Cobrança indevida de energia elétrica com valor abusivo e falta de solução pela empresa

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

01/06/2026 às 16:36

ID: 250259841

RECLAMAÇÃO COBRANÇA INDEVIDA DE ENERGIA ELÉTRICA

Eu, *****, CPF n *****, residente na quadra ***** lote ***** chácara ***** em Pedregal Novo Gama/GO.

Venho por meio desta registrar reclamação em face da empresa Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A CNPJ 015430320001_04 pelos fatos a seguir expostos:

No dia 30 de abril, ao acessar o site da empresa para consultar minha fatura de energia elétrica (a qual normalmente recebo por e-mail), fui surpreendida com um valor extremamente elevado de R$ 821,12, totalmente fora da média do meu consumo habitual.

Destaco que resido apenas com minha filha, que permanece em casa somente aos finais de semana. Durante a semana, permaneço fora de casa das 5h30 até aproximadamente 18h30/19h30, o que torna incompatível o valor cobrado.
Diante da situação, entrei em contato diversas vezes com a empresa, solicitando esclarecimentos e a realização de uma nova leitura do medidor. Contudo, não obtive solução efetiva, nem o comparecimento de técnico para verificação.
Dessa forma, venho requerer:

A revisão imediata da fatura no valor de R$ 821,12;

A realização de vistoria técnica para nova leitura do medidor;

A correção da cobrança, caso seja constatado erro;

A suspensão de qualquer medida de negativação ou corte de energia, até a resolução do problema.

Ressalto que o valor cobrado é abusivo e incompatível com o consumo da residência, e com o meu Salário, e causando transtornos e preocupação.

Aguardo providências urgentes.
Atenciosamente,
*****
E-mail: *****
Telefone: *****

Compartilhe

Resposta da empresa

02/06/2026 às 08:21

Olá, Neildete!

Espero que esteja tudo bem com você.

Sou Samara e fui responsável por receber a sua manifestação registrada na plataforma Reclame Aqui.

Após o nosso contato e os esclarecimentos fornecidos, queria reforçar que estamos dedicados a tornar nosso trabalho cada vez mais transparente.

Em atenção à sua reclamação, informamos que a demanda foi devidamente analisada em duas instâncias pelo setor de faturamento, tendo ambas as avaliações concluído pelo mesmo entendimento técnico, conforme detalhado a seguir:

1 Instância Análise técnica do protocolo ***** realizada em 30/04/2026
Em resposta ao protocolo *****, informamos que foi realizada análise do histórico de consumo da unidade consumidora, sendo constatado que as leituras se encontram corretas, em ordem crescente e devidamente registradas com comprovação fotográfica em campo. Dessa forma, não foram identificadas inconsistências na medição ou no faturamento, permanecendo o consumo compatível com o perfil de utilização da unidade no período analisado.

2 Instância Análise técnica da reclamação ***** realizada em 12/05/2026
Em resposta à reclamação ***** referente à fatura 04/2026, informamos que o histórico de consumo e os dados cadastrais da unidade consumidora foram novamente analisados. Foi identificado que, embora tenha ocorrido aumento de consumo no período, todos os ciclos faturados foram efetivamente medidos com base na leitura realizada em campo, não tendo sido adotado faturamento por média.

O consumo atípico pode estar relacionado a fatores como: utilização de novos equipamentos elétricos ou uso pontual de aparelhos; aumento no número de pessoas na unidade consumidora; ou possíveis falhas em instalações internas, com fuga de corrente.

Nestes casos, orienta-se a realização de vistoria por profissional eletricista habilitado, a fim de identificar eventuais irregularidades internas.

Alternativamente, o titular pode solicitar a aferição do medidor de energia junto ao atendimento presencial, sendo emitido laudo técnico após análise do equipamento.

Dessa forma, verifica-se que ambas as instâncias mantiveram o mesmo entendimento técnico acerca do caso. Assim, em caso de não concordância com o parecer apresentado, o titular poderá solicitar, junto ao atendimento presencial, a aferição do medidor para nova análise técnica do equipamento.

Agradeço sinceramente pela oportunidade de acompanhar essa questão com você. Ficamos à disposição, buscando sempre melhoria na prestação dos nossos serviços.

Gostariadepedir, gentilmente, que considere avaliar o meu atendimento neste canal. Esta avaliação é sobre, especificamente, minha educação e transparência aodecorrerdesua manifestação. Essa avaliação é fundamental para nós e nos ajuda a garantir a qualidade do nosso serviço.

Para avaliar o meu atendimento siga os passos abaixo:
Na área do consumidor, clique em Minhas reclamações;
Selecione o meu atendimento;
Em seguida, clique em Responder/Avaliar

Ah! Seprecisar falar com a gente futuramente, conte com os nossos canaisdeatendimento:
Central Telefônicadeatendimento: 0800 062 0196
Assistente Virtual Clara pelo WhatsApp (62) 3243-2020
Agência WEB no site: https://go.equatorialenergia.com.br/
AgênciasdeAtendimento presencial.

Atenciosamente,
SamaraDamasceno

Réplica do consumidor

02/06/2026 às 18:04


"Não concordo com essa avaliação, pois os históricos mensais não apresentam valores absurdamente altos. Diante dessa situação, preciso de uma solução, pois não tenho condições de pagar uma conta de energia nesse valor. Peço ajuda e uma análise mais detalhada do meu caso, pois estou muito preocupada com essa cobrança."