Administradora de condomínio não disponibiliza notas fiscais e prestações de contas para acesso dos proprietários

Em réplica
Rio de Janeiro - RJ
19/03/2026 às 08:58
ID: 243707537
A F&F Imobiliária é a Administradora do Condomínio onde sou proprietária de um imóvel e foi contratada desde 2022 por uma síndica eleita e reeleita desde então. Ocorre que a síndica guarda em casa as prestações de contas do Condominio Obrigando os proprietarios a procurá-la para poder ter acesso as notas fiscais emitidas por serviços de firmas e profissionais contratados pois não são colocadas na internet nas prestações de contas. Os proprietários quase todos, inclusive eu, não moram no Condomínio e não podem ter acesso as notas fiscais. As administradoras anteriores sempre colocavam. Gostaria que a Administradora informasse porque não são colocadas as notas fiscais pagas inclusive água, Luz já que alega transparência no seu trabalho pois são apenas 10 apartamentos.
Compartilhe
Resposta da empresa
19/03/2026 às 13:19
Prezada Sra. Maria Lucia,
Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecer a situação.
Atualmente, todas as despesas encaminhadas para pagamento pela administradora são acompanhadas de seus respectivos documentos fiscais originais, garantindo a correta conferência e registro das informações.
Em relação ao acesso às notas fiscais, informamos que as pastas físicas com a documentação completa são encaminhadas ao condomínio, ficando sob a responsabilidade da síndica a guarda e disponibilização para consulta dos condôminos. Por isso, para acesso presencial às pastas, é necessário, de fato, alinhar diretamente com a administração local.
Por outro lado, visando facilitar o acesso e reforçar a transparência, disponibilizamos aos proprietários o acesso online ao sistema da administradora, onde é possível consultar os extratos financeiros do condomínio a qualquer momento.
Identificamos que a Sra. pode ainda não ter acesso à nossa plataforma atual. Por isso, já estamos providenciando o envio, para o seu e-mail, das orientações para criação de uma nova senha e liberação de acesso ao sistema.
Seguimos à disposição para auxiliá-la no que for necessário e reforçamos nosso compromisso com a transparência e a boa gestão condominial.
Atenciosamente,
Equipe Fernando & Fernandes Imobiliária
Réplica do consumidor
22/03/2026 às 13:38
Não é verdade que eu não esteja inscrita no novo site da Administradora. Certamente não disponibilizaram para mim porque por erro ou porque não lhes interessa. E a Síndica está sabendo?
Réplica do consumidor
22/03/2026 às 13:41
Não recebi qualquer e-mail da Administradora até hoje. Continuo aguardando.
Réplica do consumidor
22/03/2026 às 13:46
Continuo aguardando resposta da F&F Administradora.
Réplica do consumidor
22/03/2026 às 18:04
agora colocaram no site onde já sou cadastrada. Mas impossível imprimir. Quero imprimir e não há como.
Réplica da empresa
23/03/2026 às 10:21
Prezada Sra. Maria Lucia,
Ao acessar a sua prestação de contas, no canto superior direito da tela, a senhora encontrará as opções Imprimir ou Salvar em PDF.
Pedimos, por gentileza, que verifique novamente. Caso ainda tenha alguma dificuldade, também é possível agendar uma apresentação do sistema com um de nossos colaboradores do setor de implantação, que poderá auxiliá-la e esclarecer eventuais dúvidas.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe Fernando & Fernandes Imobiliária
Réplica do consumidor
23/03/2026 às 23:24
o Site da F&F Administração não coloca cópias das faturas pagas como TODAS Administradoras anteriores. Coloca apenas os nomes e os valores. Não há como comprovar a veracidade. Não consigo entender porque não colocam as fotos das faturas pagas. Qual o problema para colocarem?
Quanto a imprimir não há como pois nada aparece ao tentar imprimir.
Réplica da empresa
24/03/2026 às 17:21
Prezada Sra. Maria Lucia,
Em atenção à sua manifestação, esclarecemos que os documentos comprobatórios das despesas do condomínio encontram-se devidamente disponibilizados na plataforma de acesso dos condôminos, sendo este o canal oficial para consulta.
Informamos que a gerente responsável pelo atendimento do condomínio realizou tentativa de contato pelo Whatsapp, com o objetivo de orientá-la quanto ao passo a passo de acesso ao sistema, bem como esclarecer eventuais dúvidas. Contudo, não obtivemos êxito, tendo em vista a sua solicitação de que as tratativas fossem realizadas exclusivamente pelo canal do ReclameAqui.
Ressaltamos que todos os moradores do empreendimento possuem acesso regular à plataforma, onde é possível visualizar integralmente as pastas financeiras e seus respectivos documentos.
De todo modo, caso haja mudança de entendimento e seja de seu interesse receber o suporte para acesso e navegação no sistema, a gerente permanece à disposição para prestar todas as orientações necessárias.
Atenciosamente,
Equipe Fernando & Fernandes Imobiliária
Réplica do consumidor
25/03/2026 às 09:40
sei usar a internet desde 1996, portanto o problema não é meu. NÃO DISPONIBILIZAM PARA MIM AS FATURAS E QUANDO COLOCOBPARA IMPRIMIR A FOLHA APARECE EM BRANCO. Imprimo qualquer coisa menos do site da F&F. Me enviaram WhatsApp o que é muito estranho porque o advogado da F&F afirmou em petição ajuizada que não possui meu número de telefone. kkkkk. Coloquem aqui a explicação porque somente eu não consigo acessar as notas pagas nem imprimir. Ou será que me acham uma [Editado pelo Reclame Aqui]?Tenho várias ações contra o Condomínio e a Síndica resolveu não me responder. Por que será?
Réplica do consumidor
25/03/2026 às 11:33
Continuo aguardando uma resposta da F&F Administradora.
Réplica da empresa
27/03/2026 às 11:08
Prezada Sra. Maria Lucia,
Para acessar o extrato na plataforma FF Facilities, pedimos a gentileza de seguir o passo a passo abaixo:
Ao acessar a plataforma, no menu à esquerda, clique em Financeiro e, em seguida, em Extrato.
Será aberta a página de extrato, onde basta inserir o período desejado para a pesquisa. Após a seleção do período, será exibida a página de Fluxo de Caixa, na qual é possível visualizar notas fiscais e boletos clicando no ícone de imagem, créditos, débitos e saldos, bem como imprimir os documentos, se necessário.
Migração de documentos para a plataforma nova:
Conforme já informado, implantamos um sistema novo e mais moderno de gestão condominial. As prestações de contas do seu condomínio referentes ao período de janeiro/2026 para trás devem ser acessadas da seguinte forma:
Ao acessar a plataforma, no menu à esquerda, clique em Financeiro, depois em Documentos e, em seguida, em Listar todos os documentos.
Na página que será aberta, no campo Tipo, selecione a opção Pasta Digital e clique em Pesquisar (não é necessário inserir período).
Serão exibidas as seguintes pastas:
- Prestações de contas de 2025 e janeiro/2026 clicar no ícone da lupa;
- Prestações de contas de 2024 clicar no ícone da lupa.
Na página seguinte, estarão disponíveis todas as prestações de contas, com a possibilidade de visualização e impressão dos documentos.
Caso necessite de auxílio para utilização da plataforma, a gerente responsável pelo condomínio ou o setor de implantação estão à disposição para auxiliá-la.
Em relação ao seu número de contato, informamos que ele consta no site Reclame Aqui, o que nos permite utilizá-lo para retorno e tratativas quando necessário. Dessa forma, a gerente responsável pelo atendimento do condomínio realizou tentativa de contato por esse meio.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Réplica do consumidor
31/03/2026 às 20:24
Pior site que já vi. Complicado, difícil de acessar os pagamentos. Não há como visualizar no celular porque não há como aumentar as notas. Não tem Zoom. E não consta meu pagamento para a firma Talento que fornece controles. Adquiri 3 controles, paguei R$ 165,00 e segundo o proprietário da firma colocaria o pagamento na ordem de serviço. Pedi para deixar com a funcionária ou com a Síndica e para colocarem na minha caixa de correio. Ainda não pude apanhar e não sei se está lá. Nada consta no site da F&F. Se não estiver lá volto aqui.Quanto a alegação que conseguiu meu telefone no RA, bastava ver na planilha emitida pela própria administradora e colocada num processo judicial.
Réplica da empresa
01/04/2026 às 13:48
Prezada Sra. Maria Lucia,
Agradecemos pelo seu relato e lamentamos sinceramente a percepção negativa quanto aos serviços prestados.
Cumpre-nos esclarecer que todas as questões apontadas já foram objeto de análise e retorno por parte desta administradora, por meio dos nossos canais oficiais de atendimento. Ademais, envidamos esforços no sentido de estabelecer contato direto, tanto por ligações telefônicas quanto por mensagens, justamente com o propósito de prestar os devidos esclarecimentos e orientações quanto à utilização da plataforma, bem como acerca das informações relativas aos pagamentos mencionados.
Ressaltamos que, desde o primeiro contato, foram apresentadas alternativas viáveis para a elucidação e resolução das demandas, inclusive com a oferta de suporte individualizado, visando garantir maior clareza e segurança no acesso ao sistema. Entretanto, importante ressaltar que, para que seja possível avançar na solução definitiva da questão, faz-se imprescindível a sua colaboração no sentido de acolher as orientações disponibilizadas.
Reiteramos que permanecemos integralmente à disposição para prestar todo o suporte necessário, seja para esclarecimento de dúvidas, conferência de lançamentos ou auxílio na navegação do sistema, com o objetivo de assegurar a plena resolução da demanda apresentada.
Colocamo-nos, portanto, abertos ao diálogo e à construção de uma solução eficaz.
Réplica do consumidor
06/04/2026 às 18:06
1. A F&f Administradora possui meu telefone e E-MAIL *****
2. Não há como imprimir a prestação de contas pois a página para imprimir aparece em branco na HP
3. Não há como colocar zoom nos prints das contas e no meu celular não consigo ler nada
4. Jamais vi um site de administradora de condomínios tão difícil de achar algo
5. Não consigo visualizar a ordem de serviços onde o Fabrício dono da firma que conserta os portões e fornece os controles afirma que está escrito minha compra dos 3 controles nem me enviou nota fiscal
6. Enfim um péssimo serviço o site novo da F@F Administradora
7. A Síndica que não para de fazer obras, e algumas ilegais resolveu não falar mais comigo. Sempre foi bem tratada por mim durante anos e agora resolveu não mais falar por WhatsApp embora a F&F tenha sido escolhida por ela
8. Enfim uma bagunça generalizada
Réplica do consumidor
12/04/2026 às 18:16
As Atas também não são colocadas nem me foi enviada até agora a Ata da assembleia do dia 37/03/2026. Constam no site apenas 2 atas de 2013. Nada mais. Essa Administradora é péssima.
Réplica da empresa
13/04/2026 às 15:07
Prezada Sra. Maria Lucia,
Recebemos sua manifestação e, mais uma vez, reforçamos nosso compromisso com a transparência e o bom atendimento.
Entretanto, é importante destacar que não nos parece tratar-se de falta de esclarecimentos, uma vez que já nos colocamos à disposição em diversas oportunidades para prestar todos os esclarecimentos necessários. Infelizmente, nossas tentativas de contato não tiveram êxito, inclusive com o bloqueio de nossos canais de comunicação via WhatsApp.
Ressaltamos que permanecemos totalmente disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas. No entanto, a ausência de retorno e a impossibilidade de contato tornam inviável a tratativa das questões apontadas, especialmente considerando que tais dúvidas não são recorrentes entre os demais moradores do condomínio.
Seguimos à disposição por nossos canais oficiais de atendimento para que possamos auxiliá-la da melhor forma possível.
Réplica do consumidor
14/04/2026 às 12:01
Mensagem: Basta enviar por e-mail a Ata do dia 27/03/2026 o que pela Convenção a Administradora é obrigada a enviar em Te 8 dias após a Assembleia. A Administradora pode também informar pelo RA porque não foi enviada até agora POR E-MAIL como sempre faz. Tenta se utilizar de desculpas quando é simples escrever aqui porque até hoje não enviou nem consta do site dela. A enrolação é constante e tenta me culpar pelos próprios erros.