Bicicleta com defeito foi devolvida, mas estorno não foi feito

Durante a black friday de 2021 comprei, na loja Hipermercado Extra de Itaipava, Petrópolis - RJ, uma bicicleta Houston vermelha de marchas. Quando recebi a bicicleta, na loja, percebi que a mesma estava apenas parcialmente montada (havia várias peças faltando montar, inclusive os pneus). Questionei ao funcionário que estava com a bicicleta como poderia testar já que ela não estava montada. Pediram para eu aguardar que iriam chamar alguém responsável pelo setor. Depois de esperar bastante tempo, um funcionário chamado Carlos veio e disse que as bicicletas eram entregues assim mesmo e que eu teria 72 horas para, em caso de defeito, voltar a loja e trocar ou até devolver a mercadoria.
Levei a bicicleta e ela foi deixada numa loja especializada em bicicletas para terminar de montar e fazer os ajustes (de freio e marcha). Isso custou R$ 45. Para minha triste surpresa, o especialista disse que o sistema de marchas da bicicleta nova (nunca usada) estava com defeito e que teria que ser trocado. No dia seguinte (27/11/2021), voltei a loja com a bicicleta. Expliquei a situação e fui informado que não havia outra bicicleta para realizar a troca. Resolvi, então, devolver a mercadoria. A funcionária preencheu um formulário de cancelamento (para estorno do valor no meu cartão de crédito) e a bicicleta foi deixada na loja. Fui informado que levaria até 7 dias para o estorno no cartão. Mas depois de mais de 1 mês, o valor não tinha sido estornado no cartão, segundo a operadora do cartão, porque o Extra não havia enviado qualquer pedido de cancelamento!? Voltei na loja e falaram que era para eu esperar!?
Vender uma mercadoria com defeito não é bom, mas receber a devolução da mercadoria e não fazer o estorno do valor pago é um absurdo! Isso não é honesto.
Fico com a impressão de que ninguém na loja enviou o cancelamento e me pergunto :"Se o cancelamento não foi feito, quem ficou com a bicicleta?" Isso não parece mero acaso.

19/02/2022 às 11:53

Olá Rogério, bom dia!

Em atenção ao seu registro, informamos que foi enviado e-mail com os devidos esclarecimentos.
Sua manifestação foi levada ao conhecimento da gestão responsável para efeito de medidas de providências e oportunidade de melhorias, o Grupo Pão de Açúcar trabalha intensamente para oferecer a melhor experiência de compra em cada uma de nossas lojas.
Nos desculpamos pelos eventuais transtornos.
Seu Protocolo de atendimento é: TKT2585589
A Casa do Cliente está a sua inteira disposição para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos através dos nossos canais de atendimento:
São Paulo (11) 3055-6767 / (11) 4004-6070 (demais localidades). De segunda a domingo das 08:00 ás 22:00 horas.
Fale Conosco: http://faleconosco.grupopaodeacucar.com.br/pdadelivery/Home/FaleConosco
Chat online: http://chat.grupopaodeacucar.com.br/ChatAs/pdadelivery/ChatForm

Extra Lojas Físicas

02/03/2022 às 10:17

A loja até me respondeu, dando os trâmites do cartão de crédito como justificativa da falta do estorno (ou sua demora), mas isso não resolveu o problema, pois não era verdade. O aviso de cancelamento da compra não havia sido feito pelo Extra (mais de 1 mês após o cancelamento da compra). Felizmente, consegui cancelar e receber o estorno junto ao cartão de crédito, graças a Deus e ao trabalho que tive de contatar o cartão e enviar provas de que ocorrerá o cancelamento da compra. Isso não deveria ser necessário. Espero, pelo menos, que o Extra tenha investigado e agido para corrigir a atitude incompetente ou desonesta daqueles que não cancelaram a compra e ficaram com a bicicleta.

Está com problemas com Extra Lojas Físicas e Online - Clube Extra?