Solicitação de Informações sobre Compras Não Autorizadas

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Campinas - SP

24/02/2025 às 21:32

ID: 210764459

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Conforme contato via WhatsApp com a loja "Espelho meu by Alycia" pelo número *****, depois pelo Sr. Gregory pelo número ***** (às 11:15 do dia 13/02), e via e-mail no dia 14/02, escalo agora a questão via ReclameAqui para mais uma vez requerer os dados das compras realizadas em sua loja online com uso indevido do meu cartão de crédito Mastercard, Final *****, realizados no dia 13/02 entre o período de 12:00 (meio-dia) a 14:00 (duas horas da tarde).

Eu realmente quero resolver isso sem iniciar nenhuma medida judicial, mas, entendam, essa situação se tornou uma questão pessoal para mim, e eu não vou medir esforços até obter os dados de compras realizadas com meu cartão em sua loja.

Sobre o caso:
As compras foram identificadas após eu receber notificações em meu celular, por meio do aplicativo de cartão de crédito Itaú, e destacadas em material anexo fornecido à empresa nos dias 13/02 (WhatsApp) e 14/02 (E-mail).

Não fui o executor da compra "mp *espelhomeubyalyci" no valor de R$ 300,91, nem da compra "mp *espelhomeubyalyci" no valor de R$ 141,91.

De imediato, acionei o meu banco, solicitando o bloqueio do cartão de crédito Mastercard com final ***** e a contestação das compras acima citadas.

De todo jeito, há uma suspeita de um agente que tenha obtido as informações do meu cartão de crédito e utilizado essas informações nas compras acima citadas, e eu venho, por meio desta, solicitar o fornecimento dos dados das compras realizadas em sua loja para abertura de Boletim de Ocorrência contra o(a) executor(a) da [Editado pelo Reclame Aqui], a fim de que a Justiça tome as devidas medidas cabíveis.

Recebi uma devolutiva do Sr. Gregory de que não será possível o fornecimento desses dados, bom base na "lei".

Todavia, o uso dos dados do meu cartão tratam os dados dessa compra como vinculados a minha pessoa, e, portanto, me qualificam para obtenção desses dados.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90, art. 14) e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18, art. 18, inciso VI), tenho direito ao acesso às informações referentes à transação em questão. Dessa forma, solicito os seguintes dados:

a) Identificação do comprador, incluindo nome, ***** e demais dados cadastrais disponíveis;

a) Detalhes da compra, como produtos adquiridos, endereço de bentrega e forma de pagamento;

c) Histórico de acessos e IPs relacionados à transação;

d) Qualquer outro dado que possa auxiliar na identificação do responsável pela [Editado pelo Reclame Aqui].


Ressalto que esta solicitação se baseia em indícios de [Editado pelo Reclame Aqui], configurando uso indevido dos meus dados, motivo pelo qual peço a gentileza de fornecer as informações solicitadas.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/02/2025 às 18:16

Prezado André,

Recebemos seu contato referente à transação realizada em nossa loja on line e entendemos sua preocupação com possíveis atividades [Editado pelo Reclame Aqui], e pelo que entendemos em sua reclamação essa(s) compras não foram realizadas por você e sim por terceiros utilizando seu cartão.
Gostaríamos de esclarecer que a compra foi efetuada de forma online, seguindo todos os protocolos de segurança, e foi devidamente autorizada pelo banco emissor do cartão no momento da transação.

Ressaltamos que, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD Lei n 13.*******/*******), não podemos fornecer diretamente informações como o endereço de entrega ou dados do comprador, a fim de garantir a privacidade e segurança de todos os envolvidos. No entanto, estamos totalmente à disposição para colaborar com o banco emissor do seu cartão e com as autoridades competentes para auxiliar na investigação do caso.

A orientação ao identificar que essa compra não foi realizada por você ou por um autorizado, é que entre em contato com o seu banco para relatar a transação e dar início ao processo de contestação (chargeback), e pelo que consta em sua reclamação, tal procedimento já foi feito por você.

Caso as autoridades competentes entrem em contato conosco, forneceremos todas as informações necessárias para contribuir com a apuração do caso.

Caso tenha outras dúvidas ou precise de mais esclarecimentos, estamos à disposição.

Atenciosamente,

Obrigada.

Espelho meu By Alycia.

Réplica do consumidor

18/03/2025 às 13:10

A empresa Espelho Meu By Alycia usa de argumentação de esquiva para evitar o cumprimento do acesso aos meus dados de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.*******/18, art. 18, inciso II).

É lamentável ver esse tipo de postura, que nada mais faz do que proteger agentes infratores, do que assegurar o cumprimento da lei.

Foi afirmado diversas vezes, por escrito, que não assumirei nenhuma medida de execução de justiça pelas próprias mãos diante da posse das informações das compras realizadas com os dados do meu cartão de crédito e com meu CPF (em posterior contato telefônico, o responsável pela loja confirmou que meu CPF foi usado na compra online).

Eu sou um cidadão civilizado, liguei para a loja para informar a compra [Editado pelo Reclame Aqui], comuniquei o pedido aos dados para abertura de boletim de ocorrência, e não tomei nenhuma medida exagerada até o momento. Se minha idoneidade não está clara atá agora, nenhum outro termo ou documento irá provar o contrário.

O objetivo de acesso à essas informações é para abertura de boletim de ocorrência e levar a execução dos fatos à justiça. Não sei nem se a(s) pessoa(s) que executou as compras usou o próprio nome ou um nome fictício, isso ficará a cargo de pessoal competente realizar a investigação caso a Polícia Civil/Ministério Público decidam levar adiante o boletim de ocorrência que eu pretendia abrir.

A empresa já me confirmou que tem os dados das compras solicitadas, mas recusa-se ao cumprimento da lei ao me fornecer os dados solicitados.

Eu já abri solicitação no Procon, pelo descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.*******/90, art. 14), e pela ANPD , pelo descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.*******/18, art. 18, incisos I e II) (correção na ******* que tratava-se de inciso incorreto ao caso).

Infelizmente a ANPD deu parecer desfavorável, e já escalei a questão à ouvidoria do governo porque não faz o menor sentido, ao fato que até meu CPF foi usado na compra online.

Eu escalo a situação à Justiça por ainda acreditar na Justiça. Como disse, sou um cidadão civilizado.

De todo jeito, cansei. Se não resolver, vida que segue. Já tive meu dinheiro de volta, não tive prejuízo financeiro, e, simplesmente, tenho mais o que fazer da minha vida.

Fica aqui uma reflexão a todos os potenciais clientes da Espelho Meu By Alycia: Se acontecessem com vocês uma compra [Editado pelo Reclame Aqui] nessa loja, ela irá proteger o agente infrator. Pensem bem nisso.
Hoje aconteceu comigo, amanhã pode ser qualquer um de vocês.

Consideração final do consumidor

18/03/2025 às 13:11

Não há o que se admirar, todas as reclamações da loja no Reclame Aqui foram negativas e sem resolução.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0