Afundamento do colchão Dakota Gel da F.A Colchões

Respondida
Brasília - DF
03/08/2026 às 14:17
ID: 255497907
Comprei um colchão FA Dakota Gel B2 PT King na loja FJ Atacarejo de Colchões e Móveis LTDA da Asa Sul em Brasília, CNPJ ***** na data de 12/12/2025. O vendedor orientou sobre o suporte de peso e conforto do colchão, indicando o produto para meu biotipo e o problema de coluna que eu tenho.
Pois bem, recebi o produto em casa e a sensação inicial do colchão foi ótima. No entanto, em menos de 2 meses o colchão já apresentou afundamento, de modo que fiz uma reclamação na loja, que encaminhou para a fábrica. A sra. Anadir da FA Colchões entrou em contato pedindo novas fotos em 29 de janeiro de 2026. Posteriormente ela veio até minha casa e fez uma visita técnica.
A sra. Anadir foi muito desagradável e rude, e já imediatamente colocou a culpa do problema no estrado da cama, dizendo que era necessário acrescentar mais pés de apoio no centro. Disse que o afundamento era normal e estava dentro da tolerância da ABNT, e que não havia nada que a FA Colchões pudesse fazer, e que eu deveria continuar virando o colchão e me adaptando.
Alterei o estrado da cama, incluí vários pés de madeira para apoiar o centro do colchão e uma placa de MDF reta de ponta a ponta em cima do estrado para garantir que a superfície seria 1000% reta. Continuei tentando me adaptar ao colchão, realizando o rodízio constantemente, às vezes até mais de 2 vezes por semana.
No entanto, continuo tendo problemas com afundamento, tendo dores na coluna, acordando várias vezes por noite e tendo prejuízos para minha saúde. Paguei mais de R$ 5.000,00 em um colchão premium que está dentro do prazo de garantia contratual de 1 ano, de uma fábrica que diz ter várias certificações de qualidade. Comecei a ter problemas com menos de 2 meses de uso e continuo com problemas que se agravam cada vez mais, mesmo após resolver o problema apontado pela responsável técnica na primeira visita.
Entrei em contato com a sra. Anadir novamente para pedir uma solução e que ela fizesse alguma intermediação com a fábrica pois a situação continuava ruim e estava piorando. Ela novamente pediu fotos e novamente enviou um laudo dizendo que o afundamento estava dentro da tolerância da ABNT, recebido dia 1/8/26.
Ora, a Portaria Inmetro n 75/2021, que contém o Regulamento Técnico de Qualidade de colchões de molas é a norma que regulamenta os requisitos de qualidade dos colchões de molas no Brasil. Não encontrei essa regra em nenhum local do regulamento citado. Qual item do regulamento determina que há um limite de tolerância de 10% da espessura TOTAL do colchão após o uso pelo consumidor? Peço que a fábrica inclua a reprodução textual da regra citada como justificativa da negativa.
No caso de um colchão de molas, a espessura do colchão inclui também o sistema de molejo. Para um colchão de 32cm, incluindo o molejo, a FA Colchões alega que um afundamento de até 3,2cm é normal e não configura defeito. No entanto, essa alegação não faz sentido, pois o afundamento deveria levar em consideração apenas a espessura da camada de espuma acima do molejo. Faz algum sentido contar também a camada de molas e até mesmo uma eventual camada de EPS na tolerância para o afundamento da camada de espuma do colchão?
Na própria negativa da FA Colchões é atestado um afundamento de 2 cm. Qual é a espessura da camada de espumas acima do molejo?
Devido a essa conduta por parte da fábrica e de sua representante, solicito uma solução definitiva, compatível e razoável para evitar que tenha que procurar o judiciário.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/08/2026 às 09:29
Olá, Sr. Paulo.
Conforme contato realizado nesta manhã, analisamos novamente o seu atendimento e esclarecemos que, de acordo com as avaliações técnicas realizadas, não foram identificadas características que comprovem vício ou defeito de fabricação no colchão.
Mesmo assim, prezando pelo bom relacionamento e buscando uma solução satisfatória, a F.A. Colchões autorizou, em caráter excepcional, a realização de um acordo comercial. Essa proposta não representa o reconhecimento de defeito no produto, tratando-se de uma liberalidade da empresa.
Já solicitamos que a loja responsável pela venda entre em contato com o senhor para dar continuidade ao procedimento. Será necessário comparecer à loja para experimentar os modelos disponíveis e escolher um colchão que melhor se adapte às suas preferências de conforto.
A escolha deverá considerar o valor efetivamente pago pelo produto atual. Caso seja escolhido um modelo de valor superior, será necessário realizar o pagamento da diferença.
Seguiremos acompanhando o atendimento junto à loja até a conclusão do acordo.
Atenciosamente,
Michelle
SAC F.A. Colchões
whats app 44 988453982
email [email protected]