Importunação por cobrança indevida

Respondida
Belo Horizonte - MG
09/04/2025 às 11:30
ID: 214342265
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesRelato de Cobrança Indevida, com Ameaças de Negativação no SPC e outros: THERMAS INTERNACIONAL DE MG - EVOLUÇÃO ASSESSORIA EM VENDAS E COBRANÇAS
1. Tenho recebido cobranças, em tom ameaçador, de funcionários que alegam trabalhar para a empresa de cobrança em referência, aduzindo estarem autorizados pela empresa THERMAS INTERNACIONAL DE MINAS GERAIS, para efetuarem cobranças em seu nome. Esses funcionários informam dados pessoais, de forma ameaçadora, e deve ser frisado que nunca autorizei o fornecimento de meus dados pessoais para terceiros.
2. As ameaças, gradativamente, foram se intensificando, culminando com chamadas de video em *****, no número de celular da minha irmã, que reforçaram as ameaças anteriores, seguida de envio, via anexo de mensagem do WhatsApp, documento intitulado como AUTORIZAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO DE COBRANÇAS DE PARCELAS DE TITULOS CONTRIBUINTES (MANUTENÇÃO), TAXAS EM ATRASO DEVIDOS PELOS TITULARES REMIDOS TAXAS DE OBRAS E EXPANSÃO E CARTEIRAS EM ATRASO.
3. As mensagens fazem referência a um suposto comunicado de débito referente a taxa de manutenção e ampliação do parque aquático do Clube Thermas Internacional de MG, em razão de uma suposta assembleia social, realizada no dia *****, entre os sócios do clube Thermas com direito a voto (conforme informado, somente 02 sócios tem direito a voto, sendo eles o presidente e o vice-presidente da entidade). E, nessa suposta assembleia social, teria sido aprovada a realização de obras de ampliação do parque náutico, que gerou a tal dívida, e que, assim, está sendo cobrada de todos os sócios remidos;
4. O tom das ameaças e intimidações são crescentes, informando que, caso não ocorra o pagamento, o nome será negativado e ocorrerá a inserção de nome no SPC.
5. Nem me lembrava da cota desse clube, enviaram uma foto de um documento de proposta de compra de titulos, datada de ***** e nunca frequentei, não tenho carteirinhas, nem qualquer documento de acesso desse Clube. Muito menos, esperava qualquer tipo de cobrança, por ser sócio remido; nunca havia recebido, qualquer comunicado relacionado a questão contratual ou estatuto do clube, muito menos, propostas de melhorias, que desde já desautorizo qualquer cobrança, uma vez que há nenhuma referência desse tipo de pagamento no contrato inicial de sócio remido.
6. Enfim, observei que esse tipo de situação já foi objeto de diversas reclamações extrajudiciais e judiciais, inclusive também no Reclame Aqui, o que comprova o caráter ameaçador e ilegal da conduta.
7. Trata-se, portanto, de conduta abusiva e ilegal, que deve ser refreada. Acredito na sugestão, levantada em reclamação similar no Reclame Aqui recentemente, de reunião das pessoas que se encontram nessa mesma situação, para ingresso de ação judicial, visando conter esse abuso continuado e ilegal, que tem atingido muitas pessoas de boa-fé, com a utilização desse artifício que cria um cheque em branco, de maneira ilegal, para cobranças abusivas e ilimitadas que nenhuma pessoa autorizaria, muito menos Sócio Remido.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/04/2025 às 09:52
Lamentamos pelo ocorrido e pedimos desculpas pelo transtorno. Para resolver essa questão da melhor forma possível, solicitamos, por gentileza, que entre em contato diretamente com o Clube. Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo(a) no que for necessário.
Agradecemos sua compreensão e aguardamos seu contato.
Atenciosamente,
******* -Fixo
******* - WhatsApp