Negativa da ENS em permitir pagamento de disciplina pendente e exigência de refazer curso completo.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Abreu e Lima - PE

20/01/2026 às 15:24

ID: 238265905

Fiz o curso em 2016 em capitalização, matrícula: ***** para corretor de seguros.
Onde passei em todas as cadeiras por média, fique com média 6,0 apenas na cadeira:
TEORIA GERAL DO SEGURO (TGS_3) COM 6,0. Por motivos financeiros não conseguir refazer a prova na época. Entrei com requerimento para pagar a a cadeira e dar continuidade ao curso . E hoje a ENS negou
me induzindo a refazer todas as provas novamente. Isso não existe uma vez que passei em todas as demais cadeiras do curso, Quero meu direito de pagar a única cadeira que fiquei no curso.

Compartilhe

Resposta da empresa

21/01/2026 às 17:24

Prezada Maria da Conceição,

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecimento.

Após análise do seu histórico acadêmico e das normas institucionais vigentes à época da sua matrícula no curso de Habilitação de Corretores de Seguros Fase Capitalização, realizada no ano de 2016, prestamos os seguintes esclarecimentos:

De acordo com o sistema de créditos adotado para os cursos de habilitação de Corretores de Seguros, os alunos matriculados em 2016 dispunham do prazo de 3 (três) anos, contados a partir da matrícula inicial, para a conclusão de eventuais disciplinas pendentes. Assim, o prazo máximo para regularização de créditos referentes à sua matrícula encerrou-se em 2019.

Conforme previsto nas normas institucionais, após o término desse prazo, os créditos não concluídos são automaticamente perdidos, não sendo possível a quitação isolada da disciplina pendente ou a realização de prova fora do período regulamentar.

Dessa forma, o indeferimento do seu pedido não decorre de indução ao erro, mas do cumprimento das regras acadêmicas vigentes, aplicáveis a todos os alunos matriculados no mesmo período, garantindo isonomia e segurança institucional.

Ressaltamos que, ultrapassado o prazo regulamentar para conclusão dos créditos, a única alternativa disponível é a realização de nova matrícula, com cumprimento integral das exigências acadêmicas previstas na grade curricular atualmente vigente.

Continuamos à disposição e caso haja qualquer outra dúvida entre em contato no 0800 025 3322 ou [email protected].

Atenciosamente,
Ouvidoria ENS
[email protected]