EQUILIBRIUM SOLUÇÕES: Cliente se sente enganada, prejudicada financeiramente e desamparada após serviço de renegociação de juros

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

02/05/2026 às 19:29

ID: 247542433

EQUILIBRIUM SOLUÇÕES ME SINTO ENGANADA, PREJUDICADA FINANCEIRAMENTE E TOTALMENTE DESAMPARADA

No dia 30/03/2026 contratei a empresa EQUILIBRIUM SOLUÇÕES, realizando pagamento de R$ 1.499,20, para uma suposta renegociação administrativa de juros abusivos junto à financeira CREDITAS, referente ao meu contrato de empréstimo com garantia de veículo.

A empresa vendeu o serviço como algo técnico, seguro, rápido e praticamente viável, afirmando possuir experiência e respaldo jurídico suficientes para conduzir a negociação. Em diversos momentos transmitiram a impressão de que a financeira teria pouca margem para recusar a solicitação diante do Código de Defesa do Consumidor.

Desde o início precisei implorar por informações. Nunca houve transparência espontânea. Cada atualização dependia de insistência da minha parte.

Após o pagamento, recebi apenas uma notificação extrajudicial supostamente enviada à CREDITAS. Depois descobri que parte do procedimento consistia apenas em reclamações junto ao BACEN e Consumidor.gov, canais totalmente gratuitos e acessíveis ao próprio consumidor, sem necessidade de pagar valores elevados para intermediação.

O episódio mais grave aconteceu em 08/04/2026.

Recebi mensagem informando que a CREDITAS teria identificado erro nos juros do meu contrato. A empresa chegou ao ponto de:

apresentar cálculos detalhados;

informar suposta restituição de R$ 12.700,13;

citar artigo 42 do CDC;

solicitar meus dados bancários para PROTOCOLO E RESTITUIÇÃO DOS VALORES;

e informar previsão de pagamento para o dia 23/04/2026.

Qualquer consumidor entenderia que:

o problema já havia sido reconhecido;

a devolução estava encaminhada;

e que faltavam apenas etapas burocráticas.

MAS NO MESMO DIA em que pediram meus dados bancários para suposta restituição, surgiu uma cobrança adicional absurda de R$ 4.574,19 referente a um suposto LAUDO TÉCNICO PERICIAL.

Foi aí que tudo deixou de fazer sentido.

Se o procedimento era ADMINISTRATIVO, por que surgiu uma perícia tão cara depois?

Se o caso já estava encaminhado, reconhecido e com previsão de pagamento, por que precisariam urgentemente de mais quase R$ 5 MIL?

Mesmo desconfiada, acabei pagando por emoção e desespero, acreditando na expectativa criada pela própria empresa de que aquilo seria a etapa final para liberação dos valores prometidos.

Meu marido precisou fazer empréstimo para conseguirmos pagar esse valor.

Depois descobri que:

NÃO EXISTIA acordo concluído;

a CREDITAS NEGOU a solicitação;

NÃO houve restituição;

e o caso estava longe de estar resolvido como foi transmitido.

Além disso, os documentos apresentados pela empresa são extremamente frágeis e questionáveis:

recibos simples;

assinaturas ilegíveis;

ausência de identificação clara dos responsáveis;

documentos sem validação adequada;

comprovantes genéricos;

transferências realizadas diretamente para conta da própria empresa.

Outro fato gravíssimo foi a orientação para interromper o pagamento das parcelas do veículo, o que colocou meu patrimônio em risco e gerou medo constante de busca e apreensão.

Posteriormente meu marido precisou assumir novo empréstimo para regularizar parcelas atrasadas, agravando ainda mais nossa situação financeira familiar.

Além do prejuízo financeiro, o desgaste emocional foi enorme:

informações contraditórias;

[Editado pelo Reclame Aqui] expectativas;

falta de transparência;

ausência de comprovação adequada;

comunicação confusa;

e atendimento extremamente desgastante.

A atendente Mariana teve postura totalmente incompatível com atendimento profissional. Solicitei formalmente para não ser mais atendida por ela e a empresa simplesmente ignorou meu pedido.

Hoje me sinto:

financeiramente prejudicada;

induzida ao erro;

emocionalmente abalada;

sem clareza sobre os serviços efetivamente prestados;

e sem comprovação adequada da destinação dos valores pagos.

Valor já pago:

R$ 1.499,20 inicialmente;

R$ 4.574,19 posteriormente; TOTAL: R$ 6.073,39.

Exijo:

prestação de contas detalhada;

comprovação formal da suposta perícia;

identificação completa dos responsáveis técnicos;

cópia integral de todos os procedimentos realizados;

esclarecimentos formais;

e ressarcimento dos valores pagos.

Caso não haja solução, tomarei todas as medidas cabíveis perante:

Procon;

Consumidor.gov;

órgãos fiscalizadores;

e Poder Judiciário.

Todo o histórico de mensagens, documentos, áudios, comprovantes e conversas encontra-se devidamente armazenado.

Compartilhe

Resposta da empresa

07/05/2026 às 10:55

Sra Renata,

Agradecemos por compartilhar sua manifestação conosco e compreendemos a sua insatisfação diante da situação relatada, motivo pelo qual apresentamos os devidos esclarecimentos a seguir.

O caso já foi encaminhado para análise interna pelos setores responsáveis, que realizarão a devida verificação das informações apresentadas.

A equipe permanece à disposição pelos canais oficiais de atendimento e a ouvidoria segue acompanhando o caso para a condução das tratativas cabíveis.

Atenciosamente,
Isabelly Carvalho
Equipe Equilibrium Soluções
(11) 99238-5268

Réplica do consumidor

07/05/2026 às 14:15

Registro publicamente que, diante da ausência de solução efetiva e da falta de resposta formal nesta plataforma, encaminhei nesta data NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL à empresa EQUILIBRIUM SOLUÇÕES por seus canais oficiais de atendimento, contendo detalhamento completo dos fatos, fundamentos da contestação e solicitação formal de resolução.

A empresa encontra-se oficialmente cientificada acerca da controvérsia e das medidas que poderão ser adotadas caso permaneça a ausência de solução adequada.

Ressalto que todas as tentativas de resolução amigável vêm sendo devidamente documentadas.

Consideração final do consumidor

22/06/2026 às 14:52

péssima experiência!!! a empresa engana os clientes que pagam por serviços não prestados. E ainda cobram valores exorbitantes para abrir uma reclamação junto a orgãos públicos gratuitos e de fácil acesso ao consumidor ex: Bacen . Apos receber valores a empresa some não responde , não envia mensagens, bloqueia clientes nas redes sociais e ainda apaga os comentários, péssima empresa, péssimo serviço, péssimo atendimento!!!!
CORRAM DESSA EMPRESA !!!!!!!!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0