Farmácia Vivenda cobra valor abusivo e se recusa a reconhecer erro em quantidade de cápsulas de Vitamina D

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

27/03/2026 às 18:57

ID: 244538425

Já fiz algumas fórmulas na Farmácia Vivenda e não tive problemas. No entanto, dia 12/03/26 eu solicitei a cotação da Vitamina D 7000 UI de uso contínuo. A recomendação na receita era tomar 1 cápsula 1x ao dia por 6 semanas.
Recebi o orçamento: Fórmula n 1: 6 CAPSULAS | Vitamina D 7000ui Valor R$ 52,99
No dia seguinte eu fechei a compra. No total, eu encomendei 4 fórmulas, incluindo a vitamina D, que era para a minha filha.
As fórmulas chegaram, mas somente dia 25/03 minha filha falou que o remédio tinha acabado. Eu achei estranho porque eram 60 cápsulas, assim como as outras fórmulas (as outras 3 vieram com 60 doses). Neste mesmo dia tentei contato com a empresa via whatsapp. Não obtive resposta. Dia 26/06 a empresa iniciou o atendimento. Eu relatei o que tinha acontecido, pois creio que foi um erro de digitação. Ao invés de digitarem 60, colocaram apenas 6. A atendente pediu que eu enviasse uma foto do frasco. Eu enviei comprovando que de fato constavam apenas 6 unidades.
Mas ela insistiu que eu tinha solicitado apenas 6 cápsulas. Como eu pediria apenas 6 se o remédio é de uso contínuo? Daí ela me mandou esta mensagem: "O orçamento que te mandei foi com 6 capsulas, conforme te informei o sistema entendeu que seria apenas uma por semana. Inclusive o valor pago foi R$ 41,93 refente a 6 capsulas. Se fosse com 60 doses, o valor não seria esse. Eu vou até te mandar agora o valor com 60 doses. O que eu posso fazer é te oferta um desconto bom, para você fazer o restante."
Para minha surpresa, a cotação que ela me enviou foi: "Fórmula n 1: 60 CAPSULAS | Vitamina D 7000ui
Valor R$ 82,51 ".
Se eu paguei 41,93 por 6 cápsulas, significa que cada uma custou 6,98. No segundo orçamento, 60 cápsulas custariam 82,51, ou seja, 1,37 por cápsula. Que conta é essa? Como justificar essa diferença tão grande na mesma fórmula?
Argumentei com a atendente sobre isso e ela não se mostrou interessada em resolver a questão. Insistiu em perguntar se eu queria que mandasse fazer outra fórmula, sendo que eu teria que pagar 82,51.
Lamentável a empresa não reconhecer o erro nem se mostrar disposta a negociar um meio termo com o cliente. Total falta de empatia e bom senso. Temos muito boas opções de farmácias de manipulação sérias em Brasília e certamente a Vivenda não é uma delas! Tá riscada da minha lista de opções e não recomendo a ninguém pela falta de respeito para com o cliente.

Compartilhe

Resposta da empresa

01/04/2026 às 14:48

Olá, Sintia
Agradecemos por compartilhar seu relato e, de forma muito sincera, lamentamos pelo ocorrido.
Após análise interna, identificamos que houve uma falha no processo de conferência do orçamento, o que já foi tratado com a equipe envolvida. Sabemos que, principalmente em casos de uso contínuo, como o que você descreveu, a expectativa é de clareza e coerência desde o início e entendemos o quanto essa situação gerou frustração.
Sobre a diferença de valores apresentada, é importante esclarecer que, em manipulação, o custo não é proporcional apenas à quantidade de cápsulas. Existem etapas fixas no processo produtivo que impactam diretamente no valor final, fazendo com que fórmulas com maior quantidade tenham um custo unitário reduzido. Ainda assim, reconhecemos que essa informação não foi conduzida de forma clara no seu atendimento, o que contribuiu para a percepção negativa.
Nosso gerente comercial entrou em contato com você para entender melhor o ocorrido e buscar uma condução mais adequada, porém lamentamos não termos conseguido avançar em uma solução que fosse satisfatória naquele momento.
Seguimos tratando internamente esse tipo de situação com atenção, reforçando nossos processos e a postura de atendimento, para que experiências como essa não se repitam.
Agradecemos por ter trazido esse ponto e permanecemos à disposição caso, em algum momento, você queira retomar o contato conosco.