Aluno busca confirmação sobre regularidade do curso e validade do diploma perante o MEC

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Teófilo Otoni - MG

10/07/2026 às 11:27

ID: 253574239

Sou aluna da Segunda Licenciatura em Artes Visuais da FAEP, com matrícula efetivada em fevereiro de 2026.

Entrei em contato com a instituição para esclarecer uma dúvida muito importante sobre a regularidade do meu curso diante das recentes mudanças na legislação do MEC. Solicitei apenas uma confirmação oficial informando se minha turma está regular e se, após a conclusão do curso, meu diploma terá validade nacional.

No entanto, a resposta recebida não esclareceu minha dúvida. A instituição informou apenas que não emite documentos fora dos modelos padronizados, sem responder objetivamente às perguntas feitas.

Ainda faltam parcelas para eu quitar o curso e preciso dessa informação para decidir com segurança se devo concluir a formação. Não estou pedindo um documento fora do padrão, apenas um posicionamento oficial sobre a situação da minha turma e da validade do diploma.

Solicito que a FAEP responda de forma clara e objetiva:

- Minha turma, com matrícula efetivada em fevereiro de 2026, está regular perante as normas vigentes do MEC?
- Após a conclusão do curso e o cumprimento de todas as as exigências acadêmicas e financeiras, o diploma da Segunda Licenciatura em Artes Visuais terá validade nacional?

Aguardo um retorno transparente para que eu possa tomar minha decisão com segurança.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/07/2026 às 19:45

Jéssica, boa noite!!

Estarei buscando esclarecer suas dúvidas. Peço que aguarde!!

Atenciosamente,

Prof Simone Franco
13.07.2026

Réplica da empresa

13/07/2026 às 19:45

Jéssica, boa noite!!

Estarei buscando esclarecer suas dúvidas. Peço que aguarde!!

Atenciosamente,

Prof Simone Franco
13.07.2026

Réplica do consumidor

14/07/2026 às 09:05

Ok.Estou aguardando, aproveito para perguntar qual norma do MEC autoriza essa organização curricular para a minha turma, com matrícula em fevereiro de 2026?

Réplica da empresa

15/07/2026 às 18:23

Jéssica, boa tarde!!

Estarei encaminhando por e-mail, uma declaração constando as informações solicitadas.

Desejo sucesso!!

Atenciosamente,

Prof Simone Franco
15.07.2026

Réplica da empresa

15/07/2026 às 18:28

Declaração enviada.

Atenciosamente,

Prof Simone Franco
15.07.2026

Réplica do consumidor

16/07/2026 às 06:59

Agradeço o envio da declaração de matrícula. No entanto, ela não responde ao meu questionamento. Minha dúvida não é sobre a matrícula, mas sobre a regularidade do curso diante das normas vigentes do MEC e a validade nacional do diploma da minha turma. Solicito, por gentileza, uma resposta por escrito a esses questionamentos, ainda que não seja por meio de declaração.

Réplica da empresa

16/07/2026 às 14:16

Jéssica, boa tarde!!

Vou encaminhar sua solicita\[Editado pelo Reclame Aqui]\.Pe\[Editado pelo Reclame Aqui] que aguarde.

Atenciosamente,

Prof Simone Franco
16.07.2026

Réplica do consumidor

18/07/2026 às 17:07

Terminei as pendências acadêmicas e faltam as financeiras e gostaria de solicitar esclarecimentos formais sobre a estrutura curricular da minha turma para que eu possa terminar essa segunda licenciatura e ter o diploma.
Durante todo o período do curso não realizei estágio curricular supervisionado e gostaria de saber como essa exigência foi contemplada na minha formação, considerando as normas vigentes para cursos de licenciatura e segunda licenciatura.
Solicito, por favor, o envio da matriz curricular completa do meu curso/turma, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a informação de como o estágio (ou componente equivalente, se houver) está registrado no histórico escolar. E minha dúvida permanece em relação à segunda licenciatura em Artes. Solicito, por gentileza, o envio do ato autorizativo específico do curso, a matriz curricular com a indicação da carga horária de estágio supervisionado (caso previsto) e a fundamentação legal utilizada para a oferta da segunda licenciatura, conforme as normas atuais do MEC.
Também gostaria de confirmar quais documentos serão disponibilizados ao final da conclusão (histórico escolar, certificado e diploma) e os respectivos prazos.

Réplica da empresa

20/07/2026 às 14:13

Jéssica, boa tarde!!

Já encaminhei suas solicitações aos responsáveis. Peço que aguarde o retorno.

Atenciosamente,

Prof Simone Franco
20.07.2026

Réplica da empresa

21/07/2026 às 18:34

Jéssica, boa tarde!!

Fui informada de que o Sr. Clemente, Reitor da Instituição, entrou em contato telefônico com você e esclareceu suas dúvidas.

Espero ter ajudado. E caso, ainda assim, existam dúvidas, estaremos à disposição.

Atenciosamente,

Prof Simone Franco
21.07.2026