Insatisfação com curso de nail designer: solicitação de reembolso devido a mau atendimento e falha na prestação do serviço

Em réplica
Itapecerica da Serra - SP
19/04/2026 às 14:15
ID: 246446289
*Assunto: Solicitação de reembolso e esclarecimentos sobre curso realizado em 18/04/2026.
Prezada equipe do Espaço Vick,
Me chamo *****, participei do curso de nail designer no dia 18/04/2026 e venho registrar formalmente minha insatisfação com a experiência.
Antes da inscrição, conversei com a vendedora Taís e fui transparente: expliquei que estava insegura, com receio de não conseguir aprender em apenas um dia, bem como a técnica de remoção. Ela me assegurou que seria uma imersão e que eu aprenderia sim, por isso efetuei a compra. Optei pelo curso sem kit, pois já possuía todos os materiais.
No dia, o curso efetivamente iniciou por volta das 14h30h. A assistente designada para me auxiliar demonstrou má vontade desde o início. Os materiais fornecidos para abertura da fibra estavam inadequados: a plaquinha estava com resíduos de gel e o cartão de apoio estava danificado, o que impossibilitou a execução correta da técnica.
Solicitei ajuda diversas vezes, pois mesmo tendo acompanhado o passo a passo e tendo as instruções por escrito, não estava conseguindo executar. Fui ignorada, enquanto a assistente priorizava outras alunas. Ao perceber meu atraso e erros, a própria Vick interveio de forma grosseira, iniciou a correção, mas interrompeu o auxílio para atender outra aluna que havia adquirido o curso mais completo. Senti-me claramente tratada com diferença.
Só consegui finalizar o procedimento ao final do curso, quando já não havia mais alunas, com a ajuda de outra assistente que foi extremamente paciente e humana. Devido ao constrangimento, fui embora chorando e não retirei meu certificado.
No curso, a Vick explica que nós temos direito a um dia para tirar dúvidas e assistir às nails fixas do local trabalhando para aprendermos melhor, mas eu não tenho vontade de voltar nesse local que me constrangeu tanto.
Considerando que o serviço contratado não foi prestado adequadamente, que houve tratamento diferenciado entre alunas e que não atingi o objetivo do curso que me foi prometido na venda, *solicito o reembolso integral do valor pago*, conforme Art. 20 do Código de Defesa do Consumidor.
Aguardo retorno no prazo de 5 dias úteis. Caso não haja resolução, registrarei reclamação no Procon.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
20/04/2026 às 21:47
Olá, Tânia.
Agradecemos por compartilhar sua experiência conosco.
Sentimos por não termos atendido às suas expectativas nesse dia. Essa não é a experiência que buscamos proporcionar às nossas alunas.
Realizamos uma análise interna detalhada e, de acordo com nossos registros, o curso foi conduzido conforme a proposta apresentada no momento da contratação, com conteúdo ministrado e a equipe disponível para orientação durante toda a prática. Durante o período em que esteve presente, houve acompanhamento das instrutoras, com execução da técnica com suporte da equipe.
Em relação aos pontos mencionados, não identificamos divergências na prestação do serviço dentro do que foi proposto.
Ainda assim, prezando pela experiência das nossas alunas, seguimos com alternativas disponíveis, como uma nova oportunidade de participação com acompanhamento próximo da equipe, além dos suportes complementares oferecidos pelo curso, porém não houve interesse em seguir por esses caminhos até o momento.
Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento e para encontrarmos a melhor forma de te atender.
Atenciosamente,
Espaço Vick Nail School
Réplica do consumidor
21/04/2026 às 08:28
Prezados do Espaço Vick Nail School,
Agradeço o retorno de 20/04/2026.
Contudo, discordo da análise apresentada pelos seguintes motivos:
1. *O serviço não foi prestado conforme a proposta contratada.* A oferta divulgada e reforçada via WhatsApp prometia: "12 itens inclusos", "dia inteiro de imersão", "remoção para acompanhar a aula", "auxílio em cada passo a passo" e "objetivo de sair sem dúvidas". Nenhum desses itens foi cumprido integralmente em 18/04/2026.
2. *A manifestação "sentimos por não termos atendido às suas expectativas" confirma o vício na prestação do serviço.* O Código de Defesa do Consumidor não trata de "expectativa", trata de "oferta". E a oferta foi descumprida.
3. *A oferta de "nova oportunidade de participação" ratifica que o serviço original foi inadequado.* Conforme Art. 20, II do CDC, diante de vício de qualidade, a escolha pela restituição imediata da quantia paga é direito potestativo do consumidor. Direito este que exerci formalmente em 5 comunicações anteriores, com prazo final até 20/04/2026, não cumprido.
4. *Não há "falta de interesse em seguir". Há dano decorrente do serviço prestado.* A experiência resultou em constrangimento, choro e dano físico, com sensibilidade extrema nos dedos e ressecamento na área da cutícula após o procedimento de remoção realizado pela equipe. Isso comprova a ausência do "acompanhamento próximo" e do "auxílio em cada passo" prometidos, caracterizando serviço defeituoso nos termos do Art. 14 do CDC.
Diante do exposto, reitero que a única solução que repara o prejuízo causado é o estorno integral do valor de R$1.200,00 pago.
Informo que seguirei com contestação junto à operadora do cartão de crédito e registro formal no Procon-SP.
Mantenho esta reclamação como *NÃO RESOLVIDA* até a confirmação da devolução.
Atenciosamente,
Tânia