Reclamação sobre compra de passagem e péssima experiência com Expresso São Luiz: atraso excessivo, falta de informação e ônibus precário.

Não resolvido
Arapiraca - AL
21/04/2026 às 19:13
ID: 246604847
Prezados, fiz uma compra online de passagem na empresa Expresso São Luiz (compra no site da empresa na data de 13/04/26), passagem de Salvador-BA para Maceió-AL, para viagem no dia 17/04/26, às 16h, no valor de R$ 279,99 (Executivo).
Inicialmente, eu tentei realizar a compra pelo aplicativo, pois várias propagandas no site diziam que ofereciam desconto e cashback. No entanto, eu tentei de diversas formas e não consegui utilizar o app: apaguei dados do meu aparelho para fazer a instalação, pedi para recuperar a senha, tentei fazer novo cadastro e nada funcionou. Então, eu desisti de comprar pelo aplicativo e fiz a compra pelo site mesmo.
Assim que recebi a compra, notei no site e nos bilhetes que, do valor de R$ 279,99, R$ 81,06 foram apenas de "TAXAS DE CONVENIÊNCIA", que inclui "serviço de bordo, monitoramento, rastreamento, entretenimento a bordo, USB, Wi-fi, serviços de atendimento presencial e especializado", além de outras opções. Só isso já seria uma exploração absurda, mas, mais tarde percebi que tudo era pior do que eu imaginava.
Eu perdi o turno vespertino do meu trabalho para chegar na rodoviária de Salvador com antecedência, aproximadamente às 15h10min. Perguntei aos funcionários em que plataforma o ônibus da empresa parava, passei pelas catracas e aguardei na área de embarque, naturalmente. Faltando 10 min para o horário, eu perguntei novamente para outras pessoas e aguardei. É importante dizer que não havia funcionário nenhum da Expresso São Luiz na área de embarque ou proximidades, todas as informações eu obtive somente de funcionários de outras companhias e da própria rodoviária. O que me disseram é que era "normal" essa empresa atrasar e isso poderia demorar até mesmo 2h..
Às 16h o ônibus não havia chegado, às 16h30min também não.. às 17h também não. E o funcionário junto das catracas me dizia para ter cuidado para eu não sair, o ônibus chegar e eu perdê-lo, por isso o medo me fez ter muito receio de deixar minha posição. Eu estava sem companhia. Não ouve nenhuma prestatividade ou informante da empresa buscando dar satisfações.. absolutamente nada.. 17h30min e nada.. 18h e nada. Eu só saí da minha posição de espera para comprar 1 salgado e ir ao banheiro uma vez. Seria ridículo eu ter que esperar tanto tempo e ainda passar necessidade.
Vi diversos ônibus chegarem e saírem. Ouvi outras pessoas falarem da má fama da Expresso São Luiz, dos atrasos e da falta de respeito com os clientes. Falaram até que tinham dó dos passageiros que chegavam a ficar até as 22h esperando por seus ônibus nesta empresa. Quanta irresponsabilidade! A fala era de que este era um "ônibus em trânsito". Como podem aceitar este tipo de situação se tornar normal? Isso só mostra falta de profissionalismo e desrespeito com o cliente. Se não podem estimar com precisão seus horários, por que vendem essa passagem? Que tipo de "monitoramento, rastreamento, entretenimento, (..) serviços de atendimento presencial e especializado" são estes que eu paguei e não recebi? Nem havia sala ou área de espera da empresa.. até a plataforma em que o ônibus para é rotativa.
O funcionário que estava nas catracas me informou que outros clientes já haviam saído para ir ao guichê da empresa e buscar informações. Eu paguei uma passagem absurdamente cara e não houve em nenhum momento uma mínima consideração. Pensei em todas as piores possibilidades enquanto esperava esse ônibus.. que havia sido [Editado pelo Reclame Aqui], que houve um acidente, que o ônibus explodiu.. enfim. Não houve nenhuma informação oficial da empresa para mim! Nenhuma preocupação ou mínimo respeito.
Finalmente, apenas as 20h14min o ônibus chegou no embarque da Rodoviária de Salvador. Como é possível que uma passagem em que o ônibus está registrado para 16h chegar somente às 20h14min?! Mais de 4h depois!
No momento em que o ônibus chegou, uma funcionária informou com normalidade a situação "em trânsito". Clientes que haviam comprado uma passagem para 19h e outros como eu, de 16h, estavam misturados e se perguntavam se era apenas 1 ônibus ou teriam outro. Essa funcionária informou que era apenas 1 ônibus e, segundo ela, a empresa já havia mudado o horário dele, de 16h para 19h, por isso alguns compraram em horários diferentes. Como isso pode acorrer sem nenhum aviso aos seus clientes? Essa funcionária só tinha falas insensíveis, em nenhum momento pediu desculpas, em nenhum momento quis prestar ajuda. Eu perguntei se poderia fazer protocolo, reclamação, se havia ouvidoria, e ela disse que não. Como isto pode ser possível? Como podem sequer desprezar os relatos dos clientes? Como isto não pode ser uma ocorrência de viagem? Este tipo de situação não pode ser normalizada.
Na entrada do ônibus foi um tumulto e nem pediram meu comprovante de identificação, a funcionária só perguntou minha poltrona. O ônibus era velho e dentro dele eu me deparei com sujeira e mal cheiro.. Só viajei com 1 mochila mais 1 bolsa pessoal pequena. O compartimento superior (também sujo e manchado) não cabia minha mochila, por isso eu carreguei tudo no meu colo. Até baratinha andando no piso eu vi nesse ônibus. Que serviço de qualidade é esse? É uma vergonha ter pago quase cem reais em taxas adicionais e ter esse tipo de serviço. Nem o wi-fi do ônibus funcionava e a poltrona era extremamente desconfortável. Depois de um tempo o teto estava todo molhado e pingando.. Essa viagem foi uma tristeza. A experiência de compra foi péssima, a experiência de atendimento foi péssima, a experiência no ônibus foi péssima. Puro cansaço para mim.
A chegada em Maceió, que estava prevista para 02h30min só ocorreu 06h40min. Graças a Deus, chegamos vivos. Felizmente, eu não tinha compromissos que envolviam horário, por isso não me prejudicou ainda mais. Porém, todo o transtorno da viagem foi péssimo. Eu me arrependi de ter comprado essa passagem e não indicarei a empresa para mais ninguém.
Gostaria muito de ser ressarcida, mas, sinceramente, nem esperança disso eu tenho. Pois já entendi que essa empresa não tem responsabilidade e consideração nenhuma. Espero que o meu relato sirva para todos aqueles que estão pensando em viajar com a Expresso São Luiz. Não vale a pena: o desrespeito com os clientes e a falta de profissionalismo são imensos.
Compartilhe
Resposta da empresa
21/05/2026 às 11:34
Sentimos muito e pedimos desculpa por todo transtorno gerado referente a sua viagem, essa não é a forma que a empresa trabalha ou trata com os seus passageiros.
Informamos que sua manifestação foi encaminhada ao setor responsável para análise da solicitação, bem como para apuração do ocorrido relacionado ao atraso operacional informado no terminal.
Ressaltamos que trabalhamos continuamente para melhorar nossos processos operacionais e canais de atendimento, buscando oferecer maior transparência, eficiência e respeito aos nossos passageiros.
Agradecemos por relatar sua experiência, pois manifestações como a sua são importantes para identificação de falhas e implementação de melhorias em nossos serviços.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Equipe Relacionamento Expresso São Luiz
Réplica do consumidor
21/05/2026 às 20:17
Eu tentei de todas as formas entrar em contato com a empresa, tanto por e-mail quanto por whatsapp, mas foi um fracasso.
Consideração final do consumidor
10/06/2026 às 21:59
Péssimo atendimento ao cliente.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0