Cliente aguarda instalação de transformador há meses, com fornecimento de energia instável e risco para idosos e equipamentos essenciais.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Sinop - MT

21/07/2026 às 23:58

ID: 254517937

No ano passado arrendei a propriedade e, quando foram solicitar a religação da energia elétrica, descobri que o transformador que atendia a residência havia sido furtado. Na ocasião, procurei a Energisa e fui orientado a registrar um boletim de ocorrência informando o furto, o que foi feito conforme solicitado.
Após muitos meses de espera, a Energisa apresentou como solução provisória a ligação da minha unidade ao transformador do vizinho. Para isso, precisei instalar um novo padrão de entrada, e a energia foi ligada. Na época, essa solução atendia, pois havia poucos equipamentos em funcionamento na propriedade.
Entretanto, atualmente voltaram a residir na casa e o consumo aumentou significativamente, já que há várias pessoas morando no local. Desde então, a energia tem se mostrado insuficiente, ocorrendo constantes oscilações de tensão e desligamentos frequentes do disjuntor.
Quem residi na casa é um casal de idoso que necessita de equipamentos elétricos para seu bem-estar. Além disso, dependo de uma bomba d'água para o abastecimento do confinamento que existe na propriedade. As quedas e oscilações de energia têm causado grandes transtornos e colocado essas atividades essenciais em risco.
Conforme já foi conversado com uma engenheira elétrica, o principal problema é a distância entre o transformador e o nosso padrão de entrada, que hoje é de aproximadamente 120 metros. O transformador precisa ser reinstalado no local onde sempre esteve. Vale ressaltar que esse transformador foi adquirido de custeio próprio há muitos anos e posteriormente doado à Energisa.
No dia 07 de julho, foi protocolado o pedido para a instalação do transformador. Após a análise, a própria Energisa confirmou a necessidade da instalação do equipamento e informou que o serviço seria realizado no prazo de 5 dias.
Entretanto, no quinto dia, recebemos uma ligação informando que a equipe não havia localizado o endereço e que, por esse motivo, o pedido seria cancelado.
Essa justificativa causa estranheza, pois a unidade consumidora está devidamente cadastrada no CPF do titular da solicitação, sendo a mesma unidade onde o consumo de energia é faturado e cobrado mensalmente. Além disso, o imóvel está localizado em frente ao parque aquático CURUPY, um ponto de referência de fácil localização da cidade.
Desde então, permanecemos aguardando a instalação do transformador, apesar da urgência da situação e da própria confirmação, pela Energisa, da necessidade do equipamento.
Diante de toda essa situação, solicitamos, com a máxima urgência, a instalação de um transformador exclusivo para atender nossa unidade consumidora, em caráter de emergência, garantindo o fornecimento adequado e seguro de energia elétrica.

Compartilhe