Matrícula em Gestão Financeira EAD: Dificuldade no Cancelamento e Cobrança Indevida Após Solicitação de Cancelamento

Resolvido
Porto Alegre - RS
28/05/2026 às 11:33
ID: 249929901
Realizei minha matrícula nesta instituição em *****, no curso de Gestão Financeira EAD. Trabalho atualmente no setor financeiro de uma empresa e, apesar de já cursar outra graduação em outra instituição, decidi iniciar esse curso para aprofundar meus conhecimentos profissionais e agregar mais valor à minha atuação na área.
Entretanto, desde o início, minha experiência foi extremamente negativa.
Já no momento da matrícula achei estranho o fato de não poder escolher minhas disciplinas. Como já faço outra faculdade e preciso conciliar horários, imaginei que teria alguma autonomia para definir quantidade e tipo de cadeiras. Porém, fui automaticamente matriculada em 5 disciplinas, sem qualquer possibilidade de escolha ou flexibilização. Entendo que a modalidade seja EAD, mas não faz sentido não existir nenhuma liberdade acadêmica mínima para o aluno.
Ao acessar o conteúdo das disciplinas, a decepção foi ainda maior. O curso vendido como tecnólogo em Gestão Financeira apresenta conteúdo extremamente básico, superficial e raso. Honestamente, parece mais um curso técnico introdutório do que uma graduação tecnológica. As aulas não agregavam absolutamente nada ao meu dia a dia profissional no financeiro e a sensação era de que o objetivo era apenas entregar um diploma, sem compromisso real com qualidade de ensino.
Diante disso, no dia ***** solicitei o cancelamento diretamente no polo. Fui informada de que o cancelamento só poderia ser realizado via telefone. Achei estranho, mas segui a orientação.
A partir daí começou um verdadeiro desgaste.
Liguei inúmeras vezes durante fevereiro, março e abril, enquanto as cobranças continuavam chegando normalmente, mesmo sem eu frequentar as aulas ou utilizar os serviços da instituição. O problema é que, ao chegar na opção de cancelamento, as ligações simplesmente caíam. Posteriormente, pesquisando no Reclame Aqui, percebi que essa parece ser uma prática recorrente da instituição: dificultar ao máximo o cancelamento do vínculo, inclusive utilizando atendimentos automatizados insistindo diversas vezes com perguntas como tem certeza? antes de concluir o processo.
Mesmo diante de toda essa dificuldade, continuei tentando insistentemente até conseguir finalmente concluir a solicitação de cancelamento em *****.
Agora, para piorar uma situação que já era absurda, recebi uma negativação no SERASA referente justamente ao mês de fevereiro o mesmo mês em que solicitei o cancelamento pela primeira vez e fui orientada a utilizar um canal de atendimento que simplesmente NÃO FUNCIONA.
Essa negativação está causando impactos reais e sérios na minha vida financeira e pessoal. Considero essa cobrança completamente indevida e realizada de má-fé, especialmente porque tenho provas de todas as tentativas de cancelamento realizadas desde o início.
Inclusive, recentemente ainda recebi mensagem solicitando assinatura de contrato. Sequer compreendo tal solicitação. A única pessoa que efetivamente tentou prestar algum suporte foi a *****, do próprio polo. Porque o atendimento oficial da instituição é desrespeitoso, desgastante e completamente ineficiente.
No início, eu ainda cogitava negociar os valores em aberto, mesmo sem utilizar os serviços. Porém, diante da negativação indevida no meu CPF e de toda a dificuldade proposital criada para impedir o cancelamento, agora buscarei a anulação integral de todas as cobranças realizadas.
Exijo:
Exclusão imediata de qualquer negativação vinculada ao meu CPF;
Cancelamento definitivo do vínculo acadêmico;
Anulação de todas as cobranças geradas após minha primeira solicitação de cancelamento, realizada em fevereiro de 2026;
Confirmação formal de inexistência de débitos.
Tenho registros das tentativas de contato, das ligações realizadas e de toda a situação enfrentada. Espero que a instituição resolva isso administrativamente, pois a condução desse caso até aqui demonstra total desrespeito ao consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/06/2026 às 12:35
Olá, Laura! Tudo bem?
Me chamo Leonardo e falo em nome do Reclame Aqui.
Após análise do chamado aberto, informo que foi realizado:
O cancelamento definitivo da sua matrícula;
A isenção dos valores gerados em sua matrícula.
Encaminhei também, em anexo, a declaração de nada consta para sua confirmação.
Fico muito feliz em ter conseguido te ajudar! 😊
Caso precise de suporte futuramente, você pode entrar em contato diretamente pelos nossos canais de atendimento:
📞 Telefones:
0800 880 6767
4003 6767
⏰ Horário de atendimento:
Segunda a sexta: das 8h às 21h
Sábados: das 8h às 18h
💬 WhatsApp:
https://api.whatsapp.com/send?phone=55218008806772
Atendimento via bot: 24h
Atendimento humano: mesmo horário telefônico
Por fim, peço, por gentileza, que avalie o meu atendimento. São apenas três perguntas rápidas, e sua opinião é muito importante para mim:
🔗 https://www.reclameaqui.com.br/minha-conta/minhas-reclamacoes/#tipo=pending-evaluated
Atenciosamente,
Leonardo
Reclame Aqui – Wyden
Consideração final do consumidor
06/06/2026 às 14:07
Leonardo merece um aumento! Foi o único interessado em resolver o meu problema. O único com escuta ativa e inclinação a devida resolutividade definitiva da situação. Parabéns, Leonardo e obrigada!
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
10