Paguei mais de R$ 21 mil por [Editado pelo Reclame Aqui] anual e após 40 dias disseram que eu já tinha recebido 80% da entrega

Em réplica
Campo Largo - PR
10/03/2026 às 08:58
ID: 242814621
Título:
Paguei mais de R$ 21 mil por [Editado pelo Reclame Aqui] anual e após 40 dias disseram que eu já tinha recebido 80% da entrega
Descrição da reclamação:
Contratei duas [Editado pelo Reclame Aqui] com ***** / Escola de Educadores Digitais.
[Editado pelo Reclame Aqui] Master março/2025
Valor aproximado: R$ 6.000.
Até hoje não recebi nota fiscal dessa [Editado pelo Reclame Aqui].
Durante essa primeira experiência já houve um episódio bastante desagradável em conversa particular no WhatsApp, com comentários pessoais e mistura de questões religiosas em um contexto profissional. Posteriormente houve pedido de desculpas alegando que havia ocorrido um mal-entendido.
Meses depois fui convencida a contratar uma segunda [Editado pelo Reclame Aqui] muito mais cara, apresentada como uma evolução da anterior.
[Editado pelo Reclame Aqui] Black Anual setembro/2025
Valor total pago: aproximadamente R$ 21.600 (12 parcelas de cerca de R$ 1.800).
No entanto, no contrato o valor mencionado era de aproximadamente R$ 18.000, enquanto o link de pagamento enviado pela própria empresa gerou cobrança parcelada que totalizou cerca de R$ 21.600, diferença que não foi claramente explicada no momento da contratação.
Essa [Editado pelo Reclame Aqui] foi vendida como:
- acompanhamento individual e personalizado
- encontros ilimitados
- facilidade para agendamento
- suporte constante
- estruturação completa do negócio
- acompanhamento ao longo de 12 meses
Na prática, a experiência foi muito diferente do prometido.
Embora apresentada como [Editado pelo Reclame Aqui] individual, agendar as sessões era extremamente difícil, mesmo tendo sido afirmado que isso não seria um problema. O acompanhamento prometido não ocorreu da forma anunciada, a plataforma estava incompleta e o cronograma nunca foi entregue de forma clara.
Após cerca de 40 dias de participação, solicitei cancelamento em 10/11/2025 por insatisfação com a entrega.
A resposta que recebi foi que não realizavam cancelamento e que a situação seria encaminhada imediatamente para o setor jurídico, afirmando que a partir daquele momento o assunto não seria mais tratado diretamente por ela.
Essa postura foi muito diferente da forma extremamente atenciosa que havia sido apresentada antes da contratação.
Além disso, fui informada que eu já teria recebido cerca de 80% da [Editado pelo Reclame Aqui], mesmo sendo um programa anunciado e vendido como acompanhamento de 12 meses com encontros ilimitados e estruturação do negócio.
Essa afirmação é difícil de compreender considerando que participei por cerca de 40 dias de um programa previsto para aproximadamente 365 dias, ou seja, pouco mais de 10% do período total da [Editado pelo Reclame Aqui].
Mesmo assim, a empresa ofereceu devolver apenas R$ 4.500, o que representa aproximadamente 20% do valor pago, mantendo cerca de 80% do valor, mesmo após um período muito curto de participação.
Outro ponto preocupante é que não houve emissão de nota fiscal das [Editado pelo Reclame Aqui] contratadas, apesar dos valores pagos.
Toda essa situação me gerou grande frustração e impacto financeiro, pois não possuo renda fixa e fiquei com uma dívida significativa no cartão de crédito referente a um serviço que não correspondeu ao que foi prometido.
Também me senti desrespeitada na forma como a situação foi conduzida após o pedido de cancelamento.
Como não consegui resolver diretamente com a empresa, precisei buscar solução no Juizado Especial Cível.
No andamento do processo judicial houve tentativa oficial de localização da empresa no endereço informado, porém o local não foi encontrado. Posteriormente solicitei educadamente à equipe o endereço atualizado da empresa e recebi novamente o mesmo endereço já informado anteriormente.
Deixo aqui meu relato para que outras pessoas pesquisem com bastante cuidado antes de contratar [Editado pelo Reclame Aqui] de alto valor e entendam claramente como funciona o acesso real ao acompanhamento prometido, além de verificarem a formalização da prestação de serviço e a emissão de nota fiscal.
Diante da ausência de solução após o pedido de cancelamento da [Editado pelo Reclame Aqui], foi necessário ingressar com processo judicial, e atualmente a questão está sendo analisada pela Justiça.
O que eu quero:
restituição integral de R$ 21.626,40
emissão das notas fiscais das duas [Editado pelo Reclame Aqui] contratadas
Os serviços mencionados são divulgados e comercializados principalmente por meio do perfil de Instagram utilizado pela mentora: @mentoragabelima
Faço essa referência apenas para que outros consumidores consigam identificar corretamente o perfil responsável pela divulgação das [Editado pelo Reclame Aqui] mencionadas nesta reclamação.
Contrato de prestação de serviço firmado através da empresa ESCOLA DE EDUCADORES DIGITAIS LTDA, CNPJ *****, com sede na *****.
Compartilhe
Resposta da empresa
30/04/2026 às 15:36
Prezada Michelle, tudo bem?
Lamentamos que a sua experiência não tenha atendido às expectativas e agradecemos por compartilhar o seu relato.
Gostaríamos de esclarecer que esta foi a sua segunda contratação junto à empresa, sendo que na primeira mentoria houve continuidade do relacionamento e suporte prestado, inclusive após suas intercorrências pessoais relatadas à época.
Na segunda contratação (Mentoria Black), todas as condições foram apresentadas de forma clara no momento da compra, incluindo a política de cancelamento, a qual foi expressamente aceita. Conforme previsto contratualmente:
Cláusula 9.5: O contrato poderá ser rescindido por iniciativa do CONTRATANTE, mediante solicitação por escrito, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, sem direito à devolução de valores já pagos.
Cláusula 9.6: O contrato poderá ser rescindido por iniciativa do CONTRATADO, mediante notificação por escrito, em caso de conduta inadequada ou desrespeitosa do CONTRATANTE durante a mentoria, também sem direito à devolução de valores já pagos.
A mentoria contratada possui caráter híbrido, envolvendo acesso à plataforma, conteúdos estruturados e direcionamentos estratégicos desde o início, não se limitando exclusivamente à quantidade de encontros realizados.
Com relação aos valores, o parcelamento pode gerar diferença no montante final em razão de encargos da operadora do cartão, condição vinculada ao meio de pagamento escolhido pelo comprador no momento da contratação, com toda explicação e transparência da empresa parceira contratada para financiar sua compra, com as informações de adicional de juros no parcelamento anual no momento da contratação.
Sobre a emissão de nota fiscal, informamos que a resposta foi encaminhada junto ao setor jurídico responsável.
Quanto ao pedido de cancelamento, conforme previsto em contrato, não há política de reembolso após o início da execução do serviço. Ainda assim, foi apresentada à época uma proposta conciliatória com devolução parcial de valores, sem obrigatoriedade contratual, como tentativa de resolução amigável.
Por fim, considerando que a questão já se encontra em análise judicial, eventuais tratativas adicionais serão conduzidas no âmbito do processo, garantindo a devida apuração dos fatos por ambas as partes.
Seguimos à disposição para esclarecimentos formais.
Atenciosamente,
Escola de Educadores Digitais
Réplica do consumidor
30/04/2026 às 18:08
Agradeço a resposta.
No entanto, é importante esclarecer que a questão não se resume à existência de cláusulas contratuais, mas à efetiva prestação do serviço conforme ofertado.
A mentoria foi vendida como um acompanhamento anual, com suporte contínuo, encontros e desenvolvimento ao longo de 12 meses. Em aproximadamente 40 dias, a entrega não correspondeu ao que foi prometido, o que motivou o pedido de cancelamento.
Chama atenção a própria alegação de que cerca de 80% da mentoria teria sido entregue nesse curto período. Essa afirmação, por si só, evidencia a inconsistência da prestação do serviço em relação ao que foi vendido.
A retenção da maior parte do valor pago, diante desse cenário, não se mostra razoável nem proporcional.
A proposta de devolução de aproximadamente 20% do valor reforça que não houve entrega compatível com o contrato anual firmado.
Quanto à alegação de cláusulas contratuais, ressalto que, em relações de consumo, cláusulas que coloquem o consumidor em desvantagem ou que impeçam a restituição em caso de falha na prestação do serviço podem ser consideradas abusivas.
Por fim, considerando que a questão já está sendo analisada judicialmente, todos os elementos ,inclusive provas documentais e comunicações que serão apresentados no processo, onde os fatos serão devidamente apurados.
Mantenho o pedido de restituição integral dos valores pagos.
Réplica da empresa
17/06/2026 às 16:02
Prezada Michelle,
Agradecemos seu retorno.
Respeitamos seu posicionamento e compreendemos sua insatisfação em relação à experiência vivenciada.
Entretanto, reiteramos que a mentoria contratada foi disponibilizada conforme os termos pactuados, incluindo acesso à plataforma, materiais, direcionamentos estratégicos, suporte e acompanhamento previstos para o programa contratado. A metodologia não se limita à realização de encontros individuais, mas contempla um conjunto de recursos, estrutura, planejamento e suporte disponibilizados desde o início da execução do serviço.
Com relação à sua interpretação sobre a proporcionalidade da entrega, esclarecemos que a avaliação realizada à época considerou não apenas o período decorrido, mas também os recursos, acessos, direcionamentos, estrutura disponibilizada e etapas estratégicas disponibilizadas desde o ingresso no programa.
Também reiteramos que, mesmo não havendo previsão contratual para restituição dos valores já pagos após o início da execução dos serviços, a empresa apresentou proposta conciliatória visando uma composição amigável da situação, demonstrando sua disposição em buscar uma solução extrajudicial - Em te devolver na integralidade as fases ainda não entregues - e isso de forma amigável pois no contrato assinado por ambas partes, não prevê devolucção por desistência do aluno.
Quanto à emissão das notas fiscais, a questão já foi encaminhada para análise e tratamento pelos responsáveis competentes, juntamente com os demais pontos discutidos no âmbito do processo.
Considerando que a matéria se encontra atualmente submetida à apreciação do Poder Judiciário, entendemos que o ambiente processual é o local adequado para análise detalhada dos documentos, contratos, registros de atendimento, comunicações e demais elementos relacionados ao caso.
Por respeito ao devido processo legal e às partes envolvidas, eventuais esclarecimentos adicionais serão apresentados nos autos do processo, onde os fatos serão devidamente examinados.
Permanecemos à disposição para as comunicações formais cabíveis.
Atenciosamente,
Escola de Educadores Digitais