Equipamento com potência muita fraca

Resolvido
Fortaleza - CE
18/06/2025 às 08:48
ID: 219951967
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesO equipamento da iglu especificamente a vitrine de 70 cm vem com um motor de 1/5 uma potência muito baixa para um equipamento que possui muito vidro e perde rendimento muito rápido na parte da serpentina onde congela é muito exposto e não possui um sistema de ventilação que possa dar mais eficiência no equipamento.
Equipamento muito bonito mais com algumas falhas que pelo preço poderia vir de fábrica.
A foto anexada é com um motor de um 1/4+ que dá um eficiência muito melhor e a falte de um sistema de ventilação interna acaba reduzindo a eficiência.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/06/2025 às 10:03
Olá, Robson. Espero que esteja tudo bem.
Nossos equipamentos são desenvolvidos buscando um bom balanceamento do sistema, isso implica em um produto bem equilibrado no que diz respeito à refrigeração.
Existe um equilíbrio entre compressor (motor), evaporador, sistema de expansão e carga de fluído refrigerante. O produto é desenvolvido em um sistema de laboratório e executado testes com condições mais severas (já que estamos localizados no nordeste).
Não faz sentido aplicar um compressor de 1/4+ em um evaporador que não tem a mesma capacidade frigorífica, o sistema não fica balanceado e pode comprometer a vida útil do compressor. Posso dizer que é um desperdício.
Como falei anteriormente, buscamos desenvolver um produto bem balanceado e isto também reflete no preço que o produto será ofertado para o mercado.
Agora vou falar sobre a falta de um sistema de ventilação. Pela foto que você anexou à reclamação, percebo que você adquiriu uma vitrine da linha luxo modelo confeitaria, com sistema de refrigeração estática e degelo manual.
Este tipo de vitrine não trabalha com sistema de ventilação. O posicionamento da serpentina aletada (evaporador) no ponto mais alto da vitrine faz com que toda a área de exposição fique em uma temperatura adequada, isto devido ao ar frios ser pesado e por gravidade irá descer e realizar a troca de calor.
Outro ponto que verifiquei é que seu equipamento já está no momento de realizar o degelo periódico. Quando o evaporador fica neste ponto com uma camada espessa de gelo, o equipamento perde eficiência, a temperatura vai subir e irá consumir mais energia. Sem contar que pode danificar o compressor.
Caso você busque uma vitrine com sistema de VENTILAÇÃO, eu indico procurar a nossa vitrine sendo modelo AR FORÇADO. Esta sim trabalha com sistema de refrigeração através de ventilação e conta com degelo automático.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas que você possa ter. Coloco o nosso setor de assistência técnica a sua disposição caso precise de mais alguma informação.
Agradeço pela sua dica de aplicar um compressor com maior capacidade frigorífica.
Consideração final do consumidor
18/06/2025 às 19:12
Toda a explicação é bem compreensível mas não deixar de ser um produto que fica a desejar.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
5
Consideração final da empresa
19/06/2025 às 10:47
Olá, Robson.
Entendo o seu posicionamento e tenha certeza que levaremos em consideração.
Já fabricamos mais de 25 mil vitrines que estão espalhadas por todo o Brasil. Vitrines estas que equipam padarias, confeitarias, cafeterias, lanchonetes, lojas de conveniências e outros negócios de alimentação.
A vitrine atende perfeitamente às necessidades dos negócios. Não sei se quando você recebeu sua vitrine ela precisava de algum ajuste técnico, pode acontecer, estamos falando de máquinas.
Contactei nosso setor de assistência ténica e não encontrei nenhum chamado técnico ou ordem de serviço aberta em seu nome para analisar o caso.
É uma pena você dizer que não voltaria a fazer negócios conosco, já participamos de milhares de negócios e formamos parcerias de longas datas.
Coloco nossa equipe a sua disposição caso precise de alguma ajuda e próximos projetos.