Negativa de sinistro e falta de assistência após acidente causado por falha do GPS

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Nova Iguaçu - RJ

09/11/2025 às 20:09

ID: 231439375

O Senhor ***** nos informa que no dia 11/10 o GPS incorretamente o direcionou para uma rua contra mão (fato comprovado no BRAT pelo policial que fez o atendimento, onde a vitima colidiu de frontalmente ao seu carro). Após ser feito todo procedimento de pronto atendimento, e registros pela PMRJ, SAMU e Bombeiros, Foi solicitado o serviço de Reboque no qual fotografou todo o carro e disponibilizou as fotos a associação. Na data de 13/10 foi feita a abertura abertura de um atendimento para esclarecimento de como conduzir a abertura do sinistro, obter informações sobre o valor da Franquia e direitos para o terceiro. O mesmo foi informado que não seria feito nenhum tipo de ressarcimento das custas para o terceiro e que a franquia ficaria em torno R$ 7.356,00. Foi orientado a buscar um prestador de serviço que pudesse ser mais em conta do que a referida franquia. Pelos valores apresentados, o causador e a vitima entenderem que seria melhor a vitima acionar o seguro dele por ser um tempo menor de entrega para o concerto e para os ajustes do carro seria mais vantajoso realizar todo processo de reparo por conta própria não sendo necessário nenhuma avaliação da associação Exodus no Carro. Além destes pontos, foi questionado se poderia dar entrada no benefício de danos corporais caso a vítima tivesse ocorrido alguma fratura ou situação similar, foram transmitidas informações superficiais que não foram compreendidas de forma satisfatória, as orientações para abertura do sinistro só foi registrada no dia 15/10 para concerto do carro e não dos danos corporais da vitima. No dia 18/10 foi questionado pelo senhor ***** se poderia abrir o sinistro sem o BAM, visto que seria disponibilizado somente em 29/10, pois forneceria todos os dados inclusive telefone da vitima após o total esclarecimento para evitar desgaste com o envolvido. Entretanto o atendimento foi encerrado sem autorização ou resposta o questionamento e pleno esclarecimento a uma pessoa com inabilidade total do assunto, informando que por falta de interação não teriam como seguir (mesmo havendo dúvidas pendentes de serem esclarecidas e ocorrendo questionamentos não respondidos). Nesta mesma data o Sr. ***** e sua Mãe ***** estiveram pessoalmente na Exodus no endereço *****, onde a senhora Maiara que se intitulou coordenadora de atendimento, informou que havia tomado ciência do caso, anotou todas as dúvidas e reclamações, disse que não poderíamos ser atendidos pelo setor de eventos, mas por entender a criticidade nos retornaria com a resolução do caso e que não se fazia necessário informar nenhum protocolo, uma vez que o atendimento já havia sido feito e haviam registros. Até o presente momento o senhor ***** e sua mãe não obtiveram retorno sobre a reclamação e orientação de como proceder assim como o caso permaneceu encerrado.

Em 07/11 o senhor ***** tomou conhecimento que por negligência médica não foi visto que a vitima havia havia fraturado o anl pélvico, com risco de ficar com sequelas e limitações caso não seja corrigido imediatamente. Desta forma o senhor ***** retornou para pedir ajuda, que até o momento não havia sido feita conforme promessa da senhora Mayara e foi informado por WhatsApp pelo senhor Raony que todos os prazos haviam sido ultrapassados e perdido o direito de abrir o sinistro visto que não foi feita a vistoria, passado os dados e documentações (documentações estas que há dúvidas sem resposta até o momento), assim como que mesmo que tivesse aberto seria negado pois o carro estava na contra mão (fato este comprovado que foi por uma falha do GPS no BRAT, identificado no momento do acidente pela PMERJ), após tentativa de diálogo frustrada com o senhor Raony que não entendeu a complexidade e falta de retorno por parte da Exodus e conclusão do caso indevidamente com dúvidas ainda pendentes o senhor ***** se dirigiu presencialmente a sede da Associação Exodus e pediu um atendimento do setor jurídico, para esclarecimento dos fatos, pois pelo atendimento de eventos não havia obtido sucesso. Foi ofertado o atendimento do setor de eventos pessoalmente, que foi negado pelo senhor ***** que agradeceu, mas reforçou que já havia tentado resolução por este caminho entretanto não obteve sucesso e que gostaria de falar com o setor jurídico. Inadequadamente a associação enviou para atendimento o senhor Raony mais uma vez com as mesmas respostas padrão e sem resolução para entender a complexidade do assunto. Que além de não ter sido resolvido, foi conflituoso e com um atendimento completamente inadequado. Para evitar qualquer nível de atrito o senhor ***** se retirou do ressinto e vem por meio desta fazer a seguinte solicitação:

Embasado no artigo 206, 3, V, do Código Civil, o prazo geral para requerer indenização por danos decorrentes de acidente de trânsito é de três anos. Esse período é contado a partir da data do acidente ou da ciência do dano, no caso de prejuízos que se manifestem posteriormente. Além de não ter obtido toda resolução e esclarecimento pleno no atendimento pela sua inabilidade no assunto, assim como os prazos não respeitados pela Associação Exodus concluindo o caso antes mesmo do pleno esclarecimento, solicitamos o acatamento imediato da abertura do sinistro de pagamento da indenização no valor de R$ 20.000,00, conforme contrato, de forma imediata e direta ao favorecido (vitima) *****, no Banco NU Pagamentos, AG: ***** / CC: ***** para que não seja dada a entrada nas ações judiciais cabíveis. Assim como se houver negativa esteja respaldada perante a lei, pois há provas no BRAT que por erro da tecnologia do GPS indicou a direção incorreta para entrada na contra mão, assim como há testemunhas (incluindo a PMERJ) no local que diversos carros após o acidente foram direcionado pelo GPS incorretamente para o mesmo local. Além deste ponto os manuais disponibilizados tem por finalidade de orientação e instrução, não poder para negativa de sinistros, visto que não foram assinados dizendo que teria conhecimento do conteúdo, mas que comente concorda com inteiro teor de um documento que só é disponibilizado após a assinatura em uma área do cliente dias após o fechamento do negócio. Não sendo assim de conhecimento pleno o conteúdo e de fácil entendimento para absorção do tema. Os documentos necessários para análise dos danos corporais constam em anexo e não se faz necessário envio de fotos do veiculo, pois vocês já as possuem de acordo seus prestadores de serviço do reboque que é a fonte mais confiável que vocês possuem de registro.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/11/2025 às 11:30

Prezado senhor Márcio Bernardes,

Após analisar sua reclamação e a dinâmica detalhada de todo o atendimento, abaixo segue o nosso posicionamento.

Verificamos que o evento foi encerrado porque as informações/documentos necessários para a abertura oficial do evento solicitados no dia 15 de outubro não foram encaminhados dentro do prazo limite, conforme prevê o ITEM 10 do Manual do Associado *******.1. Como não recebemos o material até o presente momento e dentro do prazo considerado e previamente informado, o atendimento foi encerrado por entendermos que o senhor não tinha mais interesse em prosseguir com o evento. Essa medida faz parte do nosso procedimento padrão, adotado para manter a organização dos processos internos, especialmente em casos em que o associado, ao não ter mais o interesse em seguir com o evento, deixa de retornar nossos contatos.

Posteriormente o senhor fez contato demonstrando interesse em seguir com o evento e acionar o benefício de proteção à terceiros físico. Com isto, incialmente lhe foi informado que o evento estava encerrado pelos motivos expostos acima. E por mais que a solicitação neste momento seja do benefício para os danos físicos, qualquer autorização depende da aprovação do evento, que passa pela análise da dinâmica da colisão veicular.

Posto isto, chegamos a seguinte definição: por mera liberalidade da Diretoria Executiva, decidiu-se por possibilitar novamente a abertura do evento, postergando o prazo para o envio de todas as informações necessárias até o dia 14/11/*******, para então iniciarmos a análise efetiva do evento. Importante ressaltar que nesta etapa busca-se entender, principalmente, os motivos geradores do sinistro, as medidas adotadas, se a sinalização viária foi respeitada, as habilitações apresentadas etc. E informamos que toda está análise será acompanhada pelo setor jurídica da Associação, conforme solicitado.

Sendo assim, o setor responsável irá entrar em contato com o senhor para dar reinício ao processo.

Entendemos que essa situação possa ter gerado algum descontentamento da sua parte, mas toda a sequência dos nossos procedimentos segue as diretrizes indicadas no nosso Manual, de maneira a assegurar a integridade e consistência dos nossos processos.

Uma vez mais gostaríamos de reiterar nosso compromisso na definição do processo o mais breve possível.

Seguimos a total disposição.

Atenciosamente,
Exodus Benefícios.

Réplica do consumidor

12/11/2025 às 23:04

Vimos em nossas conversas que foi encerrado incorretamente, pois eu ainda estava interagindo e com questionamentos de documentos como o BAM que só seria emitido após 9 dias do prazo final e vocês encerraram o sinistro sem retirar minhas dúvidas. Abriram uma "exceção" para envio dos documentos que acabei de enviar e estou aguardando o retorno da análise. Além disso, não sabem dizer quais tipos de reembolso fazem em caso de danos corporais. Como pode isso? Arcamos com despesas sem saber o que é reembolsável ou não? Minimamente teria que ter no manual que vocês tanto prezam. Ainda não estou satisfeito com o procedimento e vou aguardar a resolução do caso que será daqui a 10 dias a conta de amanhã 13/11 e não autorizo fecharem a reclamação no reclame aqui ou me responderem enquanto não tiver a solução para eu vir aqui dar a minha nota e expor minha opinião sobre o desfecho. Ainda estou insatisfeito e com o BO aberto contra a Exodus até que seja solucionado.

Réplica da empresa

13/11/2025 às 10:14

Prezado senhor Márcio Bernardes,

É importante destacar que os documentos foram solicitados e os prazos devidamente indicados. Como o senhor não nos encaminhou a documentação dentro do período estabelecido, ficamos impossibilitados de iniciar a análise. E é válido ressaltar também que após a comunicação do encerramento do evento, que ocorreu no dia 20 de outubro, o senhor só realizou novamente contato no dia 07/11, ou seja, após 17 dias da nossa comunicação.

Mas, como informado anteriormente, decidimos por reiniciar o processo de abertura do evento sem influência de etapas anteriores.

Em relação aos danos corporais, entendemos sua solicitação por uma lista de custos reembolsáveis. Porém, não é razoável prever e relacionar todos os danos corporais que um sinistro pode acarretar, inclusive porque cada ocorrência possui particularidades que podem resultar em diferentes tipos de danos e tratamentos. Por isto, a informação que consta no regulamento de que estão cobertos os danos físicos oriundos do evento de colisão no qual o veículo cadastrado tenha dado causa é suficiente, desde que dentro do limite estabelecido. Para isso, cada comprovante apresentado passará por uma análise individual, garantindo que todas as informações sejam avaliadas de forma correta e transparente.
Obs: é importante ressaltar que toda a sequência do evento está condicionada à análise e aprovação final.

Seguimos no aguardo do envio dos documentos pendentes para iniciarmos a análise do evento, e informamos uma vez mais que o nosso jurídico está acompanhando todo o processo, conforme solicitado pelo senhor.

Seguimos à disposição.

Gentilmente,
Exodus Benefícios.