Tratamento desumano e risco de perda total da minha mudança internacional FedEx falhou comigo

Resolvido
São Paulo - SP
23/05/2025 às 13:37
ID: 217834095
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesGostaria de relatar a pior experiência que já tive com uma transportadora internacional. Estou no meio de uma mudança internacional do Reino Unido para o Brasil, uma situação extremamente difícil e emocionalmente desgastante, ainda mais por estar fazendo tudo sozinha sem equipe, sem ninguém para me ajudar.
Depois de muito refletir entre enviar minhas coisas pela DHL ou pela FedEx, optei pela FedEx International Priority, acreditando que o serviço mais caro, com rastreamento porta a porta, me garantiria segurança. Paguei mais de 500 para ter essa confiança, principalmente porque enviei itens extremamente pessoais e importantes para mim, acumulados ao longo dos sete anos que vivi no Reino Unido.
Infelizmente, a experiência foi traumática. O processo da FedEx é desorganizado, desumano e automatizado. Recebi um e-mail solicitando documentos e cumpri rigorosamente tudo que pediram: enviei lista dos itens, declaração completa, além de justificar que alguns itens não tinham nota fiscal pois foram usados, presentes ou adquiridos há anos conforme, inclusive, prevê a legislação brasileira, que isenta de tributação bens usados de uso pessoal.
Após enviar todos os documentos, recebi um pedido de esclarecimento adicional. Respondi prontamente, mas cometi o erro humano de responder ao e-mail de onde recebi a solicitação e não para o endereço *****. Por conta disso, recebi um aviso de que meus bens poderiam ser descartados, alegando que eu não havia cumprido o prazo, quando na verdade eu cumpri, mas simplesmente respondi para o endereço errado algo que poderia acontecer com qualquer pessoa. Não há qualquer alerta claro sobre isso, o sistema é confuso e falho.
Chorei de desespero. Não costumo me emocionar facilmente, mas essa situação mexeu profundamente comigo. Estou começando uma nova vida, um novo trabalho, e fiz todo o possível para fazer a minha parte. Enfrentei esse processo sozinha e, mesmo assim, me vi sendo tratada como um número, sem qualquer consideração pelo meu esforço ou pela importância do que estava enviando.
O mais frustrante é que ao mesmo tempo enviei outra parte da minha mudança pela DHL e a experiência foi completamente oposta: processo claro, formulário bem estruturado, possibilidade de explicar e justificar, acompanhamento humano, e, acima de tudo, respeito. A DHL me tratou como uma pessoa.
Com a FedEx, paguei caro e fui tratada como um número descartável. Mesmo tendo enviado tudo o que pediram, mesmo tendo seguido a lei brasileira à risca, fui ameaçada de perder tudo o que guardei e cuidei por anos.
Saio desta experiência profundamente traumatizada. Se meus bens forem descartados, nunca mais, nunca mais, confiarei ou utilizarei a FedEx para nada. Nem recomendaria a ninguém. A falta de empatia, clareza no processo e humanidade no atendimento me deixou devastada. Foi um verdadeiro pesadelo.
Espero que minha reclamação sirva de alerta para que outras pessoas não passem pelo mesmo.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/05/2025 às 16:01
Prezada Sra Beatriz
Não identificamos remessa FedEx em seu nome com os dados disponíveis neste protocolo.
Queira por gentileza nos informar o número de sua remessa FedEx composto por 12 números.
No seu aguardo
Atendimento FedEx
Réplica do consumidor
23/05/2025 às 16:05
Boa tarde,
Há uma remessa sob o meu nome inteiro, não divulgado por temas de segurança. O numero da minha remessa é AWB*******9.
Obrigada,
Beatriz.
Consideração final do consumidor
16/11/2025 às 09:26
Eles só reagiram ao problema após a reclamação aqui. Até então os atendentes no telefone só me assustaram e me fizeram sentir que a minha situação não teria solução. Por mais que agora já faça tempo, eu ainda lembro do sentimento de desespero e da situação como se ela tivesse acontecido ontem, e tenho ctz que nunca mais farei envios internacionais com a fedex.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1