Atraso na emissão de diploma e falta de transparência

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Itaquaquecetuba - SP

16/06/2025 às 14:03

ID: 219781061

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Atraso na emissão do diploma, falta de transparência e prejuízo moral e financeiro

Meu nome é ***** e concluí o curso de Tecnologia em Gestão Pública em 31/03/2025 pela Faculdade Associada Brasil - EAD (Unimozarteum).

Mesmo após pagar pelo serviço de apressamento, que supostamente garantiria prioridade, o diploma ainda não foi emitido nem entregue. A faculdade responde aos meus e-mails enviados à ouvidoria, mas sempre da mesma forma, sem anexar documentos, protocolos, datas ou comprovantes do envio para outros órgãos envolvidos.

Por causa desse atraso, não poderei computar os títulos necessários para promoção no meu trabalho neste semestre, o que causará prejuízos financeiros elevados e desgaste moral.

Já solicitei diversas vezes:

Data exata do protocolo do pedido;

Número(s) de protocolo(s) vinculados ao processo;

Comprovação do envio à Instituição Registradora;

Previsão fundamentada para entrega;

Explicação sobre o serviço pago de apressamento e por que não houve prioridade.

Estou frustrado com a falta de transparência e com o descaso diante da situação.

Caso a empresa não regularize o problema, irei buscar os órgãos de defesa do consumidor e medidas legais cabíveis.

*****
Telefone: *****
Email: *****

Compartilhe

Resposta da empresa

16/06/2025 às 14:12

Boa tarde, prezado,

Conforme orientado. ESTAMOS DENTRO DO PRAZO, FAVOR AGUARDAR.

Recebemos sua manifestação e agradecemos por trazer suas considerações à Ouvidoria da Faculdade Brasil.
Entendemos e lamentamos o desconforto ocasionado pela situação relatada. Informamos que a instituição segue rigorosamente os prazos e procedimentos estabelecidos pelas normativas vigentes do Ministério da Educação, em especial:
Portaria MEC n 1.*******/*******, que regulamenta os procedimentos de registro de diplomas de cursos superiores de tecnologia;
Portaria MEC n *******/*******, que dispõe sobre a emissão e registro de diplomas em formato digital, com prazos específicos para a tramitação.
De acordo com essas normas, o prazo para emissão e registro do diploma é de até ******* dias contados a partir da data de colação de grau, prorrogáveis por justificativa da Instituição e/ou da registradora responsável, conforme previsto na legislação.
No momento, o processo encontra-se sob responsabilidade da registradora conveniada, aguardando a devida análise e finalização. Assim, orientamos que aguarde a conclusão dos trâmites pela registradora, pois somente após esse processo poderemos efetivar a entrega definitiva do diploma.
Quanto ao serviço de apressamento, esclarecemos que ele visa agilizar os trâmites internos da instituição, mas não interfere nos prazos legais de registro junto à instituição responsável, que possui autonomia e demanda técnica própria.
Reiteramos que, sendo este um direito do aluno, o senhor poderá, a qualquer tempo, buscar os meios legais que julgar cabíveis. No entanto, reforçamos que estamos cumprindo com os procedimentos em conformidade com a legislação federal.
Por fim, pedimos que aguarde dentro do prazo estabelecido pelas Portarias mencionadas. Seguiremos acompanhando o processo e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

https://*******
Grupo Unimozarteum

Réplica do consumidor

16/06/2025 às 15:16

Agradeço a resposta e as informações prestadas acerca do prazo de até ******* dias para emissão e registro do diploma, conforme as Portarias MEC n 1.*******/******* e n *******/*******.

Entendo que o processo está sob responsabilidade da registradora conveniada e que os prazos legais devem ser respeitados. Desta forma, confirmo que aguardarei o término do prazo de ******* dias a partir da data da colação de grau para eventual nova manifestação.

Fico no aguardo de um posicionamento ao final do prazo estabelecido e agradeço a atenção dispensada.

Atenciosamente,
Jorge Hermino de Souza

Réplica da empresa

16/06/2025 às 16:26

Agradecemos a sua compreensão!

https://*******
Grupo Unimozarteum