Persianas com defeito e falta de assistência: Construtora se nega a realizar manutenção após reinstalação, alegando perda da garantia

Não resolvido
Sorocaba - SP
04/09/2025 às 15:11
ID: 225397617
Comprei um apto da Construtora Planeta em Sorocaba/SP. As persianas foram instaladas por um empresa terceirizada, de nome Erg's Esquadrias de Alumínio, que apresentam constantemente problemas. As minhas ja foram consertadas 3 vezes em um ano. No ultimo chamado, foi feito uma reinstalação da persiana da sacada, para colocação do envidraçamento na sacada, acompanhado pelo técnico da empresa terceirada e um representante da Planeta.
Decorrido um tempo, novamente apresentou problema de travamento, e a Planeta me informou que não mais teria manutenção motivado pela reinstalação. Informei que sobre isso, foi feito uma ordem de serviço de n ***** na Planeta, porém face a alegação da ERGS, a Planeta, preferiu ficar com a versão desa.
Mover uma persiana para outro local, feita por um técnico autorizado da própria fornecedora, não cancela a garantia, pois a garantia do produto não é afetada por um serviço de mudança realizado por um profissional habilitado que pertence a fornecedora. A perda da garantia acontece se o mau uso ou o dano for causado por um fator que invalide a condição original do produto, mas a mudança de local, quando feita corretamente, não é considerada mau uso e, portanto, não deve ser um motivo para a perda do direito à garantia.
A garantia legal, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), é a obrigação do fornecedor de garantir a qualidade e o bom funcionamento do produto.
Assim fica o registro para outros clientes que tem o mesmo problema, visto que a empresa terceirizada, cria toda dipo de dificuldade para não realizar o conserto.
Estarei registrando uma reclamação no PROCON e após farei pela via judicial, visto que estou a quase 30 dias com a persiana travada, sem ventilação e iluminação no quarto, causando a minha familia muitos transtornos, que será reenvidicada como danos materiais e morais.
Ademais as persianas, apresentam problemas da falta de controle de parada quando
em contato com obstáculo ou restrição no deslizamento (ressecamento do trilho).
Em consulta com o técnico especializado, fui informado que na contratação deveria ter
este dispositivo, pois a falta acarreta o estouro das presilhas do cilindro giratório, além
de provocar acidente, pois fica rodando sem controle de parada, forçando com barulho estridente até quebra.
A fim de evitar outros desdobramentos, visto que a empresa
fornecedora é vista no condomínio como má prestadora de assistência técnica, pois
demora atender os chamados, e na maioria recusa a fazer o serviço chamada, dizendo ser genericamente mal uso, estamos providenciando junto ao Condominio a contratação de um advogado para questionar isto judicialmente.
Quanto ao reparo ja fiz por um técnico contratado mediante pagamento, que farei a solicitação de reembolso.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/09/2025 às 15:15
Prezado(a),
Comunicamos, para os devidos fins, que todas as solicitações relacionadas ao Edifício Vermont, localizado em Sorocaba/SP, são encaminhadas diretamente pela responsável construtora Planeta, cabendo a esta empresa atender apenas às demandas formalmente repassadas.
No tocante à unidade em referência, verificou-se que houve a remoção e posterior reinstalação do caixilho em local diverso daquele previsto no projeto original. Tal intervenção foi realizada de forma independente pelo proprietário/morador, não tendo contado com a participação ou anuência desta empresa, circunstância devidamente constatada durante a vistoria técnica realizada em junho/*******.
Esclarecemos que qualquer modificação dessa natureza, quando não executada por esta empresa e sem a ciência prévia, acarreta a automática perda da garantia originalmente concedida, nos termos das condições citadas em garantia, em especial:
b) por operação e manuseio inadequado, bem como substituição de peças e partes ou ajustes executados por terceiros não habilitados, não autorizados pelo fabricante das esquadrias.
Ressaltamos, ainda, que ao recebermos a solicitação da construtora acerca de eventual travamento da persiana, nosso técnico compareceu ao local e, diante da alteração indevida na posição do caixilho, informou de imediato sobre a impossibilidade de atendimento, uma vez que a mesma já não estava mais em garantia.
Nestes termos, permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Ergs Esquadrias de Alumínio LTDA
Réplica do consumidor
04/09/2025 às 16:24
Foi solicitado junto a Construtora Planeta, dando ciência à V.Sas., que o problema não trata-se de mudança de local, refere-se a falta de dispositivo/sensor de desligue automático quando há obstáculo ou alguma dificuldade na descida, que somente é possível parar com o rompimento e quebra das presilhas. Assim todas as persianas do Edificio tem este vício defeituoso e iremos tratar em assembléia para requerer pela via judicial a devida reparação. Quanto a mudança de local foi acompanhado pelo seu técnico tenho como testemunha o funcionário da Planeta de nome Vitor, sendo que o argumento de Vossa Senhora é apenas uma desculpa para não fazer o reparo, sendo essa conduta tí[Editado pelo Reclame Aqui] com constante reclamações dos condôminos.
Consideração final do consumidor
04/09/2025 às 16:25
Empresa sempre tem uma desculpa para não fazer o reparo.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0