Cobrança abusiva e recusa de cancelamento de contrato pela Concurseiro Zero1 após bloqueio de acesso

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Macaé - RJ

26/05/2026 às 15:35

ID: 249739651

Venho manifestar minha total indignação com as práticas abusivas da empresa Concurseiro Zero1. Solicitei o cancelamento do contrato e, inicialmente, a atendente me informou que haveria uma multa de 50% sobre o saldo devedor. Mesmo sabendo que o patamar de 50% viola o Código de Defesa do Consumidor (Art. 51, IV), eu aceitei formalmente o pagamento da multa para encerrar o vínculo.

Para minha surpresa, após eu aceitar, a empresa voltou atrás e alegou que 'não poderia mais efetuar o cancelamento porque o prazo de acesso de 12 meses havia expirado', exigindo que eu pague 100% das parcelas restantes sem direito a cancelamento.

Ocorre que o meu acesso não 'expirou pelo fim do curso': ele foi bloqueado pela própria empresa em razão de parcelas em atraso. Portanto, a empresa está incorrendo em flagrante contradição e má-fé contratual: consideram o contrato 'vigente' para continuar me cobrando parcelas atrasadas e vincendas, mas alegam que o contrato está 'extinto' para me impedir de rescindi-lo.

Ademais, cobrar o valor integral de um período em que o próprio curso bloqueou o meu acesso configura enriquecimento sem causa, vedado pelo Art. 884 do Código Civil. Se o serviço estava suspenso por iniciativa da empresa, não houve contraprestação que justifique a cobrança do valor cheio, muito menos a recusa do distrato.

Diante disso, exijo o imediato cancelamento do contrato e a emissão do distrato. Estou disposto a quitar os valores estritamente devidos até a data do bloqueio efetivo do meu acesso, com aplicação de multa rescisória justa e legal (máximo de 10% sobre as parcelas em aberto conforme jurisprudência do STJ), e não o valor integral de um curso que não pude e não posso acessar.

Compartilhe

Resposta da empresa

26/05/2026 às 16:50

Olá! Esperamos que esteja bem.

Recebemos sua manifestação e analisamos novamente o histórico completo do caso.

Identificamos que anteriormente foi apresentada uma proposta de acordo dentro da campanha de regularização disponibilizada pela empresa, com condições específicas e prazo determinado para adesão. Como não houve formalização dentro do período da campanha, as condições retornaram posteriormente ao formato regular do contrato.

Ainda assim, buscando uma solução conciliatória, realizamos uma nova análise do caso e reapresentamos recentemente uma nova proposta para regularização e quitação da situação.

Verificamos que o acordo foi formalizado e o pagamento correspondente já foi realizado, concluindo a tratativa entre as partes.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Equipe Concurseiro Zero1

Consideração final do consumidor

26/05/2026 às 16:52

Resolveu o problema após colocar minha reclamação aqui

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

9