Cobrança indevida de pedágio na praça de Sales Oliveira para motocicleta

Em réplica
Sertãozinho - SP
27/03/2026 às 15:19
ID: 244517777
CARTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO
À Concessionária Entrevias, responsável pela administração da praça de pedágio de Sales Oliveira,
Venho por meio desta manifestar minha profunda indignação e repúdio em relação ao valor cobrado no pedágio da praça de Sales Oliveira, ocorrido no dia 20 de março de 2026, durante minha passagem pelo local.
Sou usuário frequente das rodovias da região e utilizo diariamente a praça de pedágio de Sertãozinho, estando acostumado com a cobrança correta e transparente das tarifas. Entretanto, ao passar pela praça de pedágio de Sales Oliveira, onde o valor da tarifa para motocicletas é de R$ 7,10, fui surpreendido com uma cobrança indevida de R$ 21,40, realizada em meu cartão de débito por aproximação.
Tal situação é inadmissível, pois representa uma cobrança três vezes superior ao valor correto, causando transtorno, insegurança e desconfiança ao usuário que utiliza um meio de pagamento rápido justamente para facilitar o processo de passagem pelo pedágio.
Como cidadão e usuário constante das rodovias, solicito a verificação do sistema de cobrança eletrônica, para que erros como esse não voltem a acontecer com outros motociclistas e a revisão da cobrança realizada no dia 20 de março de 2026, o estorno da diferença cobrada indevidamente, bem como uma reparação por parte da concessionária pelos transtornos e prejuízos causados, garantindo o respeito e a transparência que todos os usuários das rodovias merecem.
Reforço que situações como essa prejudicam a confiança no sistema de cobrança e demonstram falhas no controle do processo, algo que não pode ocorrer em um serviço essencial utilizado diariamente por milhares de pessoas.
Aguardo um posicionamento e a solução do problema com a maior brevidade possível.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
27/03/2026 às 15:51
Prezado Senhor José Ricardo,
A ouvidoria da Concessionária lhe encaminhou um e-mail solicitando maiores informações para que possamos analisar o ocorrido.
Permanecemos no aguardo das informações.
Atenciosamente,
Réplica do consumidor
27/03/2026 às 18:10
os dados solicitados foram passadas via celular para funcionária Débora que atendeu o *****
Réplica da empresa
30/03/2026 às 09:01
Prezado Senhor José Ricardo,
Identificamos que o senhor também entrou em contato por meio de nossa Central de Atendimento (0800) no dia 27/03, ocasião em que os dados solicitados foram devidamente informados à atendente.
Esclarecemos que sua manifestação foi registrada sob o protocolo n ***** e já foi encaminhada ao setor responsável para a devida análise.
O prazo para retorno é de até 10 dias úteis. Pedimos, por gentileza, que aguarde nosso posicionamento.
Atenciosamente,