A Swap é uma empresa que atua no mercado financeiro, mas de uma forma diferente do tradicional. Em vez de oferecer serviços diretamente para o cliente final, você, a Swap ajuda outras empresas a criarem e oferecerem seus próprios serviços financeiros. Ela faz isso através de um modelo chamado BaaS.
O que é BaaS?
BaaS é a sigla para Banking as a Service, que pode ser traduzido como "Banco como Serviço". Em outras palavras, é a capacidade que empresas que não são bancos (como lojas, restaurantes ou empresas de tecnologia) têm de oferecer produtos e serviços financeiros aos seus clientes.
Veja um exemplo simples: o cartão de uma loja ou a possibilidade de recarregar o celular no supermercado. Isso é BaaS! Mas ele vai muito além disso. Com o BaaS, uma empresa pode, por exemplo:
- Oferecer contas digitais e cartões com a sua própria marca.
- Permitir pagamentos por Pix diretamente em seus sistemas.
- Ajudar uma transportadora a controlar todos os gastos com frete e combustível em um só lugar.
- Permitir que uma empresa de benefícios corporativos junte vale-alimentação, refeição e outros benefícios em um único cartão para os funcionários.
O objetivo do BaaS é aproximar as pessoas de soluções financeiras digitais de forma mais fácil e integrada ao dia a dia.
Como o BaaS funciona na prática?
Para que o BaaS seja possível, existem empresas como a Swap que são as "provedoras" desses serviços financeiros. Elas já têm toda a tecnologia e as autorizações necessárias para operar. Quando uma empresa quer oferecer um serviço financeiro, ela "se conecta" a essas provedoras. É como se a provedora emprestasse a sua "estrutura de banco" para a empresa cliente.
Essa conexão acontece por meio de tecnologias chamadas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), que são como "pontes" digitais que permitem a comunicação entre os sistemas das empresas.
E a Swap?
A Swap é uma empresa de BaaS, ou seja, ela é uma dessas provedoras especializadas. A grande diferença é que a Swap é focada em B2B, o que significa Business to Business (de empresa para empresa).
Isso quer dizer que a Swap é autorizada pelo Banco Central a fornecer a infraestrutura para que outras empresas, e não o consumidor final diretamente, possam oferecer serviços financeiros. Se uma empresa tem uma ideia de negócio que envolve pagamentos, cartões ou contas digitais, a Swap pode ser a parceira ideal, oferecendo toda a base tecnológica para que essa ideia se torne realidade. É uma forma de tornar negócios mais eficientes e, muitas vezes, mais rentáveis com a adição de serviços financeiros próprios.


RA1000