Valor Integral debitado de saldo livre

Em réplica
Campo Grande - MS
02/01/2021 às 20:46
ID: 117513541
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesFiz uma compra no assaí atacadista no dia 02/01/******* no valor de R$ *******,88
onde eu possuía em meus saldos no caju os seguintes valores:
R$ *******,44 de alimentação;
R$ *******,25 de saldo livre;
Acho importante frisar que foi o meu primeiro mês de uso do cartão, onde a empresa que trabalho depositou nesse cartão R$ *******,00 em saldo livre e R$ *******,00 em alimentação, ao exceder o valor do saldo alimentação, me deparei com o valor integral depositado do meu saldo livre, os R$ *******,88 ( saldo esse que eu pagaria as custas do home office na pandemia ), e não debitou nada do alimentação, entro em contato com o suporte através do WhatsApp ******* onde me foi informado que a compra ao verificar que meu saldo era menor, não fraciona a diferença, ou seja cobra integralmente do meu saldo livre, ao questionar onde está essa informação me mandaram um artigo que foi atualizado a alguns minutos.
Alexandre O.
há 1 hora Atualizado
Seu Caju pode ser utilizado nos milhares de lugares que aceitam a bandeira Visa à vista, desde que você possua saldo suficiente na categoria associada à maquininha daquele estabelecimento (ou, ainda, em Saldo Livre, caso não haja saldo suficiente na categoria específica).
Reparem que a empresa não possui a informação clara em nenhum lugar do site e só obtive a informação através do suporte e foi atualizado um artigo sobre o caso e mesmo assim não foi objetiva a informação, segue a resposta do suporte:
Raphael, nossa FAQ é sempre atualizada pelo nosso time constantemente, Compreendo a situação, mas não haveria como remanejar a cobrança pois não ha um saldo em alimentação, e cobrança é realizada integralmente.
Possuo todas as informações que mencionei guardadas em meu computador, histórico da conversa onde peço sobre a informação que até agora eu não tenho e não existe, print do artigo recém atualizado, nota fiscal da compra, valores do app, entre outros.
A questão é, caso a cobrança seja dessa maneira, que o cartão tente cobrar em outro saldo caso o mesmo não seja o suficiente ( tem que ter em algum lugar sobre isso dizendo a respeito de forma clara e objetiva ).
O suporte poder transferir o saldo para minimizar qualquer prejuízo, ou a mais simples de todas, debitar a diferença da compra no saldo livre, pois era o que eu pensaria que iria ocorrer e não ocorreu, por falta de informação.
Agora estou sem conseguir arcar com minhas contas pois o meu dinheiro foi debitado de forma inconsequente, mal administrada, sem informação clara e objetiva como informa o código do consumidor:
O princípio da transparência consagra que o consumidor tem o direito de ser informado sobre todos os aspectos de serviço ou produto exposto ao consumo, traduzindo assim no princípio da informação. O nosso Código de Defesa do Consumidor prevê em seu artigo 6, III: Art. 6 da Lei no 8.*******, de 11 de setembro de *******.
Compartilhe
Resposta da empresa
07/01/2021 às 14:45
Olá Raphael, como vai?
Verificamos sua manifestação, e te retornamos pelos canais de atendimento, mas também gostaríamos de te posicionar por aqui.
Primeiramente, vou te contextualizar sobre os motivos para trabalharmos dessa forma: sem somar os saldos das categorias no momento da compra.
O Caju é um cartão de crédito pré-pago bandeira Visa, porém é essencialmente um cartão de benefícios.
Oferecemos as seguintes categorias (a serem habilitadas ou não pela empresa): Refeição, Alimentação, Mobilidade, Saúde, Educação e Cultura. O valor disponível em cada uma delas só pode ser utilizado em estabelecimentos que se encaixem nas respectivas categorias, caso contrário a compra não será aprovada.
Há ainda a categoria Saldo Livre, que não é um benefício, pois o valor pode ser utilizado em qualquer estabelecimento, ou ainda para pagamentos de boletos e saques nas redes 24 horas. As empresas habilitam essa categoria para pagamento de auxílios, bonificações, gift cards, e reembolsos, por exemplo.
Com isso, é como se você tivesse sete cartões em um único plástico, que funcionam exatamente como sete cartões distintos.
Como vantagem para as empresas que contratam nossos serviços, está a facilidade de fazer o pagamento de todos esses benefícios por uma única plataforma, no entanto precisamos oferecer segurança e respaldo jurídico também. Imagine que a empresa seja obrigada por lei a pagar um valor X em Alimentação para seu colaborador. Se ele conseguisse transacionar somando os saldos de uma ou mais categorias, especialmente com o Saldo Livre, poderia acabar usando esse valor em outros tipos de transações, o que poderia causar problemas para a empresa futuramente. Não queremos isso!
Pensando no constrangimento que passamos quando uma compra não é aprovada, nosso time técnico criou esse fallback: caso não haja saldo disponível na categoria referente ao estabelecimento, o sistema tenta automaticamente debitar do Saldo Livre. A compra será negada somente se não houver o valor total disponível em nenhum dos dois.
Na segunda-feira (04/01) entramos em contato com o seu RH para verificarmos se eles estavam cientes dessas informações, ou se realmente houve uma falha na nossa comunicação, e eles nos confirmaram que tudo isso foi passado a eles, e repassado aos colaboradores. Questionamos ainda se eles estariam de acordo em transferirmos o valor que você ainda tinha em Alimentação para o Saldo Livre, no entanto o valor já havia sido consumido, restando apenas R$2,55.
Para melhorarmos sua experiência daqui pra frente, e evitarmos que essa questão se repita, estamos trabalhando em inserir as informações mais pertinentes sobre usabilidade do Caju diretamente no aplicativo, para que não seja necessário sequer abrir a FAQ, e tudo isso fique explícito e bastante claro. Em breve estará tudo lá!
Espero ter esclarecido suas dúvidas, mas se tiver ficado alguma, é só nos responder por aqui mesmo ou entrar em contato por qualquer canal de atendimento: telefone, WhatsApp (**************) ou e-mail (*******).
Abraços,
Equipe Caju
Luciana F.
Réplica do consumidor
07/01/2021 às 17:48
Obrigado pela resposta, entendo perfeitamente sobre a movimentação do alimentação para outros fins, até esse ponto não tem nenhum problema, sim estava com o saldo já consumido pois obtive a negativa pelo suporte do caju em relação a solução do caso, em relação a minha empresa eles lançaram posteriormente um comunicado geral explicando detalhadamente como a caju opera nesses casos, a grande questão é que até o momento vocês não possuem essa informação que é importantíssima nem no site e nem no aplicativo, eu não fui o único colaborador a passar por esse problema, a questão é que o meu foi um valor maior que os demais, ficamos sabendo como funcionava em relação a isso na prática, não sei dizer em qual momento a informação não se propagou, mas ao meu ver por não terem a informação em destaque em nenhum dos meios de comunicação de forma clara e objetiva eu abri a reclamação aqui, e ainda sugeri uma melhoria como consumir o remanescente em saldo livre de qualquer operação, por se tratar de algo tão óbvio, foi o que pensei que aconteceria e digo mais ainda, se houvesse a informação eu nem abriria reclamação, pois seria erro meu, entende meu ponto? boa tarde e bom trabalho.