Cobrança indevida de seguro residencial "Plano Casa Prática" pela Equatorial Goiás

Não respondida
Anápolis - GO
09/09/2026 às 13:50
ID: 258583563
Venho registrar reclamação contra a Equatorial Goiás em razão da inclusão de um seguro residencial "Plano Casa Prática" vinculado à minha unidade consumidora sem o meu consentimento expresso e devidamente esclarecido.
Durante um atendimento com a empresa, fui orientado pelo atendente a realizar determinados procedimentos/confirmar a contratação. Entretanto, em nenhum momento fui informado de forma clara e transparente de que estava contratando um seguro residencial e de que haveria uma cobrança adicional na minha fatura de energia.
Posteriormente, a Equatorial Goiás alegou que eu teria confirmado a cobrança. Discordo expressamente dessa afirmação, pois fui induzido pelo atendente a realizar o procedimento sem que me fosse informado de maneira clara que aquilo resultaria na contratação de um serviço pago.
O problema é que as cobranças foram efetivamente realizadas e eu já efetuei o pagamento das faturas, incluindo os valores referentes ao seguro que não reconheço como tendo contratado de forma válida.
Assim que identifiquei a situação, solicitei formalmente o cancelamento do seguro e o reembolso dos valores já pagos, porém meu pedido foi negado pela empresa.
Também solicitei a gravação e/ou transcrição integral do atendimento utilizado pela Equatorial para alegar que houve minha autorização para a contratação. Até o momento, esse material não foi disponibilizado.
Diante disso, considero indevida a manutenção da cobrança, uma vez que não houve uma manifestação de vontade livre, clara e devidamente informada acerca da contratação e do respectivo custo.
Solicito, portanto:
O cancelamento imediato e definitivo do seguro residencial;
O reembolso integral de todos os valores que já foram pagos referentes ao seguro;
A garantia de que nenhuma nova cobrança referente ao seguro será realizada;
O fornecimento da gravação integral e/ou transcrição do atendimento em que a empresa afirma existir minha autorização para a contratação;
Uma explicação formal sobre quando, como e em quais condições ocorreu a suposta contratação, incluindo o registro que comprovaria meu consentimento.
Reforço que não reconheço a contratação como realizada de forma válida e devidamente informada e, portanto, não concordo com a retenção dos valores que já foram pagos.
Espero que a Equatorial Goiás resolva a situação de forma definitiva, realizando o reembolso dos valores cobrados e pagos indevidamente, sem que seja necessária a adoção de outras medidas administrativas ou legais para solucionar o problema.