KIT MULTIMÍDIA COM DEFEITO CRÔNICO

Venho por meio deste meio relatar um problema que eu e outros inúmeros consumidores da marca FIAT estamos passando e/ou já passaram, um caso que poderia ser considerado recall.

Eu possuo uma Toro Freedom ano/modelo 2019/2020, a mesma possui inúmeros itens de série e entre eles o kit multimídia, responsável por varias comodidades, como som, câmera de ré, sistema de navegação por GPS, sistema de auxilio no atendimento de chamadas telefônicas e outras inúmeras funcionalidades, todavia a mesma veio a apresentar falha no seu funcionamento, onde a tela fica com toda a CLARIDADE POSSÍVEL e não responde a nenhuma função, ou seja, tornando o seu uso impossível e a condução do veículo insuportável, perigosa, colocando o condutor e demais usuários da via em perigo, tornando se um produto com alto grau de periculosidade e promovendo insegurança pública.

Diante disso, entrei em contato com a central da FIAT onde foi gerado o número de protocolo *******, fui orientado a levar o veículo na concessionária mais próxima e deixá-lo, para que, fosse realizado um diagnóstico sobre tal problema. Diante disso, para a minha surpresa, a troca foi negada com a alegação que o motivo do defeito foi por negligência (falta de manutenção), agora deixo a minha pergunta, qual manutenção deveria ter sido realizada no kit multimídia? Ainda mais um veículo com 23.000 KM rodados.

Fui buscar informações sobre tal central multimídia e para minha surpresa a mesma apresenta um erro crônico, isto é, grandes parcelas dos veículos que a utilizam vieram a apresentar defeito.

Dos Casos análogos.

Vejamos alguns casos encontrados de reclamações, no primeiro temos no site do YouTube:

1 Reclamação do usurio BMTECHK, e vários relatos de outros usuários nos comentários, segue link da reclamação, e algumas reclamações,

Arthurmatheus Matheus
há 10 meses

A minha tmbm do nada parou de funcionar, travou e depois apagou tudo. Toro ta zera 15 mil km rodado

Jacques Silva
há 1 ano

Tenho uma Fiat toro frisou diesel , do nada a tela apagou é só voltou horas depois, alguém sabe o porque?

Enfim, nesta reclamação havia 21 relatos de usuários sobre defeito nas centrais multimídias de suas Fiat Toro e as mesmas tinham o mesmo ano modelo, isto é, tem se indicativo fortíssimo de trata se de uma serie/lote com defeito!

2 Reclamação do usuário FIQUEM SABENDO F-S, e vários relatos de outros usuários nos comentários, segue link da reclamação, e algumas comentários no vídeo relatando defeito análogos ao apresentado na central multimídia do requerente;

Link:

comentários:
Leandro Batista
há 1 ano

Tenho uma volcano 2020, a multimídia ja parou duas vezes e estou a mais de 30 dias no aguardo da chegada da peça. Curiosamente o carro já passou por varias analises e nada é constatado, mas ontem descobri o "gatilho" que faz o som parar. A buzina dela desde que saiu da css apresenta falha intermitente

andre caetano
há 1 ano (editado)

A minha está com o mesmo problema e fizeram o pedido de outra central, tomara que seja modelo 2021!! Nada a reclamar do atendimento da concessionária #BALI Brasília

Enfim, nesta reclamação havia 26 relatos de usuários sobre defeito nas centrais multimídias de suas Fiat Toro, tendo estás ano modelo igual ou bem próximo as do requerente, o que indica ser a mesma central.

3 Reclamação do usuário CRISTIANO JC, segue link da reclamação.

Link:

comentários:

4 Reclamação do usuário FeelingCar, segue link da reclamação, defeito que já ocorreu com a minha.

Temos que no site do https://*******, temos vários relatos de feito, vejamos:

1 caso:

Titulo da reclamação: Central multimídia com defeito Fiat toro 2020

2 caso:

Titulo da reclamação: Central Multimidia da Toro Ultra

3 caso:

Titulo da reclamação: Troca da multimídia

link:

Além dos supracitados casos, que visam apenas exemplificar não se tratar de um caso isolado, mas de um caso crônico, há nos mesmo canais inúmeros outros casos análogos, logo, o caso em tela vai muito além da garantia, trata de um vicio oculto.

Do Direito.

Temos que o presente caso o defeito é crônico, sendo ele recorrente aos equipamentos, não havendo uma data certa a se apresentar o defeito mas sendo uma questão de sorte não ser contemplado com esse defeito, a probabilidade foge ao caso fortuito ou a exceção, o normal seria o defeito ser a exceção, mas no presente não é, sendo a exceção a não contemplação com o defeito. Logo, em tal situação a garantia vai além do prazo contratual estabelecido pela montadora, temos o que a lei denomina de vicio oculto, melhor narrativa temos na jurisprudência tem temas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, vejamos:

Tema atualizado em 23/6/2020.

O prazo decadencial para o consumidor reclamar de vício oculto em produtos duráveis - aquele que não é perceptível à primeira vista - inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito, e não da data da aquisição do produto. Os bens de consumo possuem uma durabilidade prevista e qualquer inadequação ocorrida dentro da vida útil do produto ou da legitimidade esperada recebe a proteção da legislação consumerista. Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta que correm os prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, 3, do CDC).

Temos que a troca deveria ser automática e até mesmo solicitada pela parte REQUERIDA, temos um caso típico de RECALL, para tanto, o mesmo CDC supracitado trás em seu art. 10, 1, 2 e 3, os preceitos, requisitos e forma de agir diante de um caso em que se depara após a colocação de um produto este venha a apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade ao consumidor ou terceiros, vejamos:

Artigo 10 O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

1 - O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

2 - Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.

3 - Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito.

Salienta o Requerente que a Requerida fora informado dos fatos, dos casos análogos e do Direto a cerca do tema, e que mesmo assim, preferiu de a conduta de eximir se da responsabilidade, negligenciado o seu dever de zelo perante a periculosidade de seu produto!

Do Pedido.

Diante dos fatos narrados, REQUER junto a Fiat do Brasil que seja autorizado a troca da central multimídia de meu veículo Fiat Toro Freedom, ano/modelo 2019/2020, de preferencia por outro modelo que não apresente o mesmo erro crônico, ou que seja autorizado através de sua rede de concessionarias o conserto da central multimídia existente de forma gratuita tendo em vista trata se de um produto que vem apresentado defeito desde a aquisição do veículo e há outros inúmeros casos análogos, o que pode inclusive indicar a presente montadora de veículo a necessidade de um processo de Recall.

Marcas mencionadas

24/06/2024 às 12:45

Olá Edmilson, tudo bem?

Protocolo de Atendimento: 13554768

Conforme contato telefônico realizado em 21/06/2024, a concessionária SINAL-JOAO DIAS foi acionada para que pudéssemos entender e nos posicionar diante do ocorrido.

Constantemente e regularmente, a FIAT realiza análises técnicas criteriosas e testes de ensaios dinâmicos de rotina, visando garantir a qualidade dos produtos e identificar possíveis falhas. Caso seja identificada a necessidade de recall, a marca dispara comunicados em diversas mídias, além de disponibilizar em seu próprio site a consulta ao chassi para verificação do envolvimento do mesmo, com o intuito de efetuar gratuitamente a análise e, se necessário, realizar a substituição da peça em questão. No entanto, não foi identificada nenhuma pendência ao que se refere a qualquer tipo de recall para o veículo reclamado.

Estando seu veículo fora do período contratual de garantia, que se iniciou em 04/11/2019 e findou-se em 04/11/2022, ficamos impossibilitados de dar continuidade ao seu atendimento em pleito de garantia/sem custos.

Além disso, de acordo com seu Manual de Uso e Manutenção, é de responsabilidade do proprietário a execução de todas as intervenções, revisões e serviços de Manutenção Programada, que devem ser efetuados, obrigatoriamente, na Rede Autorizada e dentro dos prazos/quilometragens estabelecidos (o que vier primeiro) para assegurar a cobertura da garantia.

O plano de Manutenções Programadas é estabelecido pela Montadora de maneira a garantir ao veículo uma longa duração em condições ideais. Ao deixar de realizá-lo, coloca-se em risco a vida útil até mesmo das peças que, por determinação deste, não são verificadas em todas as quilometragens. Dessa forma, mesmo ultrapassado o prazo, orientamos o cumprimento da revisão, a fim de garantir seu bom funcionamento. Verificamos que não houve a realização do Plano conforme estabelecido, portanto, acarretando na perda da Garantia Contratual e inviabilizando o atendimento sem custos.

Todas as informações sobre a garantia do veículo estão previstas no Manual de Garantia, que é fornecido junto ao Kit de Bordo e demais manuais.
Permanecemos à disposição, sempre que necessário, em todos os canais de atendimento para demais dúvidas/solicitações.

Monica
Central de Serviços ao Cliente FIAT
Telefone: 0800 707 1000 ||| WhatsApp: (31) 2123-6000

Está com problemas com Fiat?

Montadora de Veículos