Propaganda enganosa e descumprimento de oferta de pós-graduação para aluno já cadastrado

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Fortaleza - CE

17/12/2025 às 14:19

ID: 235108495

Assunto: Reclamação - Propaganda Enganosa e Descumprimento de Oferta (Art. 30 e 35 do CDC)

Venho manifestar minha insatisfação com o atendimento recebido recentemente. Sou aluno da instituição (atualmente com curso trancado) e demonstrei interesse em uma oferta de Black Friday para pós-graduação. No entanto, em um primeiro momento, não me foi mencionado o desconto; fui informado apenas que o curso teria um reajuste em 2026. Somente após meu questionamento é que o desconto me foi negado, sob a justificativa de que seria exclusivo para "novos alunos".

Ressalto que a peça publicitária em questão não apresenta nenhuma ressalva, asterisco ou nota de rodapé indicando tal restrição. Conforme os Artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor, toda informação ou publicidade vincula o fornecedor e integra o contrato. A omissão de dados essenciais (como a limitação do público-alvo) caracteriza propaganda enganosa por omissão.

Além do erro na oferta, o atendimento foi inflexível e não demonstrou abertura para verificar a falha na comunicação, chegando a afirmar que eu estava "errado". Não recomendo a empresa e infelizmente não continuarei no curso.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/12/2025 às 11:05

Olá, Sr *****,
Agradecemos por compartilhar sua experiência. Lamentamos sinceramente que o atendimento e a comunicação não tenham correspondido às suas expectativas, pois prezamos por relações transparentes, respeitosas e pautadas na boa-fé com todos os nossos alunos e ex-alunos.
Quanto ao atendimento recebido, pedimos desculpas pela forma como a situação foi conduzida. Nossa orientação interna é sempre acolher o questionamento do aluno, analisar o contexto com atenção e esclarecer os critérios aplicáveis com cordialidade e respeito o que, claramente, não ocorreu da melhor maneira neste caso.
Sobre a concessão do desconto, reforçamos que seguimos critérios comerciais padronizados, aplicados de forma isonômica, justamente para garantir equidade entre os públicos atendidos. Ainda assim, lamentamos que não tenha sido possível encontrar uma alternativa que atendesse às suas expectativas naquele momento.
Reforçamos que sua manifestação é importante para o aprimoramento contínuo de nossos processos e atendimento. Permanecemos à disposição para um diálogo direto, caso deseje reavaliar possibilidades futuras ou esclarecer qualquer outro ponto.
Atenciosamente,
Setor de Relacionamento e Reclamações
Faculdade CDL