Mais de 3 meses aguardando certificado de pós-graduação e sem retorno da FIA

Resolvido
Joinville - SC
21/07/2026 às 18:46
ID: 254496423
Concluí minha pós-graduação na FIA Online e solicitei a emissão do certificado em 31/03/2026, enviando toda a documentação necessária.
Fui informada de que o documento seria emitido em até 60 dias, prazo que não foi cumprido. Após diversas tentativas de contato por e-mail sem resposta, recebi a informação de que o certificado estava apenas aguardando assinatura e seria enviado em até 10 dias. Novamente, o prazo não foi cumprido.
Posteriormente, entrei em contato pelo WhatsApp e recebi uma nova promessa de envio em até 5 dias, que também não se concretizou.
Hoje, mais de 3 meses após a solicitação, continuo sem receber meu certificado e sem obter respostas aos inúmeros contatos realizados.
O que mais causa insatisfação não é apenas o atraso, mas a falta de comunicação, o descumprimento sucessivo dos prazos informados e o descaso com o aluno após a conclusão do curso.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/07/2026 às 11:58
Prezada Sra. Bruna,
Agradecemos o seu contato. Informamos que a Faculdade FIA de Administração e Negócios, como Instituição de Ensino credenciada pelo MEC, possui uma Ouvidoria dedicada ao atendimento da comunidade interna e externa, com o objetivo de ouvir, encaminhar, acompanhar e intermediar questões junto aos órgãos internos da Faculdade.
Compreendemos a importância desse documento e reconhecemos que o cumprimento dos prazos e uma comunicação clara durante todo o processo são fundamentais para a experiência dos estudantes. Nesse sentido, seu feedback foi registrado e será considerado em nossas ações de melhoria contínua.
Após a finalização das validações, o certificado de conclusão e o histórico escolar foram emitidos e enviados para o e-mail cadastrado.
Parabenizamos você pela conclusão do curso e desejamos muito sucesso em sua trajetória.
Caso surjam novas dúvidas, permanecemos à disposição por meio de nossos Canais de Relacionamento: https://fiaonline.com.br/contatos.
Cordialmente,
Fundação Instituto de Administração
Consideração final do consumidor
23/07/2026 às 12:20
A instituição respondeu a minha solicitação após registro da reclamação. Infelizmente tivemos que chegar a esse ponto, e o fato da reclamação ter sido atendida não apaga a pessima experiência que tive no encerramento do curso e obtenção do certificado.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0