Reclamação sobre erro de leitura em faturas de consumo de água, com cobrança indevida e solicitação de revisão e restituição.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Boituva - SP

04/05/2026 às 18:39

ID: 247688011

Prezados, boa noite!

Estou tentando contato, mas sem sucesso.

Solicito a revisão das faturas de consumo de água referentes aos meses de março e abril, em razão de indícios de erro de leitura.

A média mensal de consumo da unidade, considerando o período de novembro a fevereiro, é de aproximadamente 13 m. No entanto, foram registrados:

* Março: 3 m
* Abril: 23 m

Os valores apresentados não condizem com o histórico de consumo do imóvel, tendo em vista que não houve alteração de hábitos e nem no número de moradores no período.

Diante dessa divergência, há indícios de que a leitura do mês de março tenha sido realizada a menor, ocasionando acúmulo no mês subsequente (abril), o que impactou diretamente o valor da fatura devido à aplicação da tarifa progressiva.

Ressalto ainda que a imagem da leitura referente ao mês de março encontra-se ilegível, o que reforça a necessidade de verificação.

Como elemento adicional, informo que a leitura atual do hidrômetro, realizada em 03/05, é 0252,51, com intervalo de 25 dias desde a última aferição, resultando em consumo médio compatível com o histórico de 13 m/mês.

Diante do exposto, solicito:

1. A revisão das leituras e faturas dos meses de março e abril;
2. A correção dos valores cobrados;
3. A restituição de eventual valor pago a maior.

Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Compartilhe