AUSÊNCIA ADMINISTRATIVA E TOTAL DESCASO COM OS CONDÔMINOS

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

14/04/2025 às 22:29

ID: 214786043

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Resido em um Condomínio localizado no bairro Heliópolis-BH, infelizmente administrado pela FBR Contabilidade e Administração.

Recentemente, ao indagar a Síndica do prédio, acerca de quando iniciaria o serviço de pintura no condomínio, tendo em vista se passar quase 3 (três) anos do valor arrecadado à época para este fim, bem como da realização de obras no telhado e restauração do passeio interno e externo, que de antemão informo que foram feitos fora dos padrões estabelecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, conforme Regulamentando a Lei n 8.616 de 14/07/2003, que estabelece o Código de Posturas do Município de Belo Horizonte, que prevê a padronização das calçadas, em virtude de segurança e acessibilidade das pessoas com necessidades especiais, entre outras obras internas especificadas em Assembleia.

Retomando acerca da indagação quanto à pintura, fui surpreendido pela Síndica do condomínio Di Vicenza com a resposta de que o administrador que raramente aparece, *****, fará uma nova Assembleia com o fim de arrecadar (complementar) o valor arrecadado outrora em 36 (trinta e seis) parcelas, tendo em vista que o orçamento atual está incompatível com o valor disponível em caixa.

Primeiramente, não me surpreende a ingerência dessa empresa em administrar, pois é extremamente ausente e sempre tomou as piores decisões e, morando nesse condomínio há 8 anos, não vi e os outros condôminos também não viram nenhuma melhoria real.

Quanto ao se pensar em realizar uma nova Assembleia visando arrecadar mais valores para o mesmo objeto finalístico, questiono a legalidade de tal objetivo, tendo em vista que há 3 anos, os condôminos presentes na Assembleia, diga-se de passagem, 28 de quase 800 condôminos, que decidiram pela a realização das obras (troca dos telhados, reforma das calçadas e pintura do condomínio) votaram de BOA FÉ, que os valores arrecadados seriam destinados para esse fim.

Talvez essa empresa não tenha consciência plena, mas a maioria dos proprietários e/ou inquilinos deste Condomínio, são pessoas assalariadas, que ganham o básico para sobreviver no mês, muitos recebem auxílio de cesta básica e, particularmente, me sinto até constrangido em escrever isso, mas eu mesmo já ajudei, neste condomínio, família com cesta básica e a própria Síndica é testemunha disso.

Essas famílias simples que, em sua maioria tem baixa escolarização formal e a forma que normalmente essas reuniões são conduzidas, acabam votando na Assembleia algo que elas mesmas serão prejudicadas, posteriormente.

Ressalto ainda que essas famílias não podem ser prejudicadas e arcarem com o ônus da má gestão orçamentária e financeira da FBR Administradora. Como podem arrecadar um montante sem a definição das empresas para prestarem as obras?

Já que faltou gestão consciente para administrarem, seria, minimamente justo e razoável, restituírem e/ou abaterem em condomínio, o valor em caixa arrecadado e, posteriormente, de forma mais adequada e consciente, apresentar em Assembleia um valor já orçado com o objetivo da realização da revitalização da pintura do Condomínio Província Di Vicenza. Fazer isso é mais louvável do que onerar no bolso dos condôminos devido às consequências de uma má gestão orçamentária-financeira.

Mesmo que aconteça o absurdo de aprovar em uma nova Assembleia, uma nova arrecadação financeira para realizar a pintura e/ou outra obra, farei questão de mobilizar cada morador, não naquela bagunça de votação comumente feita, mas uma mobilização individual, para provar perante a justiça que votamos de BOA FÉ, com a expectativa de que o valor arrecadado seria para prestação de um serviço que não foi executado pela ingerência administrativa perante os condôminos e, como "solução" querem onerar no bolso dos mais simples a ingerência administrativa.

Por fim, coloquem à mão na consciência e nesses tempos, financeiramente, difíceis que passa o País, os senhores(as) enxergam que a solução mais adequada é onerar no bolso de famílias assalariadas?

Ressalto que antes de recorrer a essa ferramenta, há exatos um mês enviei um e-mail com esses mesmos dizeres e, novamente não me surpreende que essa (des)administradora sequer é organizada para responder um e-mail de quem paga condomínio em dia, quiçá para administrar as finanças.

Espero que arquem com a irresponsabilidade de arrecadar sem se quer orçar..

Compartilhe