ENEL NÃO RETIRA NOME NO SERASA APÓS PAGAMENTO DE ACORDO
Paguei dois acordos por meio do aplicativo do Serasa e a Enel continua me cobrando as duas contas pelo serasa, não reconhece o pagamento e, consequentemente, não retira meu nome do Serasa. Solicito que agilizem o reconhecimento do pagamento e retirem meu nome do Serasa.
Segue número dos acordos para resolução rápida, por favor:
1 acordo: 56.393.444
2 acordo: 57161760
Aguardo retorno.
Resposta da empresa
19/07/2024 às 12:34Olá, lamentamos que tenha tido essa experiência. Trabalhamos sempre para cuidar de nossos canais de atendimento que estão preparados para resolver seu pedido com a prioridade e atenção necessária. No momento não recebemos solicitações nesta plataforma. Acesse https://www.enel.com.br/pt.html , escolha o melhor canal e resolveremos sua solicitação.
Enel
Réplica do consumidor
20/07/2024 às 11:56Prezada Enel,
Não possuo mais login e senha para usar seus canais, já não tenho mais vínculo com vocês.
Acabei de ligar para o número de vocês (0800 28 00 120) e falei com a atendente que me forneceu o protocolo de número 435828133, mas antes dela, o robô me forneceu o protocolo *******.
Informei a atendente que o pagamento da conta de R$ 49,16 (protocolo serasa: 56.393.444) ocorreu em 26/05/2024 e a conta de R$ 228,48 (protocolo serasa: 57.161.760) foi paga em 14/06/2024.
A atendente me informou que leva 30 dias para o nome sair do Serasa, mas como a baixa no sistema enel ocorreu em 28/06, eu precisaria esperar até 28/07 para ser retirado do Serasa. A mesma me disse que caso não saísse, eu teria que procurar uma agência física para apresentar o pagamento.
Agora, vou pontuar os absurdos do atendimento:
1) A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar para você um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada. https://*******)
Quem está mentindo, o Serasa ou vocês?
2) A atendente me informou que eu deveria ir a uma loja física apresentar o pagamento. Eu não moro mais perto de uma loja física, não tenho como ir a uma loja física. A apresentação do comprovante de pagamento, se for necessário e legal já que o sistema consta que já deram baixa no débito em 28/06/2024 (conforme a atendente informou na ligação), não poderia ocorrer via e-mail ou de forma eletrônica já que estamos em 2024?
Ademais, vocês têm acesso ao acordo do serasa e podem verificar que houve o pagamento. Tanto houve que já deram baixa no sistema de vocês em 28/06/2024 como me informou a atendente.
Se deram baixa, é porque reconheceram que houve pagamento. Por que não retiram o meu nome dos dados do Serasa? Não faz o menor sentido!
Sinceramente, o atendimento de vocês apresentou somente empecilhos e zero soluções. Esta é a minha última tentativa de resolução deste problema. No mais, irei entrar com um processo.
Consideração final do consumidor
23/07/2024 às 10:07A enel não segue o que o código de defesa do consumidor. Cria regras próprias que somente a favorecem. Na hora de cobrar, são rápidos, na hora de fazer a parte deles, nada!
Terrível!