Escola recusa pagamento parcial e unifica débitos, incluindo valor não vencido

Não respondida
Santo André - SP
25/03/2026 às 15:07
ID: 244306379
Sou responsável financeira pela aluna Nicole e possuo duas mensalidades em atraso. Busquei contato com a escola para regularizar parte do débito, demonstrando minha intenção de pagar uma mensalidade no momento, porém a instituição recusou o recebimento parcial, condicionando o pagamento à quitação integral dos valores.
Além disso, foi realizada a unificação dos débitos, incluindo inclusive mensalidade ainda não vencida (referente ao mês de abril), o que caracteriza cobrança antecipada e dificulta ainda mais a regularização da situação.
Ressalto que em nenhum momento me recusei a pagar, pelo contrário, estou tentando reduzir o débito existente conforme minha possibilidade financeira atual. No entanto, a escola se recusa a receber o pagamento parcial e impõe barreiras para o adimplemento da obrigação.
Entendo que tais práticas podem configurar conduta abusiva, uma vez que condicionam o pagamento à quitação integral e incluem valores ainda não vencidos na cobrança.