Atraso de 4 meses na emissão do diploma digital e descaso no atendimento

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Cascavel - PR

07/08/2026 às 20:28

ID: 255915985

Venho por meio deste canal registrar formalmente minha profunda insatisfação e indignação com a má prestação de serviços, falta de suporte e descaso total com o aluno por parte da Faculdade Famart.

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

Data da Solicitação: 09/04/2026

Status no Portal: "Aguardando Emissão" (Certificado Digital)

Prazo Prometido no Portal: "Após solicitação, a emissão do seu certificado ficará disponível para download em até 7 dias úteis."

Embora o portal informe expressamente o prazo de 7 dias úteis, já se passaram 4 meses desde a solicitação (feita em 09/04/2026) sem que o diploma/certificado fosse disponibilizado.

Ressalto que cumpro todos os requisitos acadêmicos, administrativos e financeiros.
Há meses venho tentando contato por e-mail, telefone e chat/WhatsApp para resolver a pendência e obter meu documento de conclusão. As solicitações enviadas por e-mail sequer são respondidas.
No atendimento via WhatsApp realizado hoje, ocorreu um fato grave que expõe a postura da instituição:

Às 12:20, entrei no canal da Secretaria/Graduação cobrando a emissão do diploma. A atendente Amanda respondeu às 13:58, mas deixou de responder logo em seguida (às 14:02), ignorando mais de 10 tentativas sucessivas de contato ao longo da tarde.

Vendo o descaso do pós-venda, às 14:14 abri um atendimento demonstrando interesse em adquirir novos cursos ("Quero ser aluno"). Para a minha surpresa, a consultora comercial, respondeu em menos de 3 minutos (às 14:18), demonstrando extrema agilidade, insistência e presteza para vender novos cursos.

O contraste é revoltante: para receber o dinheiro de novas matrículas o atendimento é imediato e eficaz; para entregar o diploma de um curso já pago e concluído, o aluno é ignorado e mantido em vácuo.
Histórico de Problemas Operacionais
Este episódio não é isolado. Durante todo o curso, enfrentei recorrentes problemas de atendimento, dificuldades no lançamento de notas, divergências em cobranças e lentidão na resolução de chamados básicos de secretaria.

Pedido e Providências Exigidas
Diante do exposto e do manifesto descumprimento da oferta (Art. 35 do Código de Defesa do Consumidor - Lei n 8.078/1990):

Exijo a emissão e disponibilização imediata do Diploma/Certificado Digital de Conclusão do curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira no portal do aluno;

Exijo uma posição formal por escrito justificando o motivo do atraso de 4 meses em um serviço que prometia 7 dias úteis.

Caso a situação não seja resolvida no prazo de 7 dias úteis, como diz no próprio site, adotarei as medidas legais cabíveis, incluindo o registro de denúncia no Ministério da Educação (MEC/e-MEC), abertura de reclamação formal no Procon e o ajuizamento de Ação Declaratória c/c Indenização por Danos Morais em razão do prejuízo causado pela retenção indevida de documento oficial de conclusão de curso.

Aguardo retorno imediato.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/08/2026 às 12:44

Olá, Gabriela!

Aqui é a Laura, do Relacionamento com o Cliente.

Lamentamos pelos transtornos e compreendemos a sua insatisfação.

Conforme já esclarecido e resolvido durante o atendimento realizado, a situação foi regularizada e, neste momento, será necessário seguir as etapas acadêmicas orientadas para a conclusão do curso.

Após o cumprimento dessas etapas e a aprovação no TCC Final, será possível prosseguir com a colação de grau e, posteriormente, com a solicitação do certificado.

Reforçamos que as orientações e os procedimentos necessários já foram informados durante o atendimento.

Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,
Laura
Famart

Consideração final do consumidor

19/08/2026 às 07:16

A empresa vendeu com a promessa de não precisar fazer o TCC agora exige que seja feito, o problema não é ter que fazer, mas nao ser informada adequadamente, estou a 4 meses sem retorno e aguardando a colação de grau apos muitas reclamações fui informada da necessidade que no ato da compra foi dispensado

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0