Cobrança Indevida e Negativação no Serasa após Cancelamento de Matrícula na Faculdade Inspirar

Respondida
São Paulo - SP
28/04/2026 às 20:42
ID: 247225231
Venho registrar uma reclamação contra a Faculdade Inspirar por cobrança indevida e constrangimento causado ao consumidor.
No ano de 2025, realizei o cancelamento da minha matrícula junto à instituição, encerrando qualquer vínculo acadêmico e financeiro existente. Apesar disso, continuo recebendo diversas ligações de cobrança de forma insistente, o que vem causando transtornos e desgaste desnecessário.
Além das ligações constantes, fui surpreendido ao verificar que meu nome foi negativado no Serasa por uma suposta dívida que não reconheço, já que minha matrícula havia sido devidamente cancelada anteriormente.
Solicito com urgência:
A imediata retirada do meu nome dos órgãos de proteção ao crédito (Serasa);
O cancelamento definitivo de qualquer cobrança vinculada à matrícula já encerrada em 2025;
A interrupção das ligações de cobrança;
O envio de comprovante formal de cancelamento e regularização da situação;
Esclarecimentos sobre como essa cobrança indevida ocorreu.
Caso a situação não seja resolvida rapidamente, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e também na esfera judicial, pelos danos causados.
Aguardo retorno e solução urgente.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/05/2026 às 15:27
Boa Tarde Dra. Raquel Nascimento
Obrigada por entrar em contato com a Faculdade Inspirar, seja sempre bem-vinda.
Fizemos algumas tentativas de contato, mas não obtivemos sucesso. Quando puder, nos retorne por favor.
Continuamos à sua inteira disposição.
Att
Setor Financeiro
Faculdade Inspirar