Demora excessiva e descumprimento de prazo na reparação de motocicleta BMW resultando em solicitação de restituição.

Não respondida
Brasília - DF
23/06/2026 às 23:50
ID: 252202771
Adquiri uma motocicleta BMW modelo 310 R na Concessionaria de Brasília/DF, no dia 18/05/2026 deixei o veículo para verificação de vazamento de óleo.
Após os procedimentos internos, em 25/05/2026, fui informado pelo consultor responsável, sobre a constatação de defeitos de fabricação (vícios), quais sejam: fuga de óleo pela junção da carcaça do motor e pelo retentor do pinhão, bem como fuga de líquido de arrefecimento pelo respiro da tampa de embreagem. Foi informado que seria necessária a substituição de peças e vedação, com acionamento da garantia, solicitei um prazo para a conclusão dos reparos, pois utilizava o veículo para trabalhar, sendo necessário solicitar uma motocicleta emprestada para continuar trabalhando.
No entanto, foi me repassado apenas uma estimativa de 2 a 3 dias para a confirmação do pedido das peças, sem indicação de um prazo final para o conserto e devolução do veículo.
Em 29/05/2026, entre em contato com o Consultor responsável questionando sobre o prazo e informando que já estava gastando R$ 100,00 (cem reais) na diária do aluguel de outra motocicleta, este me informou apenas que as peças haviam sido solicitadas e que chegariam em 07 (sete) dias. Ressaltei o meu descontentamento e o aumento das minhas despesas, que já somavam R$ 1.000,00 (mil reais) com o aluguel.
Apenas em 10/06/2026, o Consultor responsável entrou em contato para informar que as peças haviam chegado e que o serviço na oficina levaria 01 (um) dia, na oportunidade informei novamente que já havia gastado mais de R$ 2.000,00 (dois mil reais) com o aluguel de motocicleta, uma vez que haviam se passado 20 (vinte) dias desde a entrada do veículo para reparo.
Por fim, em 19/06/2026, por volta das 16:40, após 30 dias contados da entrega do veículo para saneamento do vício em 18/05/2026. o Consultor responsável entrou em contato informando que a motocicleta estaria pronta para retirada, contudo tendo em vista a demora nas respostas, na conclusão do conserto e nos meus gastos tendo que alugar moto inferior sem ABS para poder continuar trabalhando, respondi imediata à comunicação da conclusão do reparo que devido ao descumprimento do prazo legal, eu NÃO POSSUIA MAIS INTERESSE EM RECEBER O VEÍCULO REPARADO e que exerceria meu direito à restituição do valor pago e da restituição dos valores gastos no aluguel.
Recebi um e-mail dia 19/06/2026 enviado por uma Analista de Qualidade, respondi reiterando o desinteresse na manutenção do contrato e na retirada do bem, em razão da ultrapassagem do prazo legal para o reparo, que gostaria da restituição do valor pago, devolução dos meus itens adicionais instalados na moto e listados no Email e de mesmo modo restituição dos valores gastos com aluguel de outro veículo.
Por fim, no dia 22/06/2026 encaminhei uma notificação extrajudicial através da minha procuradora e fui orientado a registrar a presente para que outros consumidores fiquem cientes do atraso na entrega e na demora da conclusão de reparo e de mesmo modo no feedback sobre prazos e conclusão dos serviços, me desgostei tanto da marca e do mal atendimento da concessionária que não pretendo adquirir outro modelo ou outro veículo da referida.