Conduta antiética e ambiente de trabalho hostil causado por colegas e falta de ação da gestão.

Respondida
Caxias do Sul - RS
15/12/2025 às 11:22
ID: 234805085
Venho por meio desta registrar uma reclamação formal em relação à conduta antiética e pouco profissional adotada dentro da empresa, da qual a gestão tinha pleno conhecimento e, ainda assim, optou por não intervir de forma adequada.
É de conhecimento interno que não apenas um, mas diversos colaboradores foram submetidos a situações recorrentes de provocação, intimidação e desrespeito por parte das colaboradoras Amanda e Cátia, o que resultou na criação de um ambiente de trabalho hostil, constrangedor e prejudicial à saúde emocional, ao desempenho profissional e ao clima organizacional como um todo.
As atitudes dessas colaboradoras incluem comportamentos inadequados, intimidação de colegas e falhas constantes no cumprimento de suas funções, impactando diretamente outros funcionários que se sentiram desmotivados, inseguros e desrespeitados. Mesmo diante de relatos e da ciência da liderança sobre essas situações, não houve uma postura ética, imparcial ou profissional por parte da empresa para coibir tais condutas.
A omissão da gestão diante desses fatos demonstra falta de compromisso com princípios básicos de respeito, ética e responsabilidade, que deveriam ser inegociáveis em qualquer ambiente corporativo saudável.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/12/2025 às 17:18
Olá, Isadora!
Lamentamos pelo seu relato, principalmente por se tratar de situações envolvendo conduta entre colaboradores e percepções relacionadas ao ambiente de trabalho.
Tratamos possíveis divergências internas de forma ainda mais cuidadosa garantindo que todos os lados sejam ouvidos e acolhidos, prezando sempre por atitudes exemplares e transparentes, independentemente de qualquer motivo.
Infelizmente, não encontramos em nosso quadro de funcionários pessoas com os nomes descritos em seu relato, o que dificulta nossa ação efetiva.
Nosso compromisso é avaliar os fatos de maneira responsável e proceder de forma respeitosa com todos os envolvidos, considerando os diferentes aspectos, pontos de vista e perspectivas.
As informações que chegam ao nosso conhecimento são imediatamente apuradas, priorizamos um ambiente ético, saudável e colaborativo.
Esperamos o mesmo padrão de postura e conduta de todos que interagem conosco, seja nas relações entre colegas, superiores, subordinados, clientes ou terceiros.
Reforçamos que nossa empresa segue comprometida com o diálogo e com a máxima valorização de cada pessoa que faz parte da nossa equipe, independentemente de cargo ou contribuição.
Agradecemos por externar sua opinião, pois acreditamos que, estando abertos a ouvir, refletir e melhorar continuamente, podemos crescer juntos, prezando por relações duradouras, prósperas e verdadeiramente construtivas.
Um abraço
Equipe RH e Direção FG