Contrato Surpresa da FEITEP: Valor combinado NÃO aparece no contrato!

Não resolvido
Maringá - PR
08/12/2025 às 15:43
ID: 234094319
Este relato fica registrado para ALERTAR outros consumidores sobre práticas que considero abusivas e extremamente desrespeitosas por parte da FEITEP MARINGÁ. Fiquem atentos.
Antes de tudo: LEIAM O CONTRATO INTEIRO antes de assinar qualquer coisa. Caso contrário, você pode acabar preso em uma dívida absurda. Meu caso foi acompanhado pelo Procon de Maringá, inclusive porque a empresa não respondeu às duas intimações enviadas pelo órgão.
RELATO DO OCORRIDO
Procurei a FEITEP MARINGÁ (*****) para contratar o curso de ADS. Tudo foi feito presencialmente. A atendente afirmou que o valor mensal seria aproximadamente R$ 150,00, e que o contrato seria assinado depois, pela plataforma, contendo exatamente o valor combinado. Eu deixei explícito que só assinaria se estivesse conforme o acordado.
Pois bem. Quando finalmente tive acesso ao contrato digital, percebi imediatamente a surpresa:
Um parágrafo afirmando que qualquer desconto dura apenas um módulo, sem garantia de continuidade e podendo ser retirado a qualquer momento.
"PARÁGRAFO SEXTO: Todo e qualquer desconto ou benefício, concedido pela CONTRATADA ao CONTRATANTE, terá vigência, tão somente, durante o módulo em curso, sendo que a renovação da matrícula não representa a manutenção do benefício para os módulos subsequentes, não permitida a cumulatividade de convênios de terceiros."
Outro informando que o valor real do curso seria R$ 944,87, ou até 3 parcelas de R$ 314,96 algo totalmente diferente do que foi prometido presencialmente.
"PARÁGRAFO NONO: Como contraprestação aos serviços educacionais contratados, para o período letivo 4/2025 , na turma/modulo ADS - 4.2025 o(a) CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor de 944,87 (novecentos e quarenta e quatro reais e oitenta e sete centavos), à vista, ou em até 3 (três) parcelas mensais, no valor de R$ 314,96 cada, sendo a 1 (primeira) parcela paga no ato da matrícula, e as demais a partir do mês do início do curso, estas com vencimento determinado para todo dia 08 de cada mês."
Ou seja: o valor informado pela atendente simplesmente NÃO CONSTAVA no contrato. Uma armadilha clara para quem assina sem ler.
Diante disso, obviamente não assinei o contrato. Porém, ao tentar cancelar a matrícula na plataforma, descobri outra situação absurda: não existe opção de cancelamento, já que, sem assinatura, o sistema não reconhece a matrícula formalmente. Mesmo assim, a FEITEP cobrou a primeira parcela sem contrato assinado.
SITUAÇÃO ATUAL
A FEITEP não respondeu às intimações do Procon de Maringá. Ignorou completamente o órgão.
Um processo administrativo já foi aberto e pode gerar multa caso a situação não seja resolvida.
Já ajuizei uma ação no Juizado Especial de Maringá.
Solicitei a devolução integral da primeira parcela cobrada afinal, não existe contrato assinado.
Qualquer cobrança futura, multa, negativação no SERASA/SPC ou tentativa de colocar meu nome em inadimplência será imediatamente levada à Justiça.
DEIXO AQUI MEU ALERTA
Jamais assinem nada sem conferir o contrato. Nunca confiem apenas na palavra do atendente. No meu caso, as informações passadas verbalmente não coincidiam com o documento oficial e isso poderia ter gerado um prejuízo enorme.
Espero que meu relato ajude outros consumidores a não passarem pelo mesmo transtorno e falta de respeito que venho enfrentando com a FEITEP.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
13/01/2026 às 11:17
Meu conselho, se uma empresa não responde ao Procon e não responde ao Reclame Aqui. Fuja que eles não dão a mínima para os consumidores. E nem para você. Feitep nunca mais....
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0