEN, Demanda*******, a Rico/XP informa que meu nome não estaria entre os que solicitaram o saque, o que não condiz com todo o desgaste e cansativo processo, em que me detive durante alguns dias para essa adesão.


São mensagens trocadas com a corretora, telas das etapas de adesão, a afirmativa de que estava finalizada a minha adesão ao saque, a humilhação de ser tratado como um perdido, ficar sem resposta já por parte do BTG, ligar para o BTG ouvir que só atendem correntista, e agora o desfecho aparente que eu possa sequer ter tido minha adesão como aceita e validada pelo BTG.


Entretanto tudo que observo foi devidamente documentado e inclusive já repassada nesse canal do Reclame AQUI e a Sra Gabriiela.


Portanto peço que a Rico, preste-se a analisar todos os documentos que levantei e mostro que busquei por meio de assessoria oferecida fazer a opção de saque e que consequentemente, e mediante as falhas de assessoramento até aqui demostradas, certifique de todas as inciativas que tomei para que a perspectiva de fazer valer minha solicitação de saque cumpra-se nas condições ao dia da minha adesão, em que o comunicado vigente até então era esse.

Conceder aos cotistas a faculdade de (i) cancelarem ou manterem os resgates já solicitados e não convertidos; ou (ii) SOLICITAREM O RESGATE DE COTAS, CASO NÃO SOLICITADO;


Fico a disposição, como já relatado anteriormente, para esclarecimentos que se façam necessários.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/10/2024 às 18:32

Prezado cotista, boa tarde.

Vendo os documentos anexados, entendemos tratar-se do fundo Empírica Lótus, da Empírica Investimentos, agora parte do grupo REAG Asset Management. O fundo encontra-se fechado desde 29/08/23.

Informações detalhadas sobre o pagamento dos resgates do fundo podem ser encontradas em nosso site todos os meses, nos Updates que publicamos, e este mês também em uma Carta do Gestor que aprofunda a situação dos ativos, performance e perspectivas - inclusive a informação solicitada, que é sobre a reabertura do fundo para saques.
Basta acessar https://******* aba FUNDOS > RENDA FIXA > COMUNICADOS DO GESTOR.

Os pedidos de resgate seguiram o rito-padrão da CVM, que incluiu a realização de uma assembleia de cotistas (AGC) em 20/09/23, convocada pelo Administrador do fundo, cuja deliberação é soberana e precisa ser acatada pela Gestora do fundo. Informações sobre todo esse processo, incluindo a manifestação de interesse em resgatar o capital e a forma de pagamento, estão pormenorizadas nos comunicados específicos disponíveis em FUNDOS > RENDA FIXA > EMPÍRICA LÓTUS (botão no canto superior direito Informações fechamento do fundo).

É responsabilidade da plataforma à qual o cliente está vinculado fazer chegar todas as comunicações aos investidores, desde a convocação da AGC, resultado das deliberações, relatório mensal do fundo, Updates mensais do pagamento dos resgates e carta do gestor. Caso não esteja recebendo, é preciso verificar com a plataforma o problema. Alternativamente, poderá acompanhar pelo nosso site.

Esperamos ter atendido sua demanda. Estamos empenhados em acelerar ao máximo a reabertura do fundo e o pagamento dos resgates solicitados.

Atenciosamente,
Equipe da Empírica/REAG Asset

Réplica do consumidor

03/10/2024 às 21:42

NÃO, NÃO, NÃhttps://******* nenhum momento a empresa dá uma resposta ao fato que fiz o pedido de resgates e essa não fez nenhuma menção de consulta a minha situação e se meu pedido está ativo e quando poderei ser ressarcido da confiança que depositei em instituições hoje perceptíveis como irresponsáveis e que apenas nos remetem a sites desatualizados. Que nitidamente escodem a atual situação de descapitalização mensal que geram prejuízos mensais, que se tornaram rotineiros e que ajudam somente a si , aos seus interesses, de o prejuízo rotineiro do fundo contribuir na sua inabilidades gerencial, onde os recursos de montante do fundo deveriam estar sobre sua guarda e com liquides dentro do acordado do contratado. Permitindo ter acesso ao que nos pertencem e ainda nos sujeitando a todo tramite de sequencias de repostas ao caso que apresento. Erram ainda na comunicação e nas oportunidades que exaustivamente tento quanto a fato que seguem sem dar solução ou clareza a todo transtorno, prejuízos e perdas de oportunidade que causada. RICO+BTG+REAG não merecem um tostão de seus investimentos e seguem se respostas a necessidade de horar o direito de saque acesso ao seu investimento dentro do que se contratou.

Consideração final do consumidor

09/10/2024 às 22:07

Péssima, copiam respostas ja padrão, não analisando sua situação. Sonegam a informação que o fundo esta sendo mês a mês posto em descapitalização. E impedem de obter sacar recursos que deveriam estar sobre sua guarda. BTG e RICO instituições a serem evitadas e devidamente auditadas.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0