Cobrança não informada

Em réplica
Atibaia - SP
19/01/2026 às 20:19
ID: 238177737
Fiz minha matrícula normalmente no segundo semestre de 2025, cursei com excelência, porém, ao efetuar a minha rematrícula para 2026 e dar continuidade no meu curso, fui bloqueado por uma inadimplência de 2013 que eu não me recordo. Se realmente eu estava com essa inadimplência, porque deixou eu me matricular, pagar, cursar o semestre inteiro para depois de 13 anos na rematrícula vir me cobrar e impedir deu dar continuidade?
Gostaria de um retorno rápido, pois as aulas voltam em Fevereiro, e sim, gostaria de continuar cursando.
Compartilhe
Resposta da empresa
19/01/2026 às 20:46
Prezado Johne,
Agradecemos por compartilhar sua situação conosco.
Entendemos sua surpresa com o apontamento de um débito antigo, especialmente após já ter cursado o segundo semestre de 2025 normalmente. Esclarecemos que, embora a matrícula para o semestre anterior tenha sido processada, o sistema de registro financeiro realiza auditorias periódicas e, nesse processo, pode identificar pendências antigas eventualmente não quitadas ou que tenham ficado em aberto por algum motivo à época.
A cobrança da pendência de 2013, neste caso, se refere a um débito que permanece registrado no histórico financeiro da Instituição. Ainda assim, nos sensibilizamos com seu desejo legítimo de continuar os estudos, e por isso encaminharemos seu caso ao setor financeiro da UNIFAAT para análise e tratativas adequadas, de forma que a situação seja avaliada com a devida atenção e bom senso.
Nosso compromisso é com a transparência e com a busca por soluções que preservem os direitos do estudante sem descuidar dos princípios institucionais.
Você receberá um novo contato em breve. A Ouvidoria permanece à disposição.
Atenciosamente,
Ouvidoria
Centro Universitário UNIFAAT
[email protected]
Réplica do consumidor
20/01/2026 às 12:16
Preciso ter acesso às aulas que irão começar em Fevereiro deste ano, caso eu seja impedido, tomarei as providências jurídicas cabíveis, pois estou sofrendo constrangimento de exercer um direito básico e sendo cobrado por uma dívida prescrita.
Réplica da empresa
20/01/2026 às 12:51
Prezado Johne,
Agradecemos pelo retorno.
Inicialmente, lamentamos qualquer desconforto ocasionado por essa situação, especialmente diante do seu interesse legítimo em dar continuidade ao curso iniciado em 2025. Nosso compromisso é sempre o de tratar com respeito, atenção e clareza todos os casos encaminhados por nossos estudantes.
Esclarecemos que eventuais pendências financeiras registradas no histórico do estudante, mesmo que referentes a períodos mais antigos, permanecem como débitos não quitados perante a Instituição. É verdade que, com o passar do tempo, a possibilidade de cobrança judicial pode se extinguir (por conta da prescrição legal). No entanto, isso não impede que a Instituição condicione a continuidade da prestação de serviços educacionais à regularização desses valores.
Por se tratar de uma nova prestação de serviços a cada semestre, o vínculo educacional não se renova automaticamente se houver inadimplência. Assim, a matrícula ou rematrícula pode ser temporariamente bloqueada até que a situação seja analisada e, se for o caso, negociada.
Trata-se de uma prática usual e juridicamente respaldada no contexto das instituições privadas de ensino.
Dito isso, informamos que o seu caso já foi devidamente encaminhado e, conforme avisado anteriormente, será realizado um contato com você antes do início das aulas.
A Ouvidoria permanece à disposição.
Atenciosamente,
Ouvidoria
Centro Universitário UNIFAAT
[email protected]
Réplica do consumidor
20/01/2026 às 13:06
Com todo respeito, discordo de tal imposição. A época que ingressei no curso de direito, não havia qualquer impeditivo e tampouco houve qualquer cobrança desses supostos débitos. Se eu fosse barrado logo no início por esse motivo, certamente procuraria uma outra instituição de ensino. Vocês estão usando a questão do suposto débito como meio para forçar e condicionar o prosseguimento dos meus estudos na instituição. Creio que serão necessárias as medidas judiciais de urgência para que as situação não piore.
Réplica da empresa
23/01/2026 às 18:35
Prezado Johne,
Agradecemos novamente pela sua manifestação.
Ficamos satisfeitos em saber que o contato foi estabelecido e que houve avanço concreto para a resolução da situação.
Entendemos que, quando há boa vontade mútua, é possível encontrar soluções viáveis, respeitando tanto os aspectos institucionais quanto as necessidades do aluno.
Continuamos à disposição para quaisquer acompanhamentos futuros e desejamos que seu retorno às aulas transcorra da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Ouvidoria
Centro Universitário UNIFAAT
[email protected]