Cobrança de energia em casa vazia

Em réplica
Itajaí - SC
09/10/2022 às 16:11
ID: 151512037
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesMinha casa em Niterói, RJ está vazia e trancada com a energia desligada desde julho e fazem dois meses que a Enel de Niterói me cobra contas de energia absurdas de mais de duzentos reais, liguei lá e reclamei, e me falaram que está correto, pois a leitura é computadorizada pelo sistema. Que sistema é esse que mede o consumo de energia de uma casa fechada e vazia, que não tem nada para consumir. Falaram que iam fazer uma vistoria no local e vieram com esse papo, sendo que minha tia que mora ao lado, é uma Vila, disse que não apareceu ninguém.
Compartilhe
Resposta da empresa
11/10/2022 às 14:55
Boa tarde, Andréa!
Esperamos que esteja bem.
Verificamos e constatamos que as contas reclamadas se referem a 09/******* e 10/*******. Nestas faturas, constam que está havendo consumo no local. Quando não há consumo no local a leitura da unidade é feita pela ta mínima, ou seja, é cobrado somente o custo de disponibilidade da energia elétrica.
*******, que as faturas em questão tem períodos de leituras de 05/08/******* a 06/09/*******, se tratando da fatura 09/*******, e 06/09/******* a 06/10/*******, se tratando da fatura 10/*******. Sendo assim, dependendo do período que tenha deixado a unidade, os valores cobrados podem estar se referindo ao consumo ativo da energia.
Pois, como dito, se não tivesse sido contabilizado o consumo, seria cobrado nas faturas apenas a taxa de disponibilidade da energia elétrica.
Estaremos te mostrando um breve explicativo de como funciona a taxa mínima.
Também chamada de Custo de Disponibilidade, a taxa mínima de energia é o valor cobrado pela Enel, para disponibilizar a eletricidade.
Ela inclui, portanto, os custos de toda a infraestrutura elétrica para que chegue eletricidade a sua residencia, e mesmo que não haja nenhum consumo, você precisa pagar somente pelo fato de a energia estar disponível.
A - A Taxa Mínima apresenta valores diferentes para os três padrões de conexão:
Padrão Monofásico, o consumidor paga uma taxa mínima equivalente a 30 kWh (quilowatts-hora);
Padrão Bifásico, a taxa mínima é equivalente a 50 kWh;
Padrão Trifásico, a taxa mínima é equivalente a ******* kWh.
B - Vamos a um exemplo?
Suponhamos que a sua casa seja de padrão bifásico, a tarifa esteja custando R$ 0,79 /kWh e que você fique fora do imóvel durante o mês inteiro. A sua taxa mínima a ser paga será:
50 kWh (valor para o padrão bifásico) x R$ 0,79 = R$ 39,50.
C - Como calcular o custo de disponibilidade:
MONOFÁSICO: *******(valor do kWh com PIS e CONFINS) = valor da taxa mínima;
BIFÁSICO: *******(valor do kWh com PIS e CONFINS) = valor da taxa mínima;
TRIFÁSICO: (*******) X (valor do kWh com PIS, CONFINS e ICMS) = valor da taxa mínima com ICMS;
IMPORTANTE: Em todas as faixas de consumo são cobrados os tributos PIS e CONFINS. Por este motivo, no momento do cálculo, deve-se utilizar o valor do kw/h com a inclusão da percentagem de PIS e CONFINS.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Conte com a gente!
Caio Oliveira, ENEL RJ.
Réplica do consumidor
19/10/2022 às 17:27
Conforme respondi em chat privado, sei como funciona a tarifa mínima, pois minha casa está vazia há muitos anos, sendo usada esporadicamente quando vou ao Rio de Janeiro, porém, agora não tem mais nada nela pois pretendo alugar, por isso mesmo contestei o valor das contas, pois a casa esta vazia desde o dia 22/07/*******, sendo que as contas se referem ao consumo dos meses de agosto e setembro de *******. Não contestei a conta de Julho, pois sei que teve consumo até o dia 22. Participo ainda que marcaram por telefone para o dia 17/10/******* às 17h a visita ao local para fazer a aferição do medidor, o qual foi retirado para tal aferição e estou aguardando a resposta. Enfim, não teve consumo na casa no período que está sendo cobrado, pois ela se encontra FECHADA E SEM NENHUM ELETRODOMÉSTICO DESDE O DIA 22 de julho. Fico aguardando a verificação e o posicionamento da empresa, senão tomarei as medidas legais cabíveis.
Réplica da empresa
20/10/2022 às 14:42
Boa tarde, Andréa!
Esperamos que esteja bem.
Como informado em e-mails anteriores, durante a Aferição de Medidor, o mesmo será retirado para análise em laboratório, e após a conclusão da análise, um laudo técnico será encaminhado para seu e-mail cadastrado no contrato.
Com isso, as faturas em questão não deverão ser pagas atá a resposta final.
Como também informado nos e-mails anteriores, orientamos que aguarde até a resposta que será emitidas junto ao laudo técnico e encaminhado para seu e-mail.
Estaremos a sua disposição. Conte conosco!
Caio Oliveira, ENEL RJ.
Réplica do consumidor
16/11/2022 às 18:26
Até a presente data, ainda não resolveram meu problema nem me falaram do resultado da aferição do medidor que foi.retirado no dia 17/10/*******, além disso, já recebi outra conta no valor de R$ *******,92 que vence dia 21/11, totalizando 03 contas com valores absurdos para uma casa fechada.
Réplica da empresa
19/11/2022 às 15:09
Olá, Andréa. Boa tarde!
Esperamos que esteja bem.
Pedimos desculpas pela demora no retorno.
Andréa, houve algum contato da equipe técnica com a senhora por telefone? É necessário que nos informa se ocorreu algum contato ou se recebeu alguma comunicação por e-mail.
Verificamos a ordem de serviço da aferição, e constatamos um retorno alegando um problema de falha na comunicação com o concentrador, local aonde se concentram os chips das Unidades Consumidoras.
Porém, abrimos uma nova ordem de Afeirção de Medidor, nesta ordem deixamos registradas as informações prestadas na ordem anterior, e assim, provavelmente o prazo será mais curto para execução do serviço.
As orientações repassadas anteriormente na primeira ordem de serviço também são válidas para esta nova ordem.
Mas ressaltamos, não deverá estar realizando o pagamento das faturas,, e em caso de erros, as mesmas serão corrigidas.
Através de um e-mail privado, estarão descritas as informações sobre a nova ordem de serviço.
Pedimos desculpas pro qualquer transtorno. Estamos acompanhando seu caso até o desfecho, conte conosco!
Caio Oliveira, ENEL RJ.
Réplica da empresa
19/11/2022 às 15:34
Olá, Andréa. Boa tarde!
Corrigindo algumas informações. Não será ingressada uma nova ordem de aferição, devido o fornecimento na Unidade Consumidora estar suspenso. Sendo assim, o sistema automaticamente não permite o ingresso do serviço.
Porém, encaminhamos seu caso para a área interna de faturamento, aonde a análise será feita mais detalhadamente. Assim seu caso terá uma prioridade maior e será melhor analisado.
Pedimos encarecidamente que aguarde nosso retorno. A contestação junto a área interna de faturamento foi informada sobre a reclamação dos valores cobrados nas faturas 09/*******, 10/******* e 11/*******.
Sendo assim, no momento em que tivermos retorno sobre o caso estaremos encaminhando as informações para você!
Desde já agradecemos a compreensão. Conte conosco!
Caio Oliveira, ENEL RJ.
Réplica do consumidor
12/12/2022 às 14:57
Cansei de fazer réplicas, o problema não foi resolvido, quero vender a casa e colocar o medidor no nome do novo proprietário e nem medidor tem porque ainda não terminaram essa tal aferição que iniciou no dia 17 de outubro e até agora nenhum resultado! Levaram o medidor para a NASA? Enfim, se até sexta feira não tiver nada resolvido vou tomar as devidas providências cabíveis, pois estou tendo prejuízo financeiro maio, além dos valores absurdos cobrados nas contas indevidas. Cansei dessa falta de respeito. Já conversei com meu advogado, sexta feira é o prazo final pra mim.