Cobrança indevida e falta de retorno da Faculdade Dunamis após desistência da matrícula na pós-graduação em Educação Cristã

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Olímpia - SP

04/03/2026 às 13:09

ID: 242300367

Minha reclamação se refere a cobrança indevida da Faculdade Dunamis.
Em 27/11/25, realizei o pagamento de R$ 470,19 referente à pré-matrícula para o curso de pós graduação em Educação Cristã (fui orientada via celular por um colaborador que esse pagamento deveria ser feito até 30/11/25 para adesão ao desconto oferecido em promoção black friday), logo após recebi orientações para acessar site da Faculdade para envio dos documentos e posterior assinatura do contrato, porém as informações contidas no contrato divergiam do que foi me passado via telefone, devido a isso o contrato não foi assinado. Logo após tentei contato com a Faculdade por diversas vezes e diversas formas (e-mail, whatsapp e abertura de ticket) para resolver a situação mas não obtive nenhum retorno. No dia 04/12/25, recebi um e-mail da instituição confirmando que minha matrícula não estava oficialmente ativa por falta de assinatura do contrato. Recebi ainda mensagem informando que eu teria até 23/02/2026 para finalizar o processo, o que reforça a inexistência de vínculo atual. E no dia 13/02/26 manifestei via áudio que não tinha interesse em prosseguir com a contratação já que não assinei o contrato, o que caracteriza que não há vínculo jurídico entre as partes.
Diante disso, solicitei o cancelamento imediato da cobrança indevida de R$ 447,75 (vencimento 10/02/26) enviada pela Faculdade Dunamis, uma vez que a matrícula nunca foi ativada e a devolução integral do valor pago em 27/11/25, já que a desistência ocorreu antes da formalização do contrato e do início do período letivo, porém até o momento não obtive nenhum retorno da Faculdade.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/03/2026 às 17:35

Olá Tatiana!

Agradecemos seu contato e registramos sua manifestação referente à cobrança e ao pedido de cancelamento do curso de Pós-graduação em Educação Cristã.

Após análise do histórico, informamos que sua solicitação inicial foi registrada em 09/12/2025 e respondida em 07/01/2026, em razão do período de recesso institucional da Faculdade Dunamis, ocorrido entre 19/12/2025 e 06/01/2026. Ressaltamos que não houve retorno à resposta encaminhada naquele momento.

Posteriormente, a senhora enviou novo ticket em 06/01/2026 e, em 13/02/2026, manifestou formalmente o desinteresse em prosseguir com a contratação. Em 23/02/2026, a Faculdade Dunamis respondeu ao pedido de cancelamento, solicitando os dados bancários necessários para realização do estorno, porém não houve retorno.

Dessa forma, para que seja possível efetivar o cancelamento da matrícula e dar continuidade ao processo de reembolso, solicitamos que os dados bancários sejam encaminhados conforme orientado anteriormente, por meio do e-mail [email protected] ou mediante resposta ao ticket n *****, contendo as informações requeridas.

Permanecemos à disposição para auxiliar na finalização deste processo.

Atenciosamente,
Secretaria Acadêmica.

Réplica do consumidor

11/03/2026 às 14:36

Gostaria de deixar registrado que até o momento NUNCA recebi nenhum retorno da Faculdade Dunamis, em nenhum momento, seja por e-mail, telefone ou whatsapp. Meus dados bancários foram encaminhados ao e-mail ***** como solicitado para realização de estorno mas até o momento não obtive resposta nem o estorno do valor pago e ainda continuo recebendo cobranças no meu whatsapp da Secretaria da Faculdade.

Réplica da empresa

13/03/2026 às 14:46

Olá, Tatiana!

Em atenção à sua manifestação, informamos que o ticket aberto por você em nosso canal de atendimento já foi devidamente respondido.

Conforme informado na resposta encaminhada, seus dados bancários foram recebidos e já foram direcionados ao setor responsável para a realização do reembolso. Ressaltamos que o prazo para conclusão do processo é de até 45 dias, porém faremos o possível para que a operação seja concluída em um prazo menor.

Informamos ainda que o cancelamento dos boletos em aberto já foi efetuado. Essa informação pode ser consultada diretamente no Portal da Secretaria, na aba Financeiro.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos e para auxiliá-la no que for necessário.

Atenciosamente,
Faculdade Dunamis

Réplica do consumidor

29/04/2026 às 10:59

Aguardei os 45 dias conforme informado pela Faculdade Dunamis para realização do estorno e resolução do problema, porém os 45 dias se completaram no dia 27/04/26 e até o momento ninguém solucionou meu problema e nem me deram nenhum tipo de resposta.

Réplica da empresa

29/04/2026 às 15:38

Olá, Tatiana.
Tudo bem?

Conforme alinhado em nosso último contato, realizamos o estorno do valor cobrado indevidamente e o comprovante já foi encaminhado para o seu e-mail cadastrado.
Peço, por gentileza, que verifique sua caixa de entrada e também a pasta de spam/lixo eletrônico. Caso não localize o e-mail ou tenha qualquer dificuldade, por favor, nos avise por aqui ou pelos nossos canais oficiais de atendimento para que possamos reenviar o comprovante.

Reforçamos nosso pedido de desculpas pelo transtorno gerado e permanecemos à disposição para o que você precisar.

Atenciosamente,
Faculdade Dunamis