Evogard apresenta informações contraditórias e não conclui reembolso

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Fortaleza - CE

17/08/2026 às 18:21

ID: 256695641

### Evogard apresenta informações contraditórias e não conclui solicitação de reembolso

Estou registrando esta reclamação contra a **Evogard**, referente a um sinistro ocorrido com um veículo que eu utilizava por meio de locação da **Zarp/Localiza**.

O veículo não é de minha propriedade, porém eu era o locatário e responsável pelo veículo durante todo o período da locação.

Desde o início venho tentando resolver a situação administrativamente junto à Evogard.

Em contato anterior com a atendente **Stefanie Luz**, fui informado de que minha demanda já havia sido encaminhada ao setor responsável e que o próprio diretor do departamento de sinistros estava ciente do caso.

Também fui informado de que, por se tratar de um veículo locado, a continuidade da tratativa deveria ocorrer diretamente com o **setor jurídico da Evogard**.

Na ocasião, foi informado que haveria retorno em até **5 dias úteis**, porém o prazo passou sem que eu recebesse uma solução definitiva.

Diante das exigências relacionadas ao fato de o veículo ser locado, entrei em contato diretamente com a **Zarp/Localiza** para esclarecer a situação.

A própria locadora informou que eventual reembolso pode ser direcionado diretamente a mim, pois, durante o período da locação, eu era o responsável pelo veículo e pelas obrigações decorrentes do contrato.

Além disso, ao tomar conhecimento da exigência apresentada pela Evogard, a própria Zarp/Localiza informou:

**Sendo bem transparente com você, não é comum que seguradoras exijam uma assinatura do proprietário da empresa locadora para esse tipo de tratativa, especialmente porque elas já conhecem a dinâmica das locações de veículos, nas quais o veículo está registrado em nome de uma pessoa jurídica, mas a responsabilidade durante a locação é atribuída ao cliente que firmou o contrato.**

A locadora também esclareceu que, em princípio, a apresentação do contrato de locação, demonstrando que eu era o titular e responsável pelo veículo no período do ocorrido, costuma ser suficiente para conduzir a negociação de ressarcimento.

Mesmo assim, a Zarp/Localiza se colocou à disposição para avaliar o fornecimento de uma declaração adicional caso a Evogard realmente mantivesse alguma exigência específica.

Ou seja, **a própria proprietária do veículo considerou incomum a exigência apresentada e confirmou que eu era o responsável pelo veículo durante a locação**.

No dia **17/08/2026**, após novo contato, fui direcionado ao setor jurídico da Evogard e atendido pelo Sr. **Murilo Linhares**.

Durante o atendimento, encaminhei novamente todas as informações, inclusive a posição da Zarp/Localiza.

Posteriormente, o setor jurídico passou a solicitar comprovantes de pagamento e notas fiscais para analisar a solicitação de reembolso.

Foi informado inclusive:

**Como é uma solicitação de reembolso, precisamos avaliar esses pontos primeiro antes da aprovação.**

Até esse momento, portanto, eu entendia que a solicitação estava sendo efetivamente analisada como um pedido de reembolso.

Porém, posteriormente, durante os contatos por áudio, começaram a ser apresentadas informações diferentes sobre o próprio reembolso e sobre quem poderia receber o valor.

Isso é o que mais causa estranheza.

Primeiro sou direcionado ao jurídico para tratar do reembolso.

Depois a Zarp/Localiza confirma que o eventual reembolso pode ser feito diretamente a mim.

O próprio jurídico solicita documentos para analisar a solicitação antes da aprovação.

E posteriormente o posicionamento apresentado passa a ser diferente.

A sequência da situação foi:

1. Minha demanda foi encaminhada ao setor responsável da Evogard;
2. Fui informado de que o diretor de sinistros estava ciente;
3. Fui direcionado ao setor jurídico por se tratar de veículo locado;
4. A Zarp/Localiza confirmou que eventual reembolso pode ser direcionado diretamente a mim;
5. A própria locadora informou que não é comum esse tipo de exigência por parte de seguradoras;
6. A Zarp/Localiza informou que o contrato de locação deveria, em princípio, comprovar minha responsabilidade pelo veículo;
7. A locadora ainda se colocou à disposição para fornecer documentação complementar;
8. O jurídico da Evogard solicitou documentos para análise do reembolso;
9. Posteriormente, passei a receber informações diferentes sobre a própria possibilidade de reembolso;
10. O prazo de retorno anteriormente informado também não foi cumprido.

Tenho em meu poder as conversas, áudios, contrato de locação, resposta da Zarp/Localiza, demonstrativos e demais documentos relacionados à situação.

Minha reclamação principal é a **falta de uma orientação clara, única e definitiva por parte da Evogard**.

A cada contato surge uma nova informação ou uma nova exigência, mesmo existindo manifestação da própria proprietária do veículo esclarecendo minha responsabilidade durante o período da locação.

### O que solicito à Evogard

Solicito que a empresa apresente uma **posição formal e definitiva sobre minha solicitação de reembolso**.

Caso entenda que o reembolso não pode ser realizado diretamente a mim, solicito que informe **por escrito qual cláusula contratual ou fundamento impede o pagamento**.

Caso continue sendo exigida alguma autorização ou declaração da Zarp/Localiza, solicito que informe exatamente **qual documento é necessário, por qual motivo ele é indispensável e por que o contrato de locação apresentado não seria suficiente**.

Também solicito que sejam esclarecidas as informações contraditórias fornecidas durante os atendimentos e que seja apresentado um **prazo objetivo para conclusão da análise**.

Estou tentando resolver a situação administrativamente e fornecendo todas as informações que estão ao meu alcance.

A própria Zarp/Localiza está colaborando e se colocou à disposição para fornecer documentação complementar caso realmente seja necessária.

O que espero agora é apenas uma **resposta oficial, objetiva e definitiva da Evogard**, sem novas mudanças de orientação a cada contato.

Compartilhe

Resposta da empresa

21/08/2026 às 11:37

Prezado Kleber Jucá,

Agradecemos o contato e lamentamos os transtornos relatados, bem como eventuais divergências de informação percebidas ao longo dos atendimentos. Levamos sua manifestação a sério e reforçamos internamente a orientação das equipes envolvidas para que casos como este sejam conduzidos de forma clara e uniforme, evitando novos desencontros de informação.

Esclarecemos que o caso em análise refere-se a uma solicitação de ressarcimento a terceiro, decorrente de um evento em que o veículo causador do sinistro estava sob a responsabilidade de um associado da Cobertura Total. Trata-se, portanto, de uma modalidade de cobertura distinta da cobertura própria do associado, sujeita a critérios e documentação específicos previstos em nosso regulamento, o que justifica o encaminhamento do caso ao setor jurídico e o rito de análise mais criterioso.

Nesse tipo de solicitação, quando o veículo objeto do sinistro não está registrado em nome de quem pleiteia o ressarcimento, como ocorre em contratos de locação, em que o proprietário legal é a própria locadora, nossas normas internas exigem a apresentação de documento firmado pelo proprietário legal do veículo. Esse documento deve comprovar a quitação total dos reparos realizados, atestando que o valor pago corresponde ao montante integral devido pelo serviço e que nenhuma cobrança adicional, referente ao mesmo evento, será direcionada futuramente ao senhor(a) ou à Evogard.

Essa exigência não representa negativa de cobertura, tampouco desconsidera as informações já apresentadas, incluindo o contrato de locação e a manifestação da locadora. Trata-se de uma medida padrão, aplicável a todas as solicitações dessa natureza, cujo objetivo é resguardar todas as partes envolvidas contra o risco de cobranças futuras ou duplicidade de pagamento relacionadas ao mesmo reparo.

Como alternativa, também poderá ser formalizado termo de acordo, após a análise e aprovação da documentação apresentada. Nesse termo, a proprietária do veículo, por meio de seu representante legal devidamente constituído, deverá declarar expressamente sua concordância com o recebimento dos valores solicitados pelo senhor, conferindo quitação quanto aos valores pagos e reconhecendo que não haverá cobrança adicional referente ao mesmo sinistro.
Assim que o documento de quitação total, devidamente assinado pelo proprietário legal do veículo, for apresentado, o setor responsável dará seguimento à análise e retornará com uma posição conclusiva em prazo objetivo, que será informado no momento do protocolo da documentação. Colocamo-nos à disposição para orientar, de forma direta, qual o formato aceito para esse documento, a fim de evitar novas idas e vindas.

Reforçamos nosso compromisso em concluir o caso de forma definitiva e transparente, e seguimos à disposição pelos canais já utilizados no atendimento para dar continuidade à tratativa.

Atenciosamente.