Fiat - Falha no Serviço Confiat

Europ Assistance
Ribeirão Pires - SP
17/06/2024 às 14:44
ID: 190623885

Comprei um Fiat Cronos 2023, atualmente com cerca de nove meses de uso. Meus problemas começaram quando o carro tinha por volta de seis meses de uso. Em 06 de fevereiro, levei o carro na concessionária Salvol para a revisão dos 10.000 km e descobriram um vazamento no cabeçote, que precisaria ser trocado em um recall. Fui informado que o carro ficaria lá por 15 dias, o que é um absurdo, já que dependo dele para trabalhar. A região onde moro não é bem atendida pelo transporte público e uso o carro diariamente. Entrei em contato com o serviço Confiat, que prometeu um retorno em 48 horas. Sem um carro disponível de imediato, tive que alugar um veículo até que me liberassem um carro reserva, o que aconteceu no final do dia seguinte. Até esse momento, tudo bem, e não busquei reembolso pelo dia de locação pago. No final, a troca do componente durou 24 dias, muito além do prazo previsto, mas pelo menos estava com um carro reserva.

Quando finalmente recuperei meu carro, a correia começou a desfiar devido a um problema que acredito ter ocorrido em virtude da montagem, resolvido pela concessionária no mesmo dia, o que não me trouxe maiores transtornos além de perder um dia de serviço. Quinze dias depois, o motor começou a fazer um barulho estranho. Mais uma vez, precisei levar o carro à concessionária, que disse que ele precisaria ficar imobilizado para avaliação, obrigando-me a alugar outro carro. Me indicaram novamente a procurar o serviço Confiat, já que teria este direito, pois o meu veículo tinha menos de um ano de uso. Novamente me prometeram um retorno em 48 horas, mas falharam. Entrei em contato inúmeras vezes e fui tratado com descaso, com atendentes sugerindo inclusive que eu mesmo cobrasse a concessionária, pois estavam com pendência em relação ao laudo. Mesmo assim, falei com a concessionária que afirmou ter passado todas as informações, mas nada do veículo reserva, que só foi liberado 13 dias depois. Durante este período, tive que pagar R$ 2.400,00 com locação.

Depois de 40 dias sem o carro, entre idas e vindas, se passaram quase três meses, o que me daria direito inclusive à troca do veículo, porém nada disso foi me oferecido. Na última vez, mandei uma carta para a concessionária, cobrando um posicionamento e informando sobre o Código de Defesa do Consumidor, art. 18, 1, para conseguir os reparos necessários, onde consegui chegar a um acordo com a concessionária. Porém, o mesmo não ocorreu com a Confiat, que se nega a fazer o reembolso das despesas com locação que tive que arcar pela ineficiência do serviço. Liguei novamente inúmeras vezes, fecharam protocolos, abriram outro e, após formalizar uma reclamação com a atendete, me informaram que iriam analisar e me retornariam. Até a data desta reclamação dia 11 de junho de 2024. Não me retornaram. Exijo a restituição dos valores gastos com a locação do veículo, pelo período que não me forneceram o veículo reserva e uma retratação formal pela forma como fui tratado durante todo esse processo.

02/07/2024 às 11:16

Sr. Alexandro Menezes,

Após análise, constatamos que o atraso na liberação do seu veículo reserva se deve ao tempo necessário para concluir o diagnóstico realizado pela concessionária.

Dessa forma, compreendemos que os procedimentos padrão exigidos pela assistência foram prontamente cumpridos de maneira imediata, sem possibilidade de intervenção.

Se precisar de mais alguma informação, estou à disposição para ajudar.

Europ Assistance

Está com problemas com Europ Assistance?

Eletrodomésticos