Cobrança indevida para emissão de histórico escolar na Faculdade Flamingo

Resolvido
São Paulo - SP
27/01/2026 às 14:19
ID: 238973113
Prezados(as),
Venho, por meio deste e-mail, registrar denúncia de cobrança indevida praticada pela Faculdade Flamingo, instituição de ensino superior na qual sou aluna.
A referida instituição está exigindo o pagamento de R$ 80,00 (oitenta reais) para a emissão do meu histórico escolar, documento acadêmico obrigatório e essencial, o que caracteriza prática abusiva, nos termos do Código de Defesa do Consumidor e conforme entendimento consolidado do Ministério da Educação (MEC).
Ressalto que o histórico escolar é documento indispensável para fins acadêmicos e profissionais, e não pode ter sua entrega condicionada ao pagamento de taxas, especialmente quando se trata de primeira via ou de documento essencial à vida acadêmica do aluno.
Diante do exposto, solicito a intervenção deste órgão de defesa do consumidor, a fim de que a Faculdade Flamingo seja orientada a cessar a cobrança indevida e fornecer o histórico escolar sem ônus, bem como para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
Coloco-me à disposição para apresentar comprovantes da cobrança, prints e demais documentos que se façam necessários.
Atenciosamente,
Compartilhe
Resposta da empresa
27/01/2026 às 15:49
Prezada Jeziela,
Meu nome é Samuel Anacleto, faço parte do Time do Reclame Aqui do Colégio e Faculdade Flamingo e serei responsável pelo seu atendimento.
Estou verificando as informações com o setor responsável e, em breve, entraremos em contato para dar um retorno completo sobre sua solicitação.
Peço a gentileza que aguarde o retorno do setor através o nosso canal de atendimento.
Fico à disposição para qualquer dúvida ou se precisar de algo mais!
Atenciosamente,
Samuel Anacleto.
Equipe Faculdade Flamingo
[Site]: faculdadeflamingo.com.br
(Tel: 3833-3006
Réplica do consumidor
27/01/2026 às 16:11
Ok, aguardo retorno o mais breve possivel.
Desde já agradeço.
Réplica da empresa
29/01/2026 às 09:20
Prezada Jeziela ,
Estamos cientes de que o caso foi devidamente encerrado com sucesso.
Sua opinião é valiosa! Por favor, avalie o meu atendimento e compartilhe sua experiência.
Estamos à disposição para qualquer outra necessidade. Conte sempre conosco!
Atenciosamente,
Samuel Anacleto
Equipe Faculdade Flamingo
Tel: 3833-3006
[Site]: faculdadeflamingo.com.br
Consideração final do consumidor
29/01/2026 às 13:00
...
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
5