Falha no atendimento, bloqueio de acesso ao portal, dados bancários travados e conduta abusiva de atendente (PTR / FGV / Vale)

Não respondida
Belo Horizonte - MG
29/07/2026 às 15:14
ID: 255144881
Falha no atendimento, bloqueio de acesso ao portal, dados bancários travados e conduta abusiva de atendente (PTR / FGV / Vale)
Venho por meio desta plataforma manifestar minha total indignação e registrar uma reclamação formal contra a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a PTR e a Vale, devido à total falta de suporte, descaso com beneficiário e, recentemente, a uma conduta extremamente desrespeitosa por parte de uma atendente da PTR.
A minha situação envolve os seguintes problemas graves:
1. Alteração de dados bancários ignorada: Fiz uma solicitação oficial por e-mail para a atualização dos meus dados bancários. A instituição solicitou o envio de documentações, as quais foram devidamente encaminhadas. A partir desse envio, fui totalmente ignorado; a empresa apenas recebe as minhas cobranças e questionamentos respondendo de forma genérica sobre os e-mails enviados, mas não resolve a alteração e não dá andamento ao processo.
2. Bloqueio de acesso ao portal da FGV: O site onde nós, beneficiários, realizamos o login e acompanhamos nossas demandas simplesmente não permite o acesso. A conta consta como bloqueada e o próprio sistema orienta a entrar em contato com um número 0800 (com final 8022). No entanto, ao tentar ligar, a gravação informa que o número é inexistente, deixando o beneficiário sem nenhum canal funcional de autoatendimento ou suporte telefônico direto.
3. Atendimento abusivo e falta de profissionalismo pela PTR: Hoje, dia 29/07, por volta das 15h, recebi uma ligação de uma atendente da central de atendimento da PTR (duração aproximada de 5 minutos). Durante a chamada, ela me instruiu a pegar um outro telefone e ligar para um número que constava como inexistente, exigindo que eu fizesse tudo no viva-voz. Diante do absurdo da situação, solicitei que ela mesma fizesse o teste do outro lado da linha para verificar o erro. Para a minha surpresa, a atendente começou a reclamar, me xingou para o supervisor simplesmente porque exigi o mínimo de colaboração na verificação do problema técnico, e desligou o telefone na minha cara, cortando o contato e deixando a demanda sem solução.
Sou beneficiário e estou há meses tentando resolver uma questão burocrática simples (alteração cadastral/bancária), esbarrando em sistemas inacessíveis, telefones que não funcionam e colaboradores despre preparados que ofendem o cidadão e encerram o atendimento arbitrariamente.
Exijo uma solução imediata por parte da FGV, da PTR e da Vale para:
A regularização e desbloqueio do meu acesso ao portal.
A efetivação da alteração dos meus dados bancários com a confirmação por escrito.
Uma retratação formal e apuração da conduta da atendente da PTR que me destratou e desligou o telefone durante o atendimento de hoje.
Aguardo um retorno célere e resolutivo.