Cobrança Abusiva e Falta de Comunicação em Refinanciamento de Pós-Graduação

Em réplica
Jundiaí - SP
20/03/2026 às 16:33
ID: 243868935
Cobranças Abusivas e falta de clareza na comunicação com o setor de refinanciamento.
Adquiri uma pós-graduação e , por questões financeiras, não consegui seguir. O curso foi bloqueado.
Na sequência, fiz meu reingresso, mas novamente não consegui seguir.
Então consegui retornar e pagar 100% do valor pendente da pós + reingresso para que eu pudesse concluir meu curso.
E em nenhum momento foi me falado que além desse valor teria R$180,00 por disciplina prorrogada e R$600 pelo trabalho final de conclusão.
Me senti enganada e lesionada, pois em nenhum momento foi me orientado que haveria essa cobrança. Uma vez que deixei de entregar no prazo porque eles bloquearam meu acesso e paguei o valor da pós e do reingresso.
Gostaria de solicitar ajuda para que uma vez que já paguei o valor da pós eu consiga realizar as disciplinas, os trabalhos e então receber meu certificado.
Compartilhe
Resposta da empresa
30/03/2026 às 17:12
Prezada Letícia,
Agradecemos o seu contato. Informamos que a Faculdade FIA de Administração e Negócios, como Instituição de Ensino credenciada pelo MEC, possui uma Ouvidoria dedicada ao atendimento da comunidade interna e externa, com o objetivo de ouvir, encaminhar, acompanhar e intermediar questões junto aos órgãos internos da Faculdade.
Antes de tudo, reforçamos nosso compromisso em oferecer um atendimento de qualidade, pautado na clareza, no respeito e na transparência.
Verificamos em sistema que sua matrícula inicial foi realizada para a turma de março de 2023. Em função dos desafios enfrentados ao longo do período, o curso não foi concluído dentro do prazo originalmente contratado. Posteriormente, em 30/05/2024, foi registrada uma solicitação de reingresso, após o envio das condições para a retomada dos estudos.
Conforme previsto no contrato de prestação de serviços aceito no ato da matrícula, o reingresso e a continuidade acadêmica estão condicionados à manifestação do aluno e à quitação das taxas aplicáveis. No momento, identificamos que seu plano financeiro encontra-se quitado; entretanto, essa regularização ocorreu após o encerramento dos prazos acadêmicos vigentes.
Dessa forma, para viabilizar a conclusão do curso, será necessário realizar a solicitação de prorrogação de prazo procedimento adotado nos casos de perda de prazos acadêmicos, reprovação em disciplinas ou TPF, conforme as normas institucionais.
Ressaltamos, ainda, que em 01/08/2025 nosso time de Retenção entrou em contato por e-mail, apresentando as alternativas disponíveis para continuidade do curso mediante prorrogação dos prazos. Na ocasião, não houve retorno, o que impossibilitou a continuidade do atendimento.
Com o objetivo de melhor atendê-la neste momento, nosso time de Canais Especiais realizou um novo contato por e-mail, com informações atualizadas e orientações sobre os próximos passos. Recomendamos, por gentileza, a verificação de sua caixa de entrada, bem como das pastas de spam e lixeira.
Permanecemos à disposição para auxiliá-la no que for necessário, por meio de nossos canais oficiais de atendimento:
https://fiaonline.com.br/contatos
Atenciosamente,
Fundação Instituto de Administração
Réplica do consumidor
15/05/2026 às 13:37
Olá.
Repito que quando fiz o reingresso não foi me explicado que além do valor cobrado teria mais a pagar.
Dessa forma, me senti [Editado pelo Reclame Aqui] e enganada.
Me enviaram uma contra proposta, mas ainda assim, não atende o que eu esperava.