vicio oculto não informado no manual do veiculo e nem no ato da compra

Fiat
Bauru - SP
12/04/2024 às 17:54

sou o proprietário de uma dobló elx , ano 2009 , a qual atingiu os 400.000km de rodagem , ao atingir esta marca , o odômetro simplesmente apagou e ficou com 4 riscos ! , em breve pesquisa , descobri que vários carros da linha FIAT tem o mesmo vicio , o qual não é informado no ato da venda e muito menos no manual do proprietário do veiculo , caracterizando assim vicio oculto ! , onde o consumidor é amparado pelo artigo 26 do cdc , o qual estipula que no caso de vicios ocultos , independente de garatia legal , a garantia se inicia no ato da detecção do problema ! , no meu caso , precisei rodar 400.000km com o veículo para saber que o mesmo bloqueia o odômetro nesta kilometragem ! , enquanto as outras marcas tem como finalizadores o total preenchimento do odômetro por numeros 9 ! , fato que leva o mesmo a zerar o contador e mannter apenas como referencia real , a kilometragem salva na memoria da ECU ! , é um descaso com os consumidores que compram o produto desta marca , omitir esta informação , tanto no manual , quanto no ato da venda , mesmo por que o consumidor está acostumado com o padrão seguido pelas demais montadoras , onde o odômetro não trava !
o correto , e de cunho honesto da montadora , seria o recall desses veiculos , para sanar o problema , o qual foi gerado pelo proprio fabricante ! , independente de garantia , já que a prática de recalls , é de obrigação LEGAL do fabricante , quando se constata um erro do mesmo !

18/04/2024 às 16:24

Olá Paulo,tudo bem?

Protocolo de Atendimento: 13308945

Conforme contato telefônico realizado em 17/04/2024,nossas areas internas foram acionadas para que pudéssemos entender e nos posicionar diante do ocorrido.

Estando seu veículo fora do período contratual de garantia, que se iniciou em 31/08/2009 e findou-se em 31/08/2012, torna-se necessário aprovação do orçamento de diagnose na Concessionária escolhida, para termos conhecimento da origem do inconveniente e providenciar as intervenções, caso necessárias. Esta é uma prática comercial adotada pelas Concessionárias, para evitar que se utilizem de seus serviços e mão de obra especializada para identificar os inconvenientes e retirem o veículo para realizar o reparo em oficinas terceirizadas.

Portanto, ficamos impossibilitados de intervir na tratativa, por vedação legal da Lei nº 6.729 de 28 de novembro de 1979 (conhecida como Lei Ferrari), que garante a liberdade comercial às Concessionárias. É importante expor que, embora Autorizadas, as Concessionárias são lojas independentes e os atendimentos devem ocorrer sem a interferência de nossa Marca.

Permanecemos à disposição, sempre que necessário, em todos os canais de atendimento para demais dúvidas/solicitações.

Monica
Central de Serviços ao Cliente FIAT
Telefone: 0800 707 1000 ||| WhatsApp: (31) 2123-6000

18/04/2024 às 16:51

vou ser bem direto , não estou nem ai para a PRATICA ADOTADA PELA EMPRESA , eu trabalho dentro da lei ! , e a lei fala que em caso de VICIO OCULTO , a garantia volta independente de ter terminado no prazo ou não ! , a contar da data de identificação do problema ! , no meu caso , precisei andar 400.000km para descobrir que comprei um carro que tem a vida útil curta ! , realmente não vale a pena comprar veiculos FIAT ! , mas o caso já foi passado para meu advogado e está sendo avaliado junto ao detran tambem , eu não sou obrigado a PAGAR para uma concessionária para ter uma avaliação de uma cagada da fiat ! , por tanto , dispenso as conversas infrutiferas da fiat , pois daqui para frente , vou tratar tudo judicialmente nos meios legais , mesmo que isso obrigue a fiat a programar um recall em toda frota que apresenta esse problema ! , lembrando tambem que diante do mal atendimento ao caso , a má vontade somada a falta de responsabilidade da empresa em limitar o odometro a 400.000 km , enquanto todas as outras marcas limitam em 999.999 km , passo a não recomendar mais a compra de veiculos fabricados pela FIAT , pois a empresa deixou bem claro que a vida útil do veiculo é baixa em relação as demais montadoras , e isso leva o custo/beneficio a não ser atraente , mesmo por que os preços dos veiculos da fiat já deixaram de ser atraentes a muito tempo !

Está com problemas com Fiat?