Cobrança indevida e negativação após trancamento de matrícula na Faculdade Guararapes

Respondida
Recife - PE
24/05/2026 às 16:42
ID: 249536813
Venho registrar minha insatisfação com a Faculdade Guararapes devido à cobrança indevida realizada em meu nome, inclusive com negativação nos órgãos de proteção ao crédito.
Durante o período em que cursei a instituição, enfrentei diversos problemas relacionados à desorganização acadêmica, incluindo mistura de turmas de períodos diferentes, falta de estrutura adequada e ausência de condições satisfatórias para continuidade do curso. Diante dessa situação, decidi realizar o trancamento da matrícula.
Antes do trancamento, efetuei o pagamento da mensalidade pendente e, em seguida, formalizei o processo de trancamento do curso. Mesmo assim, a instituição continua cobrando uma suposta última mensalidade, a qual considero totalmente indevida, já que não utilizei os serviços acadêmicos após o trancamento.
Além da cobrança indevida, meu nome foi negativado, causando constrangimento, prejuízos financeiros e transtornos pessoais. Solicito a retirada imediata da negativação, o cancelamento definitivo da cobrança e uma solução urgente para o problema.
Também solicito que a instituição apresente os comprovantes e fundamentos legais dessa cobrança, considerando que o trancamento foi realizado conforme os procedimentos exigidos.
Aguardo retorno e resolução o mais rápido possível.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/06/2026 às 09:43
Olá Maria, bom dia!
Aqui é a Maiza da UniFG.😊
Em primeiro lugar, quero te agradecer imensamente por ter me contatado por aqui, saiba que seu feedback é muito importante e contribui de forma muito positiva para melhorias na instituição.
Recebi o seu caso por aqui e após análise da situação, identifiquei que o débito ainda estava em aberto nos sistemas da instituição. Após nosso contato por WhatsApp e envio do comprovante de pagamento, fiz a baixa do débito e solicitei a retirada da negativação. Peço por gentileza que aguarde 05 dias úteis conforme Código de Defesa do Consumidor para que a extinção ocorra no Serasa.
Vou encerrando por aqui, mas antes quero agradecer pela oportunidade de ajudar na sua situação. Se surgir qualquer outra dúvida no futuro, pode me chamar.
Tenha um ótimo dia!
Abraços,
Maiza
UniFG