EQUILIBRIUM SOLUÇÕES: Cliente se sente enganada, prejudicada financeiramente e desamparada após serviço de renegociação de juros

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
02/05/2026 às 19:29
ID: 247542433
EQUILIBRIUM SOLUÇÕES ME SINTO ENGANADA, PREJUDICADA FINANCEIRAMENTE E TOTALMENTE DESAMPARADA
No dia 30/03/2026 contratei a empresa EQUILIBRIUM SOLUÇÕES, realizando pagamento de R$ 1.499,20, para uma suposta renegociação administrativa de juros abusivos junto à financeira CREDITAS, referente ao meu contrato de empréstimo com garantia de veículo.
A empresa vendeu o serviço como algo técnico, seguro, rápido e praticamente viável, afirmando possuir experiência e respaldo jurídico suficientes para conduzir a negociação. Em diversos momentos transmitiram a impressão de que a financeira teria pouca margem para recusar a solicitação diante do Código de Defesa do Consumidor.
Desde o início precisei implorar por informações. Nunca houve transparência espontânea. Cada atualização dependia de insistência da minha parte.
Após o pagamento, recebi apenas uma notificação extrajudicial supostamente enviada à CREDITAS. Depois descobri que parte do procedimento consistia apenas em reclamações junto ao BACEN e Consumidor.gov, canais totalmente gratuitos e acessíveis ao próprio consumidor, sem necessidade de pagar valores elevados para intermediação.
O episódio mais grave aconteceu em 08/04/2026.
Recebi mensagem informando que a CREDITAS teria identificado erro nos juros do meu contrato. A empresa chegou ao ponto de:
apresentar cálculos detalhados;
informar suposta restituição de R$ 12.700,13;
citar artigo 42 do CDC;
solicitar meus dados bancários para PROTOCOLO E RESTITUIÇÃO DOS VALORES;
e informar previsão de pagamento para o dia 23/04/2026.
Qualquer consumidor entenderia que:
o problema já havia sido reconhecido;
a devolução estava encaminhada;
e que faltavam apenas etapas burocráticas.
MAS NO MESMO DIA em que pediram meus dados bancários para suposta restituição, surgiu uma cobrança adicional absurda de R$ 4.574,19 referente a um suposto LAUDO TÉCNICO PERICIAL.
Foi aí que tudo deixou de fazer sentido.
Se o procedimento era ADMINISTRATIVO, por que surgiu uma perícia tão cara depois?
Se o caso já estava encaminhado, reconhecido e com previsão de pagamento, por que precisariam urgentemente de mais quase R$ 5 MIL?
Mesmo desconfiada, acabei pagando por emoção e desespero, acreditando na expectativa criada pela própria empresa de que aquilo seria a etapa final para liberação dos valores prometidos.
Meu marido precisou fazer empréstimo para conseguirmos pagar esse valor.
Depois descobri que:
NÃO EXISTIA acordo concluído;
a CREDITAS NEGOU a solicitação;
NÃO houve restituição;
e o caso estava longe de estar resolvido como foi transmitido.
Além disso, os documentos apresentados pela empresa são extremamente frágeis e questionáveis:
recibos simples;
assinaturas ilegíveis;
ausência de identificação clara dos responsáveis;
documentos sem validação adequada;
comprovantes genéricos;
transferências realizadas diretamente para conta da própria empresa.
Outro fato gravíssimo foi a orientação para interromper o pagamento das parcelas do veículo, o que colocou meu patrimônio em risco e gerou medo constante de busca e apreensão.
Posteriormente meu marido precisou assumir novo empréstimo para regularizar parcelas atrasadas, agravando ainda mais nossa situação financeira familiar.
Além do prejuízo financeiro, o desgaste emocional foi enorme:
informações contraditórias;
[Editado pelo Reclame Aqui] expectativas;
falta de transparência;
ausência de comprovação adequada;
comunicação confusa;
e atendimento extremamente desgastante.
A atendente Mariana teve postura totalmente incompatível com atendimento profissional. Solicitei formalmente para não ser mais atendida por ela e a empresa simplesmente ignorou meu pedido.
Hoje me sinto:
financeiramente prejudicada;
induzida ao erro;
emocionalmente abalada;
sem clareza sobre os serviços efetivamente prestados;
e sem comprovação adequada da destinação dos valores pagos.
Valor já pago:
R$ 1.499,20 inicialmente;
R$ 4.574,19 posteriormente; TOTAL: R$ 6.073,39.
Exijo:
prestação de contas detalhada;
comprovação formal da suposta perícia;
identificação completa dos responsáveis técnicos;
cópia integral de todos os procedimentos realizados;
esclarecimentos formais;
e ressarcimento dos valores pagos.
Caso não haja solução, tomarei todas as medidas cabíveis perante:
Procon;
Consumidor.gov;
órgãos fiscalizadores;
e Poder Judiciário.
Todo o histórico de mensagens, documentos, áudios, comprovantes e conversas encontra-se devidamente armazenado.
Compartilhe
Resposta da empresa
07/05/2026 às 10:55
Sra Renata,
Agradecemos por compartilhar sua manifestação conosco e compreendemos a sua insatisfação diante da situação relatada, motivo pelo qual apresentamos os devidos esclarecimentos a seguir.
O caso já foi encaminhado para análise interna pelos setores responsáveis, que realizarão a devida verificação das informações apresentadas.
A equipe permanece à disposição pelos canais oficiais de atendimento e a ouvidoria segue acompanhando o caso para a condução das tratativas cabíveis.
Atenciosamente,
Isabelly Carvalho
Equipe Equilibrium Soluções
(11) 99238-5268
Réplica do consumidor
07/05/2026 às 14:15
Registro publicamente que, diante da ausência de solução efetiva e da falta de resposta formal nesta plataforma, encaminhei nesta data NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL à empresa EQUILIBRIUM SOLUÇÕES por seus canais oficiais de atendimento, contendo detalhamento completo dos fatos, fundamentos da contestação e solicitação formal de resolução.
A empresa encontra-se oficialmente cientificada acerca da controvérsia e das medidas que poderão ser adotadas caso permaneça a ausência de solução adequada.
Ressalto que todas as tentativas de resolução amigável vêm sendo devidamente documentadas.
Consideração final do consumidor
22/06/2026 às 14:52
péssima experiência!!! a empresa engana os clientes que pagam por serviços não prestados. E ainda cobram valores exorbitantes para abrir uma reclamação junto a orgãos públicos gratuitos e de fácil acesso ao consumidor ex: Bacen . Apos receber valores a empresa some não responde , não envia mensagens, bloqueia clientes nas redes sociais e ainda apaga os comentários, péssima empresa, péssimo serviço, péssimo atendimento!!!!
CORRAM DESSA EMPRESA !!!!!!!!
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0