Reclamação sobre alteração de cardápio em passeio ferroviário

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Atibaia - SP

16/03/2026 às 10:16

ID: 243371281

Venho por meio desta relatar formalmente o ocorrido e solicitar manifestação da empresa acerca dos fatos ocorridos durante o passeio realizado em 08/03/2026, com embarque às 9h30, na cidade de Guararema, no carro restaurante classe Pullman Company. 1. Da contratação Em 09/12/2025, realizei a compra de passeios ferroviários com serviço de refeição incluso, sendo: * Mesa 1 lugares A, B e C * Mesa 2 lugares C e D Totalizando 4 adultos e 1 criança, no valor total de R$ 1.455,00. Também adquiri ingressos para: mais 6 adultos, distribuídos nas mesas: * Mesa 2 lugares A e B * Mesa 4 lugares A, B, C e D Totalizando, portanto, 10 adultos e 1 criança no grupo. 2. Do ocorrido no passeio O embarque ocorreu de maneira organizada e cordial, com excelente recepção por parte dos funcionários, bem como um café da manhã de ótima qualidade, devidamente servido. Entretanto, após a parada para desembarque e retorno ao vagão para o almoço, fomos surpreendidos com um cardápio totalmente diferente do contratado. No momento da compra, em 09/12/2025, foi informado que o almoço seria composto por: * Arroz * Escalope de filé mignon ao molho madeira E a sobremesa prevista seria: * Churros * Sorvete Porém, o que foi servido foi: * Peixe * Arroz piemontese * Batata cozida E como sobremesa: * Banoffee Ou seja, um cardápio completamente diferente do contratado, sem qualquer comunicação prévia aos consumidores. 3. Da ausência de comunicação prévia Ressalto que não houve qualquer aviso prévio sobre alteração do cardápio, seja por: * e-mail * WhatsApp * ou qualquer outro meio de comunicação. Essa situação foi ainda mais delicada porque no grupo havia uma criança, cuja expectativa alimentar foi completamente frustrada, uma vez que o cardápio originalmente adquirido previa pratos que naturalmente geravam expectativa, especialmente em relação à carne e à sobremesa prometida. Além disso, havia também pessoas idosas no grupo, o que exige ainda mais atenção e respeito quanto à previsibilidade e qualidade do serviço contratado. Outro ponto extremamente relevante é que o passeio ocorreu no dia 08 de março, data mundialmente reconhecida como Dia Internacional da Mulher, ocasião na qual diversas mulheres do grupo adquiriram o passeio justamente para celebrar a data. Dessa forma, a alteração unilateral do cardápio acabou por frustrar a experiência planejada para essa comemoração, demonstrando falta de consideração com as consumidoras que adquiriram o passeio confiando na oferta realizada pela empresa no momento da compra. 4. Da tentativa de solução no local Ao questionar a atendente, fui informado de que caso não quiséssemos a opção de peixe, deveríamos ter avisado previamente via WhatsApp. Respondi prontamente que não manifestei recusa ao peixe simplesmente porque não havia sido informado que seria servido peixe, uma vez que o cardápio contratado previa carne (filé mignon). A atendente informou que verificaria com os superiores e retornaria posteriormente, após finalizar vendas extras no vagão. Contudo, não houve retorno algum. Diante da situação, fomos obrigados a consumir alimentos que não haviam sido contratados, inclusive por falta de alternativa disponível no local. 5. Da ausência de nota fiscal Ressalto ainda que até o presente momento não recebi qualquer Nota Fiscal referente à prestação do serviço, tendo recebido apenas o voucher do passeio. 6. Do enquadramento legal A situação configura descumprimento da oferta, conforme o Código de Defesa do Consumidor, especialmente: Art. 35 O fornecedor é obrigado a cumprir a oferta apresentada ao consumidor. Art. 37 É proibida publicidade enganosa ou abusiva. Também se caracteriza falha na prestação do serviço, conforme o Art. 14 do CDC, que estabelece a responsabilidade do fornecedor. 7. Da solicitação Diante dos fatos, solicito formalmente: 1. Manifestação da empresa sobre o ocorrido 2. Justificativa formal pela alteração do cardápio sem aviso prévio 3. Emissão da Nota Fiscal referente à compra realizada 4. Proposta de compensação ou ressarcimento, considerando o descumprimento da oferta contratada. Caso não haja solução amigável, informo que poderei registrar reclamação junto ao Procon e, se necessário, ingressar com medida judicial no Juizado Especial Cível, visando a reparação pelos danos materiais e morais decorrentes da falha na prestação do serviço. Aguardo manifestação da empresa. Atenciosamente,

Compartilhe